Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

O tempo está acelerado?

Aceleração, medição do nosso tempo, sensação que o tempo está voando, aumento das nossas atividades, e a importância de desacelerar.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Desde os primórdios até os dias atuais o tempo sempre foi uma grande incógnita pra humanidade que vem debatendo a sua existência e principalmente a sua aceleração. Parece que foi ontem o natal, as últimas férias de verão, o carnaval e quando você vai ver o ano já acabou o natal chegou e tudo começará outra vez.

Será que o tempo está acelerando?

Será que precisamos rever a medição do nosso tempo? Os povos antigos do Período Paleolítico tinham o hábito de medir o tempo de acordo com eventos naturais repetitivos, como o movimento da Lua em relação à Terra e do nosso planeta em relação ao Sol (embora aqueles povos acreditavam que a Terra era o centro do Universo e que tudo girava ao nosso redor). Todo o planejamento agrícola da época era baseado nos eventos astronômicos que trazia mais segurança e sucesso para aqueles homens do campo.

Mas desde a criação dos primeiros relógios de água a 1300 a.c até os modernos relógios atômicos criados no século XX a passagem do tempo sempre foi uma incógnita para o ser humano, para muitos o tempo simplesmente não existe, para outros é apenas uma sensação psíquica.

Para Albert Einstein o tempo passa mais devagar para objetos que se deslocam em altas velocidades, ou seja o tempo se dilata como ele mesmo propôs no paradoxo dos gêmeos.

Seja pela teoria da relatividade ou por experiência pessoal o fato é que a sensação que o tempo está voando é real e provavelmente é causada pelo aumento das nossas atividades do dia a dia, trabalho, estudo, casa, família, hora extra....

A sociedade valorizou e incentivou, durante muito tempo, vivermos a mil por hora, cercados de mil e uma tarefas, e que dar um momento de pausa diária para uma meditação possa parecer coisa de desocupado. Esse comportamento é demonstrado no filme Tempos Modernos onde Charles Chaplin vive um personagem da linha de produção de uma indústria em uma rotina pra lá de estressante.

Essa aceleração no nosso dia a dia dá a sensação de que o tempo está acelerado e que o mundo está a mil por hora gerando muitos problemas como o estresse. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial, prejudicando nossa saúde e produtividade.

Assim muitas empresas, governo e profissionais de saúde estão percebendo a importância de desacelerar o tempo dentro de nós mesmos e assim trazer uma melhor qualidade de vida. Ioga, meditação entre outras práticas conforme o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União.

Assim dá ‘tempo’ de você parar, desacelerar e refletir antes que o papai noel chegue outra vez.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clepsidra

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/teorias-da-relatividade.htm

http://www.tribunapr.com.br/arquivo/vida-saude/segundo-oms-90-da-populacao-mundial-sofre-com-estresse/

http://www.brasil.gov.br/saude/2017/01/sus-passa-a-oferecer-terapias-alternativas-para-a-populacao


Publicado por: Leonardo Tascone

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.