Topo
pesquisar

Corrupção

Atualidades

O que é corrupção, as formas de corrupção, a corrupção e a política, a corrupção na cultura brasileira, o início da corrupção.

A palavra corrupção vem do latim corruptus, que significa “quebrado em pedaços”; em outra interpretação, “apodrecido, podre”. Podemos dizer, então, que a palavra corrupção significa tornar-se apodrecido, tornar-se podre, apodrecer. Fora do contexto ao pé da letra – que não deixa de ser uma magnífica explicação – corrupção é o uso ilegal do poder, objetivando o benefício a si próprio ou a pessoas ligadas por uma rede de interesses.

Quando dizemos que corrupção é o uso ilegal do poder, não nos referimos apenas ao poder político, nem aos cínicos sistemas de troca de favores e presentinhos dentro da esfera política brasileira somente. Nos referimos a todo tipo de poder: político, econômico, intelectual, religioso, militar, etc. É importante desassociar corrupção de política!

A corrupção brasileira, especificamente, não é atual. Este nojento elemento está, infelizmente, enraizado na formação cultural de nosso povo. Os colonizadores portugueses davam ridículos espelhos para os índios com o objetivo de obter o apoio dos mesmos. Isto não seria uma forma ilegal de uso do poder intelectual? Quantos capangas já foram contratados e pagos para matar outras pessoas? Uso ilegal do poder econômico? 

"Jeitinho brasileiro". Quem nunca ouviu falar? A vontade de obter vantagem em cima de tudo, mesmo nas pequenas coisas, é uma característica de boa parte dos brasileiros. Pode parecer bobo, mas as mesmas pessoas que reclamam e amaldiçoam os políticos corruptos já foram corruptas em inúmeras outras situações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo? João está muito entusiasmado porque fez uma novíssima carteira de estudante (falsa é claro, porque há muito não frequenta uma sala de aula) e irá pagar meia entrada em um jogo de futebol. João vai para o estádio e lá dentro, entre um intervalo e outro, surge o assunto "política". Sim, ele e seus amigos arrebentam com os políticos. No final do jogo, vai embora para casa e é pego pela polícia andando em alta velocidade. João oferece uma propina ao guarda, que o deixa ir embora sossegado. Ao chegar em casa, assiste o noticiário na TV, se depara com outro escândalo de corrupção política, e mais uma vez, inicia outro discurso hipócrita.

Como reprovar um ato que você mesmo o pratica?

Talvez a solução para este problema seja uma mudança em nossas raízes. Se cada cidadão tomar uma nova posição, priorizando a honestidade, a ética e reprovando as práticas corruptas através de suas ações, com certeza atingiremos essas raízes. Desta forma, não seremos mais obrigados a ingerir esta fruta podre chamada corrupção.


Publicado por: Tiago Dantas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola