Whatsapp

Avanços tecnológicos na última década

Atualidades

Análise sobre os avanços tecnológicos que aconteceram na última década.

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

Avanços tecnológicos que aconteceram na última década

Avanços tecnológicos como casas conectadas, impressão 4D, formato Edge AI, baterias de ânodo de silício, ambientes de trabalho inteligentes, Machine Learning, smart dust (poeira inteligente) e dispositivos de exibição volumétricos são alguns exemplos disso.

2009: WHASTAPP

O WhatsApp foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton. Os fundadores contrataram um desenvolvedor russo e, inicialmente, lançaram o app para os usuários do iPhone. Hoje, é o aplicativo para trocas de mensagens mais usado no mundo. Inclusive, é tão presente no cotidiano das pessoas que elas mal se lembram de como era a vida sem essa tecnologia.

2010: FILME 3D

Em 2010, os filmes 3D se consolidaram no Brasil. O país saltou de 97 salas 3D, em 2009, para 258 no ano seguinte. Além disso, a oferta de filmes com essa tecnologia aumentou 60% no mesmo período, comprovando o interesse do público e da indústria.

2011: NETFLIX

Naquele ano, o serviço de vídeos por streaming chegou ao Brasil. A plataforma permite assistir a filmes e séries ilimitados em dispositivos como computadores, smartphones e TVs conectadas à Internet.

Com seus benefícios de um bom catálogo e preços acessíveis, a Netflix conseguiu driblar a pirataria e aumentar o número de assinantes consideravelmente.

2012: GOOGLE DRIVE

O serviço de armazenamento e sincronização da Google foi lançado em 2012. No início, a ferramenta oferecia 5 GB de espaço gratuito aos usuários, sendo possível contratar espaço extra. A sincronização é disponível em computadores, tablets e smartphones Android e iOS.

2013: NUBANK

A fintech, empresa financeira do setor de tecnologia, que trabalha com inovação é uma startup pioneira na área de serviços financeiros. No início, atuava apenas como operadora de cartões de crédito e teve um crescimento acelerado desde 2013, chegando a 10 milhões de clientes. Hoje, é considerada um “unicórnio” brasileiro, sendo avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

2014: UBER E SPOTIFY

Os aplicativos de transporte e de música mais populares do mundo chegaram ao Brasil em 2014 e revolucionaram os segmentos. Os serviços foram pioneiros na nova forma de ouvir música online e de se locomover pelas cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2015: CARROS AUTÔNOMOS

Em junho de 2015, a Google começou a testar seus carros autônomos. Além disso, os automóveis são elétricos e têm radares, sensores a laser e câmeras de detecção de objetos. O espaço interno é para dois passageiros e o volante pode ser retirado.

2016: POKÉMON GO

Pokémon GO é um jogo de realidade aumentada voltado para smartphones. O aplicativo chegou ao Brasil em 2016 e se transformou em um fenômeno em pouco tempo. O sistema utiliza o GPS para avisar ao usuário quando ele está próximo à localização de algum Pokémon que deve capturar.

2017: IPHONE X

O iPhone X foi considerado um aparelho revolucionário. Recursos como a tela que ocupa toda a superfície e a câmera inteligente que detecta gestos fazem desse smartphone uma das maiores invenções de 2017.

2018: PIXEL BUDS

Em 2018, a Google criou seus fones de tradução simultânea. Com a ajuda do Google Tradutor instalado em algum smartphone, eles foram lançados com a capacidade de traduzir até 40 idiomas em tempo real.

2019: RELÓGIOS COM ELETROCARDIOGRAMA

Relógios com eletrocardiograma, hambúrgueres vegetais com sabor de carne e cápsulas ingeríveis que captam imagens do intestino.

2020: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O ano de 2020 será o ponto de partida para a nova década. Hiperautomação (RPA: Robotic Process Automation), inteligência artificial, consagração do uso de vídeos, evolução no uso de tecnologias imersivas, cibersegurança, impulsionamento do uso de reconhecimento de voz, crescimento dos podcasts, consagração dos chatbots (e “brand avatars”), reconhecimento facial e fusão das mídias sociais com o e-commerce. Os próximos 10 anos prometem ser um período que será marcado para sempre na história. A transformação digital alcançará um novo estágio e a relação entre homem e máquina ultrapassará tudo o que já foi visto até os dias de hoje.

Referências bibliográficas

BAZZO, Walter Antonio (1998): Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: UFSC.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: 1988. disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 07 de maio de 2020.

PACTI – Plano de Ação 2007-2010: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, elaborado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

REIS, Dálcio Roberto. “Ciência e Tecnologia”. In: www.xadrezeduca.com.br/site/h4/

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

https://www.capes.gov.br/

http://www.mctic.gov.br/portal


Publicado por: Benigno Núñez Novo

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola