Meio Ambiente: Um mal de todos nós
Meio Ambiente: Um mal de todos nós, processo de poluição é um mal necessário para a produção de bens e serviços, sem os quais, a vida deixa de existir, os ambientalistas, mesmo sendo totalmente extremistas, os ambientalistas têm conseguido passar uma preoO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Uma das mais latentes vertentes buscadas pelos pensadores tem sido o meio ambiente. Um tema muito atual e de fácil vocação empírica. Todos os cidadãos têm uma opinião sobre certos assuntos, e o meio ambiente é um deles.
Existe a opinião do cobrador do transporte coletivo, que esta sempre certa, dizendo que a culpa pelo superaquecimento global e outras mazelas que afligem o Séc. XXI é do Estado que não tomou a dianteira na conscientização da população sobre o uso desordenado e totalmente descontrolado dos recursos naturais existentes. Existe a grande polemica levantada pelos taxistas que afirmam que a fumaça lançada pelos escapamentos dos caminhões (somente dos caminhões) é a grande responsável pelo efeito estufa que o mundo enfrenta. Tem também o chefe de repartição pública que afirma, categoricamente, que a culpa é da burocracia que o governo criou para aprovação de projetos e dos furos na legislação que permitem abusos de algumas partes e subjuga outras menos favorecidas.
Do lado dos intelectuais, existe o Sociólogo afirmando que este é um processo que a sociedade deve passar para que, pressupondo a mutabilidade do homem, a raça humana evolua e consiga atingir um grau mais elevado de sociabilização e interação. Existe o Gerente de Produção que diz que tudo é culpa do desperdício feito tanto por empresas quanto pelas pessoas comuns nas tarefas do dia-a-dia. Não podemos esquecer do Economista que diz que este processo de poluição é um mal necessário para a produção de bens e serviços, sem os quais, a vida deixa de existir.
Por outra vertente, sendo totalmente extremistas e apocalipticos, vêm os Ambientalistas e ONG´s de proteção do meio ambiente, dizendo que o mundo esta próximo do apocalipse e caso não seja feita uma mudança radical, a natureza não suportará mais meia hora de vida. Existem pessoas que chegam a afirmar que a Terra já está em coma e o perigo de morte é iminente.
O interessante é que os ambientalistas, mesmo sendo totalmente extremistas, têm conseguido passar uma preocupação nunca dantes vista nas pessoas comuns. Agora não são apenas os ambientalistas que estão “suando a camisa” pra defender o meio ambiente. Existem grupos de discussão entre todas as pessoas acima descritas. E, em uma visão bastante utópica, pode-se cogitar que se sentem, lado a lado, economistas, advogados, ambientalistas, contadores, administradores, pedagogos e demais intelectuais para chegar a um denominador comum: a implantação do Desenvolvimento Sustentável.
Na Economia e creio que em todas as ciências sociais, a maior dificuldade existente para a resolução de um problema é saber: o que estou procurando saber? Quero acreditar que esta resposta já temos desde o inicio das discussões. Cabe agora, posto que já compreendemos a questão, formular a resposta correta. A esperança que estas respostas tenham embasamento cientifico nos torna mais forte para esperar o desfecho desta historia, não cabendo respostas apenas empíricas ou filosóficas.
Publicado por: Edilson Aguiais
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.