Whatsapp

Quarentena; A Educação a Distância

Atualidades

Breve aula de educação em meio à pandemia.

Educação: A crise

''Sem você, professora, eu não consigo aprender bem. A mãe não é igual a você. Você tem as ʽmaniasʼ de ʽprôʼ. A minha mãe não tem. Ela trabalha num restaurante. Ela só tem a ʽmaniaʼ de fazer comida.'' É o que diz o depoimento de João Vitor de 6 anos em um áudio em uma rede social, no qual, desabafa para a professora sobre as dificuldades que está enfrentando em seu aprendizado longe da classe escolar. A situação de João Vitor é apenas mais uma dentre tantos outros estudantes que enfrentam as mais diversas dificuldades nesse novo sistema de educação.

Segundo pesquisas do IBGE, cerca de 47 milhões de brasileiros ainda não tem acesso a internet, isto é, 1 em cada 4 brasileiros não tem acesso a ferramenta, por tanto, milhares de alunos não tem acesso aos conteudos disponibilizados pelas escolas. Entretanto, não são apenas os alunos que estão sendo prejudicados com esse novo sistema. Em geral, as escolas públicas no Brasil, não possuem grandes estruturas tecnológicas, e grande parte dos professores não estão habituados a lidar com esse tipo de tecnologia, tendo então grandes dificuldades no ensino e auxílio aos alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A soma desses e de mais alguns fatores não citados, acabará acarretando em uma série de problemas e atrasos na educação do país. O que nos aguardará no futuro? Quando essa situação vai acabar? Quando os nossos líderes e ministros tomarão uma atitude para reverter a situação e achar uma solução realmente funcional para a sociedade? Infelizmente, essas perguntas ainda não tem solução.


Publicado por: Maria Fernanda

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.