As três esferas da sustentabilidade
Clique e entenda um pouco mais acerca das três esferas da sustentabilidade.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, marca o advento da máquina a vapor, que utiliza o carvão mineral como fonte de energia. Desde então, o mundo passou por uma gradativa emissão de gases poluntes, que vem crescendo cada dia mais. Desse modo, países a partir de 1972, com a Conferência de Estocolmo, começam a se preocupar com a sustentabilidade no planeta, tendo como lema da conferência: "Produção, a principal causa da degradação."
Antes de mais nada, deve-se levar em conta que, em um país capitalista, o consumo é o principal "motor" que alimenta sua economia, sendo assim, empresas produzem cada vez mais, usufruindo dos recursos naturais e não os repondo. Por isso, é de suma importância que haja uma estabilidade entre o crescimento econômico e o equilíbrio ambiental, garantindo que não ocorra a mercantilização dos elementos da natureza e possibilitando que gerações futuras possam deles usufruir, sem nenhuma restrição por renda.
Segundo Lester Brown, "deve-se promover desenvolvimento econômico, visando minimizar os impactos ambientais." Ou seja, para construir uma consciência ecológica, é necessário que as três esferas da sustentabilidade - econômica, ambiental e social - caminhem lado a lado. Empresas, por sua vez, já estão se adequando a mudanças que colocam a esfera ambiental inclusa no modo de produção, como o reflorestamento ou a utilização de aquíferos para a remoção de dióxido de carbono, além da diversificação da matriz energética, em busca de novas fontes de energia renováveis.
Em síntese, para alcançar uma conservação de recursos naturais, é necessário que o mundo passe por mudanças econômicas e sociais, como a melhora na distribuição de renda na esfera econômica, assim, consequentemente, famílias melhorariam sua perspectiva de vida, e o alcance da esfera ambiental seria mais acessível.
Publicado por: Márjori Padoin
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.