Projeto incentiva a leitura na cidade de São Paulo
O projeto, 'De mão em mão', visa estimular a leitura entre os paulistanos.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A notícia é mais que bem-vinda. Está na mídia. Teve início, nesta segunda-feira (28/5), o projeto, 'De mão em mão', que visa estimular a leitura entre os paulistanos. Os parceiros dessa iniciativa são: Prefeitura de São Paulo, Editora Unesp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A iniciativa é muito boa, afinal, coloca, gratuitamente, ao alcance do cidadão comum autores clássicos de nossa literatura. Enfim, vivemos num país em que a maioria não lê e nem tem acesso à educação de qualidade.
Fomentar a leitura, de clássicos brasileiros, é um dos objetivos do projeto, bem como, incentivar que, ao término, da leitura do livro, o leitor passe adiante a obra. Depois, o livro pode ser devolvido num dos terminais de ônibus participantes do projeto.
Estão disponíveis, com edição inicial de 20 mil exemplares, gratuitamente os títulos: Contos paulistanos, de Antônio Alcântara Machado e A nova Califórnia e outros contos, de Lima Barreto. Cada leitor pode retirar, em dos quatro terminais de ônibus, um exemplar gratuitamente. Não é preciso apresentar documento de identificação.
Disponibilidade na internet
Vale lembrar que o projeto, 'De mão em mão', nasceu a partir do projeto 'Libro al viento', que foi desenvolvido na Colômbia. Em 2007, Bogotá, a capital colombiana, foi declarada Capital Mundial do livro com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Outra novidade, segundo os organizadores, é que as obras podem ser baixadas (da internet) sem custo.
Os livros podem ser retirados, de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h, nos terminais de ônibus integrantes do projeto. São eles: Terminal Mercado, Terminal Santo Amaro, Terminal Pirituba e Terminal A. E. Carvalho. (Ricardo Santos é prof. de História e jornalista)
Publicado por: RICARDO SANTOS
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.