Topo
pesquisar

Mobilidade Urbana ou Justificativa Para Aumento de Tarifa?

Atualidades

Clique e saiba o que é e do que se trata a mobilidade urbana de Campina Grande.

Semana Passada foi veiculada em toda imprensa Campinense, uma espécie de mudança ligada diretamente à mobilidade urbana de Campina Grande, trata-se de um novo modelo de prestação de serviços dos transportes coletivos, copiando o mesmo formato utilizado nos grandes centros como na capital Federal Brasília.

Esse modelo permite que empresas do ramo unam-se, e através de licitação detenham o monopólio de exploração desse serviço em determinada área ou setor da cidade. Com isso o governo municipal, pretende alcançar melhorias na qualidade dos serviços prestados pelo grupo vencedor dessa licitação, por um determinado período, no qual tal grupo será o detentor desse direito.

Infelizmente como nos outros centros urbanos que adotaram esse tipo de modelo, nenhum tipo de benefício foi adquirido para os usuários, e como não poderia ser diferente, o mesmo vai acontecer em Campina Grande e qualquer outro município que adote a mesma prática, simplesmente porque não haverá cobrança dos resultados da melhoria de qualidade dos serviços prestados aos usuários por parte do poder público municipal, no entanto ao que parece, essa é apenas mais uma justificativa aos altos preços cobrados pelas tarifas, e os exorbitantes e sucessivos aumentos.

Enquanto centros urbanos por todo País fazem investimentos e projetos voltados para outros meios e formas de facilitação da mobilidade urbana, como o VLT e ou BRT, por exemplo, campina grande fica fora de qualquer tipo de beneficio dessa natureza, pois o nosso atual gestor prefere trocar acusações com o seu antecessor, sobre um projeto inexistente de mobilidade urbana referente ao VLT. Campina Grande necessita sim de uma fiscalização séria nesse novo modelo de concessão do transporte público, mas só isso não será o suficiente para absorver a necessidade crescente de uma melhor mobilidade Urbana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dois Parlamentares Paraibanos, bastante conhecidos promoveram um encontro com o ministro da integração nacional há duas semanas, tendo como assunto principal a liberação de verbas para um possível projeto de implantação do VLT em campina grande. Parabéns pela iniciativa, mas ao mesmo tempo fico com o chamado “pé atrás”, pelo fato de um assunto de tão grande importância para campina grande, ser pouco divulgado pela imprensa local, e só voltar a ser assunto comentado novamente depois que problemas envolvendo a má qualidade do transporte municipal vêm à tona.

Espero que esse assunto não seja mais um dentre tantos outros, que são utilizados como golpe de campanha política, com o simples intuito de maquiar a incompetência dos gestores municipais e iludir a opinião pública. Infelizmente nesse estado quando o assunto é melhoria da mobilidade urbana envolvendo o VLT, parece que algo forte conspira de forma negativa que chega a cair no esquecimento. Exemplo bem recente foi de uma parlamentar do brejo Paraibano, que de forma heroica tentou através de contato com a CBTU, localizada na capital João Pessoa, viabilizar esse tipo de transporte para o nosso querido Brejo, ligando essa região a Capital, mas ao que parece também caiu no obscuro mundo sombrio do esquecimento.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola