Topo
pesquisar

Meio Ambiente: Um mal de todos nós

Atualidades

Meio Ambiente: Um mal de todos nós, processo de poluição é um mal necessário para a produção de bens e serviços, sem os quais, a vida deixa de existir, os ambientalistas, mesmo sendo totalmente extremistas, os ambientalistas têm conseguido passar uma preo

Uma das mais latentes vertentes buscadas pelos pensadores tem sido o meio ambiente. Um tema muito atual e de fácil vocação empírica. Todos os cidadãos têm uma opinião sobre certos assuntos, e o meio ambiente é um deles.

Existe a opinião do cobrador do transporte coletivo, que esta sempre certa, dizendo que a culpa pelo superaquecimento global e outras mazelas que afligem o Séc. XXI é do Estado que não tomou a dianteira na conscientização da população sobre o uso desordenado e totalmente descontrolado dos recursos naturais existentes. Existe a grande polemica levantada pelos taxistas que afirmam que a fumaça lançada pelos escapamentos dos caminhões (somente dos caminhões) é a grande responsável pelo efeito estufa que o mundo enfrenta. Tem também o chefe de repartição pública que afirma, categoricamente, que a culpa é da burocracia que o governo criou para aprovação de projetos e dos furos na legislação que permitem abusos de algumas partes e subjuga outras menos favorecidas.

Do lado dos intelectuais, existe o Sociólogo afirmando que este é um processo que a sociedade deve passar para que, pressupondo a mutabilidade do homem, a raça humana evolua e consiga atingir um grau mais elevado de sociabilização e interação. Existe o Gerente de Produção que diz que tudo é culpa do desperdício feito tanto por empresas quanto pelas pessoas comuns nas tarefas do dia-a-dia. Não podemos esquecer do Economista que diz que este processo de poluição é um mal necessário para a produção de bens e serviços, sem os quais, a vida deixa de existir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outra vertente, sendo totalmente extremistas e apocalipticos, vêm os Ambientalistas e ONG´s de proteção do meio ambiente, dizendo que o mundo esta próximo do apocalipse e caso não seja feita uma mudança radical, a natureza não suportará mais meia hora de vida. Existem pessoas que chegam a afirmar que a Terra já está em coma e o perigo de morte é iminente.

O interessante é que os ambientalistas, mesmo sendo totalmente extremistas, têm conseguido passar uma preocupação nunca dantes vista nas pessoas comuns. Agora não são apenas os ambientalistas que estão “suando a camisa” pra defender o meio ambiente. Existem grupos de discussão entre todas as pessoas acima descritas. E, em uma visão bastante utópica, pode-se cogitar que se sentem, lado a lado, economistas, advogados, ambientalistas, contadores, administradores, pedagogos e demais intelectuais para chegar a um denominador comum: a implantação do Desenvolvimento Sustentável.

Na Economia e creio que em todas as ciências sociais, a maior dificuldade existente para a resolução de um problema é saber: o que estou procurando saber? Quero acreditar que esta resposta já temos desde o inicio das discussões. Cabe agora, posto que já compreendemos a questão, formular a resposta correta. A esperança que estas respostas tenham embasamento cientifico nos torna mais forte para esperar o desfecho desta historia, não cabendo respostas apenas empíricas ou filosóficas.


Publicado por: Edilson Aguiais

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola