Consumo consciente
Estudo sobre as características, dimensões de atuação, as atitudes do consumidor consciente e as vantagens de adoção de um consumo melhor, com escolhas mais racionais economicamente e ambientalmenteO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
A partir da problemática ambiental e redução do poder aquisitivo das famílias percebemos a necessidade de abordar a temática do consumo consciente, sua conceituação, características, dimensões de atuação, as atitudes do consumidor consciente e as vantagens de adoção de um consumo melhor, com escolhas mais racionais economicamente e ambientalmente. Promovendo a consciência ambiental, a economia de recursos, reduzindo o consumo , reutilizando e reciclando para garantir tanto a sustentabilidade ambiental quanto a social.
Palavras Chave: Consumo consciente. Sustentabilidade. Consumismo
ABSTRACT
Based on the environmental problem and the reduction in the purchasing power of families, we perceive the need to address the theme of conscious consumption, its conceptualization, characteristics, dimensions of action, the attitudes of the conscious consumer and the advantages of adopting better consumption, with more choices. economically and environmentally rational. Promoting environmental awareness, saving resources, reducing consumption, reusing and recycling to ensure both environmental and social sustainability.
Keywords: Conscious consumption. Sustainability. Consumerism
INTRODUÇÃO
O tema do artigo é o consumo consciente, partindo da conceituação, suas características, vantagens e atitudes que podem melhorar nossas escolhas e atitudes em relação ao consumo e o meio ambiente.
O aumento de problemas ambientais, as crises econômicas e redução do poder aquisitivo da população trazem necessidades de reflexão quanto aos hábitos de consumo e impactos ambientais, partindo então do consumo consciente.
O problema da pesquisa é como o consumo consciente pode modificar os padrões de consumo e ajudar a preservar o meio ambiente mantendo a economia ativa?
Dos métodos escolhidos, em relação a abordagem foi o indutivo que parte da constatação de um fenômeno para a abrangência de uma teoria que explique o mesmo.
Com relação ao procedimento foi adotado o método tipológico pois cria um tipo ou modelo ideal construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno, no caso o consumo sustentável.
O objetivo geral é conhecer o que vem a ser o consumo consciente, suas características e vantagens, assim como as atitudes do consumidor consciente.
DESENVOLVIMENTO
Mudar comportamentos e mobilizar esforços para uma sociedade mais sustentável são os pilares do consumo consciente. Mas cabe sanar as dúvidas quanto ao que consiste no consumo consciente: Envolve a busca por produtos e serviços sustentáveis, com economia de recursos, utilização dos bens até o fim de sua vida útil, realizando a reciclagem de materiais.
É perceber que o consumo seja de produtos ou serviços, trazem consequências positivas e negativas. Pois impacta a cadeia produtiva. Devemos evitar o desperdício, pois o ato de consumir afeta o meio ambiente, a economia e o funcionamento da sociedade.
Devemos refletir sobre os nossos hábitos de consumo, se não somos guiados por propagandas que fazem comprar o que não precisamos, questionando qual a real necessidade de tal consumo, assim como ficar atento aos impactos que uma compra pode causar.
Muitas pessoas são guiadas por um consumo incontrolável e compulsivo que chamamos de consumismo, que acarreta em consequências muito negativas para o meio ambiente, principalmente pela geração de lixo que não é reciclado. Também motivando a superexploração dos recursos naturais (solo, água, fontes de energia não renovável, florestas, energias renováveis), levando ao esgotamento e desequilíbrio ambiental.
O consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida com equilíbrio no uso dos recursos naturais, para garantir a vida no planeta por muito mais tempo. Depende do uso da consciência para refletir sobre nossos hábitos de consumo.
Entre as atitudes que refletem o consumo consciente, por exemplo procurar produzir menos lixo, conhecer os processos de fabricação do que comparamos, informar-se sobre o tempo de vida útil dos objetos e fazer escolhas mais éticas.
Entender os impactos das nossas compras, desde a extração de matéria-prima até o descarte final, compreendendo que essa responsabilidade também é de todos nós.
