Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

FANATISMOS, INTOLERÂNCIAS, FUNDAMENTALISMOS E TOTALITARISMOS, COMO ALGUNS DOS GESTOS CONCRETOS DE MORTES

Breve resumo sobre fanatismos, intolerâncias, fundamentalismos e totalitarismos.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Muitos seres humanos buscam a paz. Uma paz verdadeira, que traga vida plena e abundante. Bem sagrado que deveria ser realidade, entretanto, em tantos cantos não existe. O mundo quer paz. Uma paz além de discursos e frases soltas.

Guerras e outras misérias humanas são contrárias a paz. Violências tantas atrapalham a fecundação, gestação e a vida de uma paz profunda, com raízes, sustentável no tempo e no espaço. Tudo por poder, e um poder que se traduz em valores materiais como o dinheiro.

A internet e a política, são casos concretos de caminhos que tanto podem promover, comunicar, a paz, quanto construir guerras. Essa dupla cresceu e se espalha muito rápido pelos quatro cantos do Planeta Terra sem limites.

É preciso que ações, teses, de tantos, ajudem o povo em melhorar suas vidas particulares e de grupos, respeitando seus direitos, construindo outros e tratando cada ser vivo da natureza como um ser único, com valor, e não valor financeiro ou de produtos.

Sabe-se que em tantas nações a paz não é fato, palpável, concreto, visível, de direito, e sim uma máscara que esconde segredos que cultivam culturas de mortes.

No Brasil, em tantos tempos e espaços da história daqui, a paz nunca foi total. É  exemplo o que aconteceu em 2022 com as Eleições Nacionais. Ódios, guerras, mentiras, violências e gestos do mal macularam a bandeira divina da paz. O povo daqui é bom, entretanto, alguns maus procuram brechas para jogar tinta óleo nos olhos de muitos bons. 

Algumas reflexões de pensadores tantos traduzem o sentido da paz: “Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre!” (William Shakespeare) [1];  “A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.” (Albert Einstein) [2];  “A paz do coração é o paraíso dos homens.” (Platão) [3];  “A libertação do desejo conduz à paz interior.” (Lao-Tsé) [4]; “Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.” (Benjamin Franklin) [5]; “Não conseguiris desgostar-me da guerra. Diz-se que ela destrói os fracos, mas a paz faz o mesmo.” (Bertolt Brecht) [6];  “Não se pode separar paz de liberdade porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade.” (Malcolm X) [7];  “Bom dia, amigo / Que a paz seja contigo / Eu vim somente dizer / Que eu te amo tanto / Que vou morrer / Amigo... adeus” (Vinicius de Moraes) [8]; “Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz - disse ele depois de um tempo - temos um pequeno período de tranquilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós, e infestar todo o ambiente em que vivemos. Começamos a nos tornar cruéis com aqueles que nos cercam, e finalmente passamos a dirigir esta crueldade contra nós mesmos. Surgem as doenças e psicoses. O que queríamos evitar no combate - a decepção e a derrota - passa a ser o único legado de nossa covardia. E, um belo dia, os sonhos mortos e apodrecidos tornam o ar difícil de respirar e passamos a desejar a morte, a morte que nos livrasse de nossas certezas, de nossas ocupações, e daquela terrível paz das tardes de domingo.” (Paulo Coelho) [9];  “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso. Sorria pelo menos cinco vezes por dia para as pessoas a quem você normalmente não daria um sorriso. Faça isso pela paz. Irradiemos a paz de Deus e tornemo-nos o reflexo de Sua luz para extinguir no mundo e no coração dos homens toda espécie de ódio e o amor pelo poder. Sorria junto com os outros, embora isso nem sempre seja fácil.” (Madre Teresa de Calcutá) [10];  “Quando se houverem acabado os soldados no mundo - quando reinar a paz absoluta - que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!” (Rachel de Queiroz) [11];  “Para viver cada dia, sem erguer a nossa voz. Doemos paz e alegria aos que vivem junto a nós.” (Chico Xavier) [12];  “Verdade, pureza, autocontrole, firmeza, coragem, humildade, unificação, paz e renúncia. Essas são as qualidades herdadas de uma pessoa que resiste.” (Mahatma Gandhi) [13];  “Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia. (...)”  (Mahatma Gandhi) [14].  

A pessoa humana é um ser com sentimentos, bons e maus. É com eles que ela dá sentido ao seu viver, ao seu existir. E tais sentimentos tanto podem trazer vida em abundância quanto matar. E no caso do matar, é um matar triplo: a morte do físico, a morte da alma / do espírito e a morte em sociedade. O matar físico é o assassinato ou ato que faz com que o outro ser vivo, humano ou não, deixe de viver. O matar da alma / do espírito é a falta de Deus ou a falta de Fé em uma transcendência. Passa-se a aceitar o que é visível e palpável em contrário com o que se sente. O matar em sociedade é a morte da exclusão, do isolamento, da indiferença, do desprezo por parte do outro ou até dos outros no convívio social.

A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar é aproximar-se de Deus.  (Pitágoras) [15]

Tudo que é muito, pode fazer mal. Os extremos são perigosos. O equilíbrio, o diálogo, a consciência de paz, traz, com sabedoria, mais conhecimentos. É tempo de parar, pensar e decidir, com muita, bastante, inteligência. Não é possível Eu sempre estar correto e  Outro ser o errado da história. Faltam estudos e sentimentos do ouvir, ver, sentir, pensar e falar, antes de qualquer ação final ou intermediária.

Nenhuma liberdade é plena. A ela tem seus limites. E cada realidade traça seus limites para ela. Ir além, às cegas, é atirar no escuro.

Fanatismos, intolerâncias, fundamentalismos e totalitarismos, são alguns gestos concretos de mortes. E toda morte fere a vida. A morte da alma, mata a carne e, a morte da carne, mata a alma.

Agir com consciência é agir com saúde. O contrário é uma tragédia.

Muito ar dentro de uma bola de gás, poderá fazer com que esta exploda. Um carro que passa dos 180 de velocidade dentro de uma área residência, causará algum fato desfavorável para que está ao volante ou para o pedestre ou, até, para os dois lados. A pessoa que pega uma água-viva em suas mãos e segura, sofrerá uma situação física posterior. Enfim, todo equilíbrio, toda sabedoria, uma prática de vida com uma consciência saudável, faz bem ao corpo e a alma, além de ser vantajosa para o meio ambiente.

É bom sempre ficar claro que, a pessoa humana é o único elemento vivo do meio ambiente que tem inteligência e que, tem a obrigação de usar na defesa da vida sua e do outro.

Tudo o que antagônico a vida, deve, por obrigação, ser banido para sempre da existência física, emocional e até espiritual.

A expansão da consciência é um verdadeiro ato de transcendência. (Samuel Ranner) [16]

Referências:

[1] Disponível no site: https://frases.art.br/william-shakespeare/em-tempo-de-paz-convem-ao-homem-serenidade-e-humildade-mas-quando-a.htm#:~:text=Em%20tempo%20de%20paz%20conv%C3%A9m%20ao%20homem%20serenidade,freq%C3%BC%C3%AAncia%2C%20poder%C3%ADamos%20ganhar%2C%20por%20simples%20medo%20de%20arriscar.

[2] Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/ODExOA/

[3] Disponível no site: https://www.mundodasmensagens.com/frase/2wNmmd2Ny/

[4] Disponível no site:  https://frases.art.br/lao-tse/a-libertacao-do-desejo-conduz-a-paz-interior.htm#:~:text=A%20liberta%C3%A7%C3%A3o%20do%20desejo%20conduz%20%C3%A0%20paz%20interior.,eleva%20nas%20pontas%20dos%20p%C3%A9s%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20seguro.

[5] Disponível no site: https://www.familia.com.br/paz-e-harmonia-eis-a-verdadeira-riqueza-de-uma-familia/

[6] Disponível no site: https://frases.art.br/bertolt-brecht/nao-conseguireis-desgostar-me-da-guerra-diz-se-que-ela-destroi-os-a.htm

[7] Disponível no site: Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/NzY2Njk1/

[8] Disponível no site: https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86509/

[9] Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/MzI5NjU/

[10] Disponível no site:https://www.pensador.com/frase/MTIyNTAz/

[11] Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/NTQxNjU0/

[12] Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/OTY0MzEx/

[13] Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/OTIyMDE1/

[14] Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/MjQ5ODUzNA/

[15] Disponível no site: https://blog.gohubner.com.br/2021/06/a-melhor-maneira-que-o-homem-dispoe.html

[16] Disponível no site: https://www.pensador.com/frase/MTMyOTkwMQ/

 

Autor:  Pedro Paulo Sampaio de Farias

Professor; Pedagogo; Especialista em Educação; Especialista em Gestão Pública; Mestrando em Educação; Pós-graduado em Teologia; Pós-graduado em Antropologia; Graduando em Direito; Líder Comunitário; Líder de Associação de Professores; Sindicalizado da Educação; Servidor Público Estadual e Municipal; Atuante em Movimentos Populares e Movimentos Sociais; Cristão Romano.


Publicado por: PEDRO PAULO SAMPAIO DE FARIAS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.