Carro elétrico por U$20 mil
As melhorias com a chegada da nova tecnologia.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A tecnologia dos carros elétricos se desenvolve na mesma velocidade da rotação de seus motores. E não é apenas com relação ao aperfeiçoamento das baterias, a estrutura das cidades evoluem juntamente com os carros. Nos Estados Unidos, uma fortuna de dinheiro público e privado está sendo investido para que residências, prédios comerciais e locais públicos se adequem para receber, já no final deste ano, os primeiros carros elétricos produzidos em grande escala.
Além disso, o governos federal e os governos estaduais e empresas de geração de energia estão trabalhando em conjunto para que o mercado de veículos elétricos se torne realidade o quanto antes. E é preciso mesmo agir rápido, pois o Leaf da Nissan, que chegará às concessionárias em dezembro próximo, já possui 20 mil encomendas e os pedidos não param de chegar. Para reservar um Leaf o consumidor deve depositar apenas U$99.
Porém, não é apenas o valor de depósito que agrada aos compradores, o melhor são os incentivos de U$7.500 do governo federal, U$2.500 dos governos estaduais que adotaram a política de incentivo ao carro elétrico (a exemplo do Tennessee e da Califôrnia) mais U$3.000,00 oferecido pela empresa de energia, no caso do proprietário ter instalado em sua residência equipamento de reabastecimento. Daí, com todos esses benefícios somados (U$13 mil), pode-se comprar o Leaf por U$20 mil. Continuando assim, não vai demorar muito para os veículos elétricos abocanharem boa parcela do mercado, como pretende o governo americano.
As estações de recarga que estão sendo instaladas nas residências servem a qualquer veículo elétrico, o Chevrolet Volt pode ser totalmente recarregado em 10 horas conectado em uma tomada comum de 110v ou em quatro horas por uma estação de 240 volts. A Chevrolet anunciou que irá oferecer um sistema chamado "Voltec" de 240 volts para as residências por preço estimado entre U$ 490 e U$1.475, dependendo dos requisitos elétrico de cada residência. Você pode acompanhar o processo de recarga de um Volt pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=qfZx6UdGJK8&feature=player_embedded
Por aqui o carro elétrico anda a passos de cágado
Infelizmente, pouco se fala ou faz para que o carro elétrico seja incentivado no mercado brasileiro. Porém, apesar de acanhadas, algumas experiências são tentadas.
A Companhia Paranaense da Energia (Copel), por exemplo, está fazendo a sua parte, inaugurando o primeiro posto de recarga elétrica, situado na área de desembarque do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), a fim de abastecer um Pálio Weekend da Fiat, o primeiro táxi elétrico em circulação no Brasil. A meta da Copel é contar com uma frota de veículos elétricos até a Copa do Mundo de 2014. Um ótimo exemplo a ser seguido. Aliás, mais uma vez, a capital paranaense sai na frente para servir de modelo em projeto de transporte. Bem que poderia ser seguida por outros governantes.
FONTE: http://www.nytimes.com/2010/10/08/business/08electric.html?_r=3
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/taxi-eletrico-comeca-rodar-pr-268744_p.shtml
Publicado por: evaldocosta
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.