Ao consumirmos de forma mais consciente mobilizamos mudanças tanto junto às empresas quanto em relação ao poder público.
Mas afinal, qual a diferença entre consumismo e consumo consciente? Ao verificar sobre o consumo mundial, percebemos que além de caminhar para o descontrole, está mal distribuído: segundo o Instituto Akatu, cerca de 20% da população mundial concentra o consumo de 80% de todos os produtos e serviços do planeta. Tornando-se assim um problema ambiental, mas também uma questão de responsabilidade social.
Conforme estimativas, caso não haja uma conscientização da sociedade, nos próximos 20 anos serão três bilhões de pessoas desperdiçando alimentos, gastando mais água que o necessário, gerando toneladas de lixo e alimentando indústrias poluentes, como as indústrias de alimentos ultra processados.
O consumo é um ato necessário para a garantia da sobrevivência, como o recurso da água, alimentos, roupas e outras provisões.
O consumismo, segundo alguns psicólogos, está relacionado a uma patologia, um consumo excessivo e alienada, geralmente com demandas fomentadas por comunicação de massa relacionada a venda de produtos e geração de lucros própria do sistema capitalista. É um consumo imediatista, que busca apenas a satisfação rápida.
O consumo consciente ou consumo sustentável, consiste em promover um melhor consumo, com escolhas mais racionais e com menor impacto ao meio ambiente.
O consumo minimalista reduz ao mínimo o emprego de elementos ou recursos, nesse conceito menos é mais, onde o objetivo é investir em qualidade e não em quantidade. Sendo assim, possui menor volume de itens materiais, mas com maior qualidade. O que pode acarretar mais tranquilidade, saúde financeira, tempo livre e qualidade de vida. Essa é a proposta utilizada por Elon Musk, por exemplo.
O consumidor consciente e ou sustentável se preocupa não só com o seu bem estar, mas com a sociedade atual e com as futuras gerações, com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. Sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo, buscando o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade, valorizando e aumentando os impactos positivos e diminuindo os impactos negativos de suas escolhas de consumo.
É um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade; é uma escolha pessoal que privilegia a consciência ambiental dentro do seu cotidiano, podendo contaminar positivamente mais pessoas por essa causa, com o seu exemplo.
O consumo consciente e ou sustentável é caracterizado por quatro dimensões: consciência ambiental, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo.
A consciência ambiental espelha a fase de aquisição de um bem, indicando a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas sustentáveis. Essa dimensão é apoiada por atitudes que mobilizam a sociedade com relação aos cuidados com o meio ambiente e a prática do consumo consciente.
A economia de recursos indica a fase do uso do bem adquirido, tendo como proposta a racionalização ou redução do desperdício de recursos, como água e energia elétrica. Nessa fase a ênfase é a utilização dos meios alternativos de transporte (caminhada, bicicleta e transporte coletivo).
A reciclagem e práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais, com a separação dos resíduos domésticos. A ênfase são os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental.
O planejamento do consumo refere-se à compra de produtos usados e a preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível. Este planejamento do ato de quando, como e por que consumir representa a propensão a um estilo de vida mais simples, menos consumista, que gera menos impactos negativos no meio ambiente, e desta forma otimiza-se o uso racional dos recursos.
As vantagens da adoção do consumo consciente são: diminuição da quantidade de lixo produzido, o que ajuda a diminuir o impacto ambiental, escolha de alimentos mais saudáveis e melhoria da dieta. Quando se racionaliza as compras e consequente mudança de hábitos melhora seu poder aquisitivo e o seu tempo fica melhor planejado. O consumo consciente beneficia o bolso, a saúde, a sociedade e o meio ambiente. O meio ambiente é preservado pois através das compras, estamos consumindo água, energia, petróleo e outras matérias-primas.
O consumidor consciente sabe que tem um grande poder em suas mãos ao escolher um produto e uma empresa produtora, e pode transformar a sua compra em um ato de reconhecimento de boas práticas sustentáveis.
O fato começa pela análise prévia de necessidade: preciso realmente comprar? Em caso positivo, o consumidor consciente escolhe o fabricante conforme a empresa trabalha sua responsabilidade socioambiental na produção. Ou seja, deve fazer uma pesquisa antes, sobre os produtos e empresas consideradas sustentáveis. Recomenda-se o uso otimizado do produto para ampliar seu tempo de vida útil. Ao descartar, fazer de forma correta possibilitando a reciclagem e ou não poluição do solo, do ar ou dos recursos hídricos. Tais atitudes definem as boas decisões do consumidor consciente em cada fase, do consumo ao descarte.
Também é importante que o consumidor consciente cobre ações do poder público, pois apenas agir individualmente de forma consciente não é suficiente, pois o objetivo é expandir essas práticas e mudar a lógica da comunidade quanto a produção e consumo. Divulgar a proposta para seus vizinhos, atuar junto ao poder público exigindo leis e procedimentos que regulamentam os processos de produção e as substâncias permitidas nos itens de uso diário.
No Brasil ainda precisamos cultivar as iniciativas da cidadania e cobrar dos órgãos públicos e empresas atitudes sustentáveis, ações que tenham como foco a reciclagem, o reaproveitamento, a mitigação de impactos ambientais.
O consumo consciente está relacionado com o desenvolvimento sustentável e a construção de uma Economia Circular, o que afeta na qualidade e valorização da mão de obra. Fato que promove uma economia mais justa, que procura o equilíbrio entre os envolvidos. Sendo assim, ajudamos a promover produtos e serviços ambientalmente corretos com menos efeito possível, contribuindo na construção de uma sociedade mais igualitária economicamente.
No modelo de economia linear que vivemos, temos problemas graves como as mudanças climáticas, o aumento e acúmulo de lixões com casos absurdos no caso dos países como a China, Índia e Bangladesh. Outro fator problemático é a obsolescência programada e outras estratégias de marketing do comércio são o oposto do consumo consciente. As relações de trabalho mostram elementos de exploração e cultivam a desigualdade que se propaga em uma sociedade doente em que vivemos, ou seja, não só o meio ambiente é prejudicado, também a sociedade como um todo.
Atualmente ocorre um crescente interesse das pessoas por um consumo consciente é o que mostra a pesquisa da consultoria de marketing socialmente responsável, a Good Must Grow, os dados são coletados desde 2013, e demonstram os comportamentos de consumo dos norte-americanos. Em 2020, o estudo mostrou que os consumidores estão mais dispostos a adotar medidas de consumo consciente, consumindo menos, fazendo doações para instituições de caridade e dando preferência a produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis. O fato pode estar relacionado com o declínio da renda familiar e o bem estar dos cidadãos, que foram relatados durante a pesquisa. Para o fundador da empresa os resultados mostram uma muda
O índice #O CCS Index é calculado com base na importância que os consumidores relatam dar a empresas socialmente responsáveis, a ações tomadas para apoiar tais produtos e serviços e a intenção futura de aumentar a quantidade que gastam com organizações de filantropia. Em 2020, houve um salto de 15% para 46% em uma escala de 100 pontos no comportamento de consumo consciente entre os norte-americanos – pontuação mais alta desde 2017.
Para o fundador da empresa os resultados revelam uma mudança no senso de comunidade e na consciência das pessoas, que estão começando a perceber a importância do papel individual de cada cidadão, pelo consumo consciente, em relação às mudanças que precisamos desenvolver para melhorar a qualidade ambiental no mundo.
No caso brasileiro, a ideia de consumo consciente começou em 2009, quando o Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente. Por aqui observa-se a maior participação e empenho para estimular o consumo consciente. Segundo pesquisa e estudo do Instituto Akatu[1], são mais de 50 milhões de consumidores engajados e conscientes. Também 86% dos brasileiros afirmam desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente, contra 73% da média mundial.
Para fazer parte desse movimento de consumo consciente e ou sustentável podemos seguir as seguintes ações, segundo as orientações do Instituto Akatu, que trabalha no sentido de promover a conscientização e mobilização para o consumo responsável:
Planeje suas compras
Em primeiro lugar, fuja de compras por impulso. Muitas vezes, promoções e descontos acabam induzindo a levarmos pra casa, coisas que não precisamos. Comidas que irão para o lixo e aquela peça no armário que passa meses ainda com a etiqueta são bons exemplos. Lembre-se: a impulsividade é inimiga do consumo consciente. Por isso, a melhor saída é planejar antecipadamente e, com isso, comprar menos e melhor.
Avalie os impactos de seu consumo
Em segundo lugar, leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo. Botar na balança o lixo gerado, quais são as opções de descarte, se o material é ou não reciclável, e a durabilidade dos objetos, se o alimento é orgânico ou não… enfim, tudo isso deve pesar nas escolhas.
Consuma apenas o necessário
Não deixe de refletir sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. Assim, ao comprar menos objetos ao longo de um ano, por exemplo, pode sobrar dinheiro para a viagem dos sonhos. Não é sobre deixar de consumir e sim escolher melhor.
Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar. Levar peças de roupa num costureiro ou ter sua sacolinha de pano para a feira, ao longo do tempo, são atitudes que reduzem o lixo gerado.
Separe seu lixo
Reciclar é contribuir para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. Não deixe de fazer o descarte correto, inclusive dos eletrônicos.
Use crédito conscientemente
Consumir de forma consciente também é usar o crédito com responsabilidade. Pense bem se aquilo que você quer comprar a crédito não pode esperar e só use quando estiver certo de que poderá pagar as prestações.
Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de compra, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Um consumo consciente valoriza também as empresas em função de sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente.
Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado. Dessa maneira, você está contribuindo para gerar empregos estáveis e para combater o crime e a violência.
Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Notou algo de errado ou que pode melhorar? Adote uma postura ativa. Não deixe de enviar às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços. Esse é o primeiro passo para que práticas problemáticas sejam corrigidas.
Divulgue o consumo consciente
Leve a causa adiante. Envolva pessoas próximas, como seus amigos e familiares. Disseminando informações e práticas do consumo consciente você multiplica os efeitos positivos para a sociedade e para o planeta.
Cobre dos políticos
Essa é uma forma de exercer a cidadania e cobrar ações efetivas. Na hora de votar, leve em conta o que partidos, candidatos e governantes propõem em relação ao consumo consciente. Não deixe também de cobrar ações que viabilizem e aprofundem essa prática.
Reflita sobre seus valores
Faça um exercício de autorreflexão: avalie os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo. Isso ajuda para que você consiga seguir todos os outros passos de maneira mais consciente.
É importante lembrar que além das ações citadas é importante manter o princípio dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no que se refere aos problemas relacionados ao Lixo.
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Reduzir: significando consumir menos produtos, optando por produtos que ofereçam menor geração de resíduos e apresentem maior durabilidade.
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Reutilizar: relacionado a possibilidade do reuso dos objetos, reutilização de embalagens, utilizando os objetos o quanto mais for possível.
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Reciclar: relativo a transformação da matéria prima de produtos, transformando em novos itens. Fabricando um novo produto a partir de um material usado. A atitude está relacionada a separação prévia do lixo que pode ser reciclado.
O consumo consciente ou sustentável é muito importante tanto a nível individual, mas principalmente no que concerne à sociedade, economia e meio ambiente em relação a aldeia global. Evidencia acima de tudo uma mudança de atitudes, comportamentos que refletem sobre uma nova forma de atuar junto ao meio ambiente e qualidade de vida voltada para a promoção da sustentabilidade.
METODOLOGIA
A pesquisa, que consiste em uma revisão bibliográfica, com texto dissertativo expositivo, utilizou o método de abordagem indutivo que parte da constatação de um fenômeno, no caso a necessidade da adoção do consumo consciente, para buscar comprovações através de exemplos positivos.
Com relação ao procedimento foi adotado o método tipológico pois cria um tipo ou modelo ideal construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno, no caso o consumo sustentável.
A pesquisa quanto a sua natureza é básica pois parte de uma revisão bibliográfica sem aplicação prática prevista, sendo somente para ampliar conhecimentos.
Quanto aos objetivos a pesquisa é descritiva pois descreve como consumo consciente se caracteriza, apresentando as vantagens na adoção deste estilo de vida.
O principal referencial teórico foi a matéria "Abra sua mente para o consumo consciente” produzido pelo Instituto Akatu Consumo consciente e sustentabilidade, também os seguintes sites: eCycle, Liv Up e Ministério do Meio Ambiente do Brasil.
Quanto aos resultados, a pesquisa é de cunho qualitativa pois é uma abordagem que estuda aspectos subjetivos do fenômeno social e do comportamento humano, levando em consideração como o consumo consciente pode melhorar a qualidade de vida no planeta.
CONCLUSÃO
O consumo consciente no Brasil foi oficialmente aceito em 2009, quando foi criado o dia nacional (15 de outubro) do consumo consciente pelo Ministério do Meio Ambiente da época. Atualmente vem aumentando o número de engajados e participantes da causa no Brasil e também nos Estados Unidos (este último, um dos países mais consumistas do Planeta).
Porém é um tema vigente mundialmente a mais tempo, que tem se tornado cada vez mais aceito e praticado visto os problemas socioambientais tomam conta dos noticiários e inviabilizam o futuro do planeta.
O consumo consciente ou sustentável é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida no planeta, com o uso equilibrado dos recursos naturais, minimizando o impacto ambiental com a redução da produção de resíduos que contaminam o solo, os recursos hídricos e o ar.
O consumo consciente está relacionado ao planejamento e boas escolhas para o consumo considerado racional que contribui para a qualidade de vida de toda a sociedade no geral. Pois apresenta várias vantagens tanto econômicas, quanto sociais e principalmente ambientais.
O consumo consciente apresenta quatro dimensões: a consciência ambiental, a economia de recursos, a reciclagem e o planejamento de consumo.
O oposto ao consumo consciente é o consumismo considerado uma patologia em alguns casos, caracterizado por compras excessivas, alienadas, imediatistas que procuram satisfação rápida. Comprar por impulso, sem necessidade, para acumular ou gerar maior produção de resíduos.
O consumo exacerbado também demonstra a desigualdade, pois 20% da população mundial concentra o consumo de 80% de todos os produtos e serviços do planeta.
A questão básica para o consumidor consciente é : Preciso realmente comprar? E a partir dessa premissa estabelece o planejamento, a organização, a pesquisa de produtos e empresas sustentáveis, que valorizam a mão de obra, cuidam da origem das matérias primas e destino de seus resíduos, cuidando dos processos e cuidados com o uso de energia sustentável. Desenvolvendo comportamentos mais conscientes e solidários que visam acima de tudo a qualidade ambiental.
REFERÊNCIAS
Abra sua mente para o consumo consciente.(29/09/22), Instituto Akatu Consumo consciente e sustentabilidade. Disponível em: Acesso em 29/11/22.
Consumo Consciente: o que é e importância. eCycle. Disponível em: Acesso em 28/11/22.
Consumo Consciente: o que é e por que é importante?Liv Up Acesso em 28/11/22.
CRUZ, Camila Oliveira da. Consumo consciente. Info Escola. Disponível em: Acesso em 29/11/22
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Quem é o consumidor consciente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente . Acesso em: 29/11/22
O que é Consumo Consciente? Banco BV. Disponível em: Acesso em 29/11/22
RIBEIRO, Maurício A. Desafios do Consumo Consciente. Revista Rebia. Disponível em: Acesso em 28/11/22
RIBEIRO, Juliane A. & VEIGA, Ricardo T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração, São Paulo, 46 (1): 45-60 p., 2011.
TONI, Deonir de; LAURENTIS, F. & MATTIA, A. Consumo Consciente, Valor e Lealdade em produtos ecologicamente corretos. Revista de Administração FACES Journal, Belo Horizonte, 11(3): 136-156, 2012.
[1] O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo responsável. Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021.
Publicado por: ANDREWS DE MEDEIROS FERNANDES
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.