Topo
pesquisar

Insegurança e Incertezas

Atualidades

Clique e conheça sobre o papel desenvolvido pelo movimento chamado Os Justiceiros.

A segurança pública brasileira em pleno século XXI, nunca esteve tão abalada, o medo e a incerteza nunca estiveram tão presentes em nossas vidas.

Uma grande onda de crimes vem atingindo nosso país, crimes cometidos até mesmo durante o dia. Situações como esta estão assustando a sociedade brasileira, dando- nos o medo de sair de casa ou do trabalho tranquilamente.

Como um movimento em busca de justiça, grupos de pessoas tem feito o que a polícia faz em pequena escala. Os ''justiceiros'', como são chamados, vem fazendo rondas em locais públicos, e quando encontram alguém cometendo algum crime, amarram- no em um poste e o humilham, batem, tudo para que o criminoso sofra pelos seus atos.

Essa revolta de uma parte da população causa muita polêmica, o que por um lado é bom, porque até certo ponto de vista, demonstra que não podemos nos trancar em casa e esperar que a autoridades levem tanto tempo para fazer a coisa certa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, tomar atitudes como esta as vezes é contraditório e perigoso, pois a maioria dos criminosos andam armados, o que significa correr o risco de vida. Mesmo que os ''justiceiros'' estejam tentando diminuir a criminalidade, no final das contas, eles também estão cometendo crimes, como, por exemplo, a agressão.

Então, não é correto agir por conta própria, ''caçando'' bandidos por aí. Devemos nos lembrar de que existem leis e com um pouco de paciência, a justiça terá de ser feita por aqueles que tem o dever de nos proteger.


Publicado por: Bianca de Abreu

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola