Topo
pesquisar

Biodiesel: É a alternativa correta?

Atualidades

Biodiesel, polêmica sobre o assunto, desmatamento, esgotamento das capacidades do solo, aumento do preço dos alimentos,...

Sabemos a importância de buscar uma alternativa para reduzir o uso do petróleo, no entanto chegamos a uma opção, o Biodiesel, mas será que é mesmo uma alternativa ou uma falta da mesma?

Essa é uma questão que envolve muitos debates, polêmicos por sinal, pois os ambientalistas alertam que, em conseqüência das grandes áreas de florestas que irão ser desmatadas e a produção intensiva da matéria-prima de origem vegetal leva a uma esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruição da fauna e flora. Sem esquecer que já se espera um aumento nos preços dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matéria-prima para a produção de Biodiesel.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outro lado, o Biodiesel é energia renovável e ajudaria na diminuição da emissão de CO2 na atmosfera, evitando ainda mais a abertura na camada de ozônio. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o Biodiesel.

Sendo assim, acredito que devemos discutir/repensar, na produção do Biodiesel, uma vez que seria a “solução” para um problema a nível global, mas que causaria também uma série de problemas, inerentes ao seu consumo.


Publicado por: Marcus Costa de Santana

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola