Benefícios dos telhados verdes para nossa qualidade de vida
Objetivos do o telhado verde, um sistema de cobertura vegetal utilizado em edifícios e casas e outras tendências ecológicas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Hoje em dia novas práticas sustentáveis estão ganhando espaço nos grandes centros urbanos graças a uma nova consciência que envolve um crescimento econômico equilibrado, preservando principalmente a nossa saúde e o meio em que vivemos.
Nessa tendência é proposta novas ideias que agregam mais verde as cidades carregadas de dióxido de carbono e com péssima qualidade de vida. Doenças respiratórias lotam hospitais e postos públicos.
Uma boa qualidade de vida passa por muitos aspectos sociais, familiares, psicológicos, de saúde e ambiental.
Nessa tendência o telhado verde é um sistema de cobertura vegetal utilizado em edifícios e casas com o objetivo principal de diminuir a poluição, além de servir como isolante acústico e também diminuir as ilhas de calor nas grandes metrópoles.
Embora possa parecer uma novidade do mundo contemporâneo essa técnica remete ao passado do século VI a/c com os Jardins Suspensos da Babilônia considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Já no século XX, mais precisamente nos anos 20 o arquiteto e urbanista Le Corbusier desenvolveu o conceito de Terraço Jardim cujo um dos intuitos era de recuperar o verde em meio a selva de concreto das grandes cidades.
Atualmente uma lei aprovada na cidade do Recife obriga a utilização de telhados verdes (Lei Municipal 18.112/2015), seguindo assim uma tendência já existente na França e outros lugares.
Além dos telhados verdes, também temos outros projetos interessantes como: ciclovias inteligentes, hortas urbanas e automóveis elétricos e o verde vertical onde destaca-se o trabalho do belga Vincent Callebaut, um arquiteto futurista que visa implantar verde vertical em edifícios residenciais e comerciais, além de projetos de manutenção da biodiversidade e redução dos níveis de carbono.
Muito se questiona sobre os custos desses projetos e sua manutenção, mas a tendência é que com o passar dos anos os custos sejam barateados, com a concorrência entre as empresas e o interesse no consumo da população.
É um novo paradigma que nasce, uma nova consciência coletiva, uma nova era de bem-estar, saúde, prosperidade e fartura. Assim o telhado verde é apenas uma peça na engrenagem de um mundo melhor, um mundo com menos CO2 na atmosfera e mais frutas nas árvores da sua rua.
Referências:
www.infoescola.com/historia/jardins-suspensos-da-babilonia/
pt.wikipedia.org/wiki/Terra%C3%A7o-jardim
www.archdaily.com.br/br/tag/telhado-verde
www.hypeness.com.br/2016/02/horta-comunitaria-oferece-alimentos-de-graca-para-moradores-do-capao-redondo/
ecotelhado.com/wp-content/uploads/2015/03/Lei-telhado-verde-Recife-2015.pdf
digitaispuccampinas.wordpress.com/2015/05/11/pesquisa-mostra-que-morar-proximo-de-arvores-diminui-chances-de-depressao/
Publicado por: Leonardo Tascone
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.