Biodiesel: É a alternativa correta?
Biodiesel, polêmica sobre o assunto, desmatamento, esgotamento das capacidades do solo, aumento do preço dos alimentos,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Sabemos a importância de buscar uma alternativa para reduzir o uso do petróleo, no entanto chegamos a uma opção, o Biodiesel, mas será que é mesmo uma alternativa ou uma falta da mesma?
Essa é uma questão que envolve muitos debates, polêmicos por sinal, pois os ambientalistas alertam que, em conseqüência das grandes áreas de florestas que irão ser desmatadas e a produção intensiva da matéria-prima de origem vegetal leva a uma esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruição da fauna e flora. Sem esquecer que já se espera um aumento nos preços dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matéria-prima para a produção de Biodiesel.
Por outro lado, o Biodiesel é energia renovável e ajudaria na diminuição da emissão de CO2 na atmosfera, evitando ainda mais a abertura na camada de ozônio. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o Biodiesel.
Sendo assim, acredito que devemos discutir/repensar, na produção do Biodiesel, uma vez que seria a “solução” para um problema a nível global, mas que causaria também uma série de problemas, inerentes ao seu consumo.
Publicado por: Marcus Costa de Santana
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.