Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

O SOCIALISMO NO BRASIL

Breve resumo sobre o socialismo no Brasil.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

INTRODUÇÃO

O Socialismo é uma teoria antiga de cunho político, econômico, social e cultural, que objetiva uma sociedade mais justa e igualitária e que tentado se estabelecer também em nosso país

DESENVOLVIMENTO

1. Estava presente em Platão, expresso no seu livro "A Republica", que propunha o fim da propriedade privada e da família para que existisse uma sociedade ideal.

2. Por influência da experiência cristã apostólica de “ter tudo em comum, sem nenhum necessitado", ganhou espaço nas comunidades religiosas dos valdenses e dos anabatistas na Idade Média. Pierre Valdo e Thomaz Munzer foram seus fundadores.

3. Com as consequências da Revolução Industrial que acentuou a divisão de classes entre burgueses e operários, o ideal socialista foi desenvolvido através de Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen.

4.Posteriormente, Friedrich Engels e Karl Marx continuaram com o desenvolvimento dos ideais socialistas, criando o socialismo científico, também chamado de comunismo, que propôs seu estabelecimento através da luta pela revolução amada.

5. Nos últimos tempos é cada vez mais uma reação ao sistema Capitalista, propondo sua eliminação total para que as classes sociais deixem de existir e haja uma sociedade igualitária.

6. Não se pode afirmar que os países que o adotaram sejam realmente socialistas, pois não seguem totalmente os ideais propostos pelos teóricos.

7. As experiências antigas em comunidades e principalmente as atuais nos países comunistas mostram efeitos colaterais danosos, como acentuado poder centralizado, perda de direitos individuais e familiares, fim da liberdade de expressão, inibição da religião, repressão radical aos contestadores, com prisões e mortes.

CONCLUSÃO

Depois das tentativas frustradas por meio de João Goulart e da Teologia da Libertação, mais uma vez é objeto de implementação no Brasil. Através da atuação de partidos políticos, da influência de jornalistas, do prestígio de vários intelectuais e artistas, assim como de militantes no judiciário, todos da esquerda, o socialismo quer chegar ao poder por ocasião próximas eleições.

Seus principais atores acreditam que uma vez instalado no Brasil, seus efeitos colaterais não serão tão danosos quanto nos outros países. Acredite quem quiser.

BIBLIOGRAFIA

DURKHEIM, Émile. O Socialismo. São Paulo: Edipro, 2016.

BEER, Max. História do socialismo e das lutas sociais. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

HAYEK, Friedrich A. Os Erros Fatais do Socialismo. Barueri: Faro Editorial, 2017.

HOFMANN, Werner. A História do Pensamento do Movimento Social dos Séculos 19 e 20. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

WIKIPÉDIA. Socialismo Cristão.


Publicado por: Edson Raposo Belchior Belchior

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.