Insegurança e Incertezas
Clique e conheça sobre o papel desenvolvido pelo movimento chamado Os Justiceiros.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A segurança pública brasileira em pleno século XXI, nunca esteve tão abalada, o medo e a incerteza nunca estiveram tão presentes em nossas vidas.
Uma grande onda de crimes vem atingindo nosso país, crimes cometidos até mesmo durante o dia. Situações como esta estão assustando a sociedade brasileira, dando- nos o medo de sair de casa ou do trabalho tranquilamente.
Como um movimento em busca de justiça, grupos de pessoas tem feito o que a polícia faz em pequena escala. Os ''justiceiros'', como são chamados, vem fazendo rondas em locais públicos, e quando encontram alguém cometendo algum crime, amarram- no em um poste e o humilham, batem, tudo para que o criminoso sofra pelos seus atos.
Essa revolta de uma parte da população causa muita polêmica, o que por um lado é bom, porque até certo ponto de vista, demonstra que não podemos nos trancar em casa e esperar que a autoridades levem tanto tempo para fazer a coisa certa.
No entanto, tomar atitudes como esta as vezes é contraditório e perigoso, pois a maioria dos criminosos andam armados, o que significa correr o risco de vida. Mesmo que os ''justiceiros'' estejam tentando diminuir a criminalidade, no final das contas, eles também estão cometendo crimes, como, por exemplo, a agressão.
Então, não é correto agir por conta própria, ''caçando'' bandidos por aí. Devemos nos lembrar de que existem leis e com um pouco de paciência, a justiça terá de ser feita por aqueles que tem o dever de nos proteger.
Publicado por: Bianca de Abreu
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.