Os benefícios da aprendizagem multimodal
Breve discussão sobre os benefícios da aprendizagem multimodal.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Nos últimos anos, a educação mundial passou por transformações profundas, e uma das mudanças mais significativas foi a adoção do modelo de aprendizagem multimodal. Este conceito, também chamado de híbrido, que combina experiências de ensino que faz uso de recursos físicos e digitais, tem mostrado um avanço notável no campo educacional, possibilitando experiências mais personalizadas e mensuráveis, e engajando estudantes, educadores e gestores de educação. Mas o que é exatamente a aprendizagem multimodal, quais são seus benefícios, desafios e o que podemos esperar para o futuro desse modelo no Brasil?
Embora discutida há mais de uma década, este modelo de ensino ganhou destaque durante a pandemia de Covid-19. A urgência em suspender as aulas presenciais em escolas de todo o mundo impulsionou uma rápida adaptação às tecnologias digitais. Superada a crise, tornou-se evidente que o meio não era apenas uma solução temporária, mas uma evolução essencial e promissora do sistema educacional tradicional. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa demonstrou que a combinação entre o ensino multimodal e o consequente aumento de engajamento dos alunos que concluíram o Ensino Médio em 2021 reduziu o impacto das perdas de aprendizagem causadas pela pandemia em cerca de 35% a 40%. Esses dados evidenciam a eficácia deste modelo no combate aos desafios educacionais evidenciados pela crise sanitária.
Entre os inúmeros benefícios dessa modalidade, destaca-se a personalização e flexibilidade que ela proporciona. Com a aprendizagem multimodal, é possível mensurar o desenvolvimento do aluno de forma mais precisa e adaptar o ensino às suas necessidades específicas, tornando presente a aplicação da aprendizagem baseada em evidências. Por exemplo, o desempenho de um jovem em um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser utilizado para adaptar sua jornada de aprendizado, potencializando seus pontos fortes e trabalhando nas áreas que precisam de melhoria, visando alcançar um melhor desempenho do momento do exame de fato.
Na educação infantil, as crianças, cada vez mais conectadas, utilizam ferramentas tecnológicas para enriquecer o ensino de maneira intencional, transformando momentos fora da sala de aula em oportunidades de aprendizado de qualidade junto à família. É importante destacar que, no mundo atual, as crianças já nascem em meio à tecnologia, e o uso de plataformas digitais como complemento ao ensino presencial é planejado para maximizar os resultados educacionais, direcionando um tempo intencional e saudável de tela para momentos que combinam diversão e aprendizado efetivo.
Apesar dos muitos benefícios, a implementação do ensino multimodal enfrenta desafios significativos no Brasil. Muitas escolas, especialmente em áreas menos favorecidas, carecem de infraestrutura adequada, como acesso à internet de qualidade e dispositivos digitais adequados. Além disso, uma parte considerável da população ainda não domina as habilidades básicas de informática, dificultando a efetividade de aulas remotas.
Recentemente, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a adoção da aprendizagem híbrida na educação básica, especialmente nos anos finais do ensino fundamental ou em emergências. Este projeto visa regulamentar o uso da tecnologia de forma complementar às aulas presenciais, assegurando a continuidade curricular e a interação entre professores e alunos. Além disso, enfatiza a necessidade de capacitação continuada dos profissionais da educação e a elaboração de políticas para promover a infraestrutura necessária. Esta regulamentação é um passo crucial para consolidar a aprendizagem multimodal como uma prática sustentável e eficaz no Brasil.
Portanto, a aprendizagem multimodal não é apenas uma tendência passageira; é uma revolução educacional que combina o melhor do ensino presencial e remoto. Com a regulamentação adequada e investimentos em infraestrutura e capacitação, o Brasil pode aproveitar ao máximo essa metodologia, proporcionando uma educação inclusiva, personalizada, com mais engajamento e eficaz aos estudantes.
Referência
Fernanda Getschko, diretora de produtos digitais do COC, plataforma de educação que impulsiona o ensino contemporâneo e inovador há mais de 60 anos, presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Publicado por: Mayara Vieira da Silva
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