Topo
pesquisar

Quando serão "verdes" de Verdade?

Atualidades

Quando os carros eletricos serão ecologicamente viáveis.

Naturalmente, muitos de nós estamos comemorando a chegada do carro elétrico, por representar menos poluiçāo e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida para as futuras gerações. Mas quando, de fato, teremos carros "verdes" de verdade, ou seja, concebidos, utilizados e reciclados com padrões que não agridam tanto o meio ambiente?

Para ser franco, estamos bem distantes desta possibilidade, pois os desafios são muitos. O primeiro e mais importante a considerar é o fato de vivermos em uma sociedade capitalista: o lucro é a meta real do sistema. Temos ainda a limitação de recursos tecnológicos e financeiros, para apoiar as mudanças necessárias do consumo de insumos derivados do petróleo para outros menos agressivos.

Para que um veículo elétrico alcance patamares "verde" de verdade, teríamos que encontrar, por exemplo, respostas para algumas questōes, como as abaixo reveladas:

1 - Que tipo de material "verde" usaremos na fabricaçāo dos carros?

2. Adotaremos processos "limpos" ao retirá-lo da natureza?

3 - E o processo de fabricação? Atenderá aos padrōes "verdes"?

4 - Estimativas dão conta que, na melhor das hipóteses, 90% dos carros elétricos serão reciclados? O que fazer com os 10% restantes?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5 - A metodologia de reciclagem será totalmente "limpa"?

6 - Como financiar a transformação deste modelo social voltado para o consumismo e degradação do meio ambiente para outro que preserve mais o nosso planeta?

Essa são apenas algumas questōes, dentre tantas outras, que merecem nossa reflexão. Somente para dar um exemplo de como tudo isso é muito desafiador, basta constatar que apenas um item do veículo elétrico, a bateria, que mais recebe investimento atualmente para o seu desenvolvimento, é a base de Lithium e possui 6,831 partes separadas de lithium-ion e boa parte deles não podem ser reciclados com a atual tecnologia disponível.

Porém, o desafio maior será criar consciência ecológica na população do planeta para que seja menos egoísta e trabalhe mais efetivamente para deixar uma herança melhor aos filhos e netos.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil Escritor, consultor, conferencista e professor
Site: www.carroeletriconews.blogspot..com
Site: www.icbr.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola