Whatsapp

Coronavírus: impacto social e crítico

Atualidades

Breve análise a respeito do impacto social do coronavírus no Brasil.

A pandemia do covid-19, popularmente conhecido como novo coronavirus, uma pandemia da escala global que assolou milhões de pessoas por todo mundo e só no Brasil ceifou a vida de mais de 100 mil pessoas, vem há meses repercutindo não apenas no âmbito médico e setores da saúde, mas também de forma geral em todos os demais aspectos da nossa sociedade.

Os números de infectados e mortos crescem a cada dia, e com eles também aumenta o impacto a nível social, econômico, político, cultural e histórico causados por esse vírus recém conhecido, alarmante, e sem precedentes. Todos nós sentimos em maior ou menor escala as mudanças e a necessidade de nos adaptarmos. O sentimento de medo, impotência e vulnerabilidade colocou preventivamente toda a sociedade em alerta e reclusos em quarentena. O tema coronavírus e as medidas higiênicas preventivas passaram a fazer parte da nossa rotina. O Brasil parou. Indústrias e comércios fecharam, as escolas fecharam, as atividades em grupo e ao ar livre foram suspensas. Faltou álcool gel nas prateleiras, os mercados com extensas filas precisaram cobrar distanciamento entre as pessoas e atender pequenos grupos por vez, limitando a quantidade de itens por clientes. Diversos trabalhadores, vendedores ambulantes, profissionais autônomos, foram impedidos de trabalhar, e com isso muitos não tiveram condições de levar o sustento para casa ao fim do dia. Lamentável, triste, preocupante, são palavras que para mim definem esse momento que estamos vivendo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil buscando controlar os números fechou as fronteiras e passou a dar um auxílio emergencial à população, valor este irrelevante para alguns, mas extremamente necessário para outros. Os estados adotaram medidas restritivas, lançaram bandeiras indicando o grau de vulnerabilidade e infecção, o Ministério da Saúde informando diariamente sobre evolução do vírus, e nós, brasileiros, trabalhadores e estudantes, aguardamos ansiosamente pela plena recuperação e normalização, cientes dos danos psicológicos que podem ter sido causados, além dos econômicos, sociais e educacionais, visto que somos um país com tanta desigualdade social, que já sofria diariamente pela  falta de estrutura não apenas na saúde, mas em todos  os demais aspectos citados, e que viu tudo agravar-se de uma hora para outra pelo acometimento de uma pandemia tão severa.

Desejo que todos tenham força e discernimento para mudar positivamente o rumo dessa história


Publicado por: Jocimari Lopes do Nascimento

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola