Topo
pesquisar

Professor Profissão em extinção

Atualidades

Confira aqui uma reflexão sobre a falta de professores nas instituições públicas.

As emissoras de televisão exibem quase sempre reportagens sobre a educação Brasileira e a falta de professores nas instituições públicas, a questão salarial que apesar de ser lei não é cumprida pelos estados e municípios como deveriam, tudo isso sem falar na falta de condições físicas das escolas públicas. Vários outros questionamentos são abordados, mas a evasão de professores das salas de aula é o assunto mais marcante hoje. 

A realidade é uma só e esta bem na frente de todos, a educação brasileira junto com a saúde são os melhores assuntos a serem abordados em períodos eleitorais, a quantidade de soluções, investimentos e melhorias prometidas por todos os candidatos, é de dar inveja a melhor educação europeia que possa existir hoje, no entanto o pós vitória nas urnas muda completamente as ações dos ex-candidatos, ficando na última posição no ranking das prioridades dos investimentos a educação e a saúde. Hipocrisias são ditas de todos os lados, desde os maiores escalões do poder, até as mais humildes prefeituras dos interiores do país. Muito se fala que os problemas são os recursos, recursos não faltam nem jamais faltou, o que na realidade falta é que as leis sejam cumpridas, e que os desvios das verbas destinadas à educação para outros setores, sejam desmascaradas através de intervenções federais, com o apoio dos poderes judiciários, dentro das mais longínquas prefeituras e ou governos estaduais. Por que será que a maioria dos políticos brasileiros são contrários a federalização dos salários dos professores? Por que será que existem tantos políticos impedindo que por direito, os salários dos professores possam vir do governo federal direto pro bolso dos professores? Por que essa verba tem que ir primeiro para os cofres das prefeituras e dos governos estaduais, antes de chegar ao bolso do sofrido professor Brasileiro?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Talvez quando as autoridades publicas responsáveis pelo assunto, conseguirem responder essas perguntas sem hipocrisias, com certeza estará chegando à melhoria real que a educação pública Brasileira tanto almeja. O motivo da defasagem de professores em sala de aula não é nem um mistério, basta ver a falta de condições dignas de trabalho que a grande maioria tem que enfrentar todos os dias. Tudo isso adicionado à falta de respeito de determinados alunos, sem falar nas variadas pressões que todos os professores são submetidos no sentido de não reprovar ou reprovar o mínimo possível de alunos, para não serem responsáveis pela queda do volume de verbas que o governo federal envia para as entidades que mantêm as instituições. Essa é a verdadeira realidade que deve ser analisada por todos os nossos políticos, tanto os municipais, estaduais e federais no sentido de contribuírem de forma verdadeira para uma educação de qualidade, que é o que o povo Brasileiro merece.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola