Topo
pesquisar

O facebook como ferramenta para influenciar comportamentos dentro da sociedade brasileira

Atualidades

Clique e entenda acerca do facebook como ferramenta para influenciar comportamentos dentro da sociedade brasileira.

RESUMO

No mundo contemporâneo, as mídias digitais fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, mas nos últimos anos o facebook vem destacando-se das demais redes sociais e ocupando um espaço cada vez mais importante na sociedade brasileira.  Ao longo deste artigo vamos destacar quais as suas características dessa rede digital e como ela esta influenciando comportamentos dentro da sociedade brasileira.

PALAVRAS CHAVE:

Facebook, influência, comportamento.

INTRODUÇÃO:

O facebook foi criado por Marck Zuckerberg em 2004, e desde então devido a grande repercussão entre as pessoas que utilizaram a plataforma inicialmente veio sendo aperfeiçoado por seu criador.

No Brasil, o facebook passa a chamar a atenção em 2008 e vem se firmando como a principal rede social do país, substituindo inclusive outra rede também bastante popular na época entre os brasileiros.

Desde então ele está infiltrado no dia a dias das pessoas, trazendo consigo uma gama de informações ou post’s e um mundo de possibilidades.

O FACEBOOK E SUAS FACILIDADES

Por ser uma plataforma de grande alcance - estimasse que já possua cerca de 1,23 bilhão de usuários mundiais, sendo 61,2 milhões brasileiros – torna-se uma ferramenta publicitária valiosa. Não são poucas as empresas que perceberam isso e vem adotando um controle de qualidade baseado em post’s do facebook, grandes marcas, inclusive, já trazem em suas embalagens o facebook da empresa.

O bate-papo em tempo real, que inclui recursos de vídeo, também o torna uma opção interessante para pessoas que desejam manter contato constante com amigos e familiares localizados em outras regiões do país.

Pode-se ainda criar paginas para expressar interesses pessoais, dividir pensamentos, trocar experiências com pessoas que compartilham das mesmas ideias e inclusive efetivar compras e vendas sem sair de casa.

INFLUENCIANDO COMPORTAMENTOS

Recentemente foram registrados no Brasil inúmeros protestos contra as mazelas sociais, a população, jovens em sua maioria, foi às ruas clamar por seus direitos e exigir uma atitude do governo; mas o que chamou muita atenção nesses acontecimentos foi o fato de que a grande maioria dos protestos foram programados e articulados pelas redes sociais, mas especificamente pelo facebook. Foram milhares de brasileiros sedentos de justiça social e separados pela geografia – protestos ocorreram em vários entes federativos – que se uniram e foram as ruas protestar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pouco tempo depois grupos de adolescentes da periferia, sentindo-se excluídos pela sociedade, resolveram utilizar o facebook para arquitetar “os rolezinhos” (encontros marcados por jovens através da rede que atraíram centenas de adolescentes ao shopping) também como forma de protesto. Os primeiros ocorreram em São Paulo e em poucos dias, tornaram-se assunto nacional e foram organizados em diversos estados do país, também através do facebook.

O próprio governo e a polícia tem adotado o facebook como ferramenta importante de pronunciamento e investigação. A presidente Dilma Roussef utiliza a ferramenta para se manifestar sobre assuntos de repercussão nacional, como a morte do presidenciável Eduardo Campos – Dilma lamenta no facebook e declara “Brasil está em luto”. A polícia utilizou o perfil de Marcelo Pesseghini nessa rede social para traçar o perfil do jovem, que é suspeito de assassinar os pais, a avó e cometer suicídio.

CONCLUSÃO

Fica claro que o facebook exerce uma forte influencia na sociedade brasileira, resta-nos administrar essa ferramenta de forma benéfica para o país. Podemos alcançar um grande numero de observadores com post’s nessa rede social então vamos utilizar isso ao nosso favor! Utilize essa plataforma para motivar comportamentos positivos como de solidariedade, compaixão, mobilização social democrática e organizada. Podemos usufruir das facilidades da rede e ainda torna-la uma forma de buscar melhorias para sociedade.

Fontes:

http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/revista/volumes_anteriores/volume1numero5/ARTIGOS/volume
1numero5artigo4.pdf

http://tecnologia.uol.com.br/noticias/afp/2014/02/03/facebook-em-numeros.htm

http://noticias.r7.com/cidades/fotos/com-denuncia-de-crimes-facebook-vira-ferramenta-de-investigacao-da-policia-30082013#!/foto/1

(http://exame.abril.com.br/


Publicado por: PAULA HOLZ

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola