Topo
pesquisar

Documento Único X Burrocracia Zero

Atualidades

Confira uma reflexão sobre a burocracia enfrentada pela população brasileira.

No Brasil com o passar do tempo, a população sempre sofreu e vem sofrendo com as diversidades burocráticas impostas pelos nossos governantes, infelizmente a grande maioria desses contratempos, poderiam ser evitados se determinadas medidas anti-burocraticas fossem tomadas, no sentido de acabar ou minimizar de forma considerável a diversidade de penúrias, a que passam toda a população quando necessitam atualizar ou cadastrar determinados documentos ou benefícios. Um exemplo dessa penúria atual é o recadastramento do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), uma vez que todo cidadão Brasileiro por lei tem direito a ser atendido nos postos ou serviços de saúde, e como sua identificação é única, por que não anexar tal código de identificação do SUS na própria carteira de identidade, assim como é feito com o número identificador do CPF (Cadastro Pessoa Física)?

Dessa forma, por exemplo, além de facilitar a identificação do usuário nas unidades de saúde, cada usuário poderá ser atendido com uma maior rapidez, e caso seja necessário fazer algum tipo de atualização, isso poderá ser feito utilizando o número identificador daquela pessoa específica, já que se trata de um documento único e intransferível. Pequenas ações como essas podem evitar os enormes constrangimentos, além das enormes filas que todo cidadão tem que passar quando por algum motivo lhe é requisitado um novo recadastramento ou situações idênticas. Os poderes legislativos com o apoio incondicional dos poderes executivos já deveriam, ter levantado estudos e formas de preparar a nível nacional o documento único, pois dada a comprovação documental da cidadania do cidadão Brasileiro, nada deveria impedi-lo de ter acesso aos serviços e bens a que por lei todos tem direito. Dessa forma, toda aquisição documental como carteira de habilitação, poderiam ser incluídas de forma fácil em um mesmo documento apenas incluindo o novo número ou adicionando um novo código.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se a população contribui com uma excessiva carga tributária, com a finalidade de usufruir dos benefícios a que o poder público tem o dever de promover, nada mais justo de que a facilitação do acesso a esses benefícios, acabando ou ao menos minimizando de forma considerável toda a penúria e desgaste a que o povo tem de passar quando necessitam dos serviços prestados pelos órgãos públicos. A facilitação na identificação do cidadão, a nível nacional ocasionaria a facilidade no seu acesso aos diversos bens e serviços oferecidos pelo estado. Fica aqui registrada a nossa opinião de forma clara e objetiva a favor do documento único do cidadão Brasileiro.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola