Topo
pesquisar

Arquitetura Retrô

Atualidades

Como modernizar a casa sem abrir mão de móveis antigos que guardam a história da família?

Como modernizar a casa sem abrir mão de móveis antigos que guardam a história da família?

Os arquitetos Roberto Migotto, Marina Dubal e Gustavo Calazans e a designer de interiores Neza césar deram algumas dicas de como misturar diferentes épocas e obter um resultado suave na decoração.

“Ao entrar em uma casa onde tudo é antigo, parece que nos deparamos com um cenário de filme ou novela de época. Já os cômodos totalmente modernos ou só com móveis de design ficam parecendo um show room” analisa o arquiteto Gustavo Calazans.

Para evitar exageros é preciso prestar atenção na dosagem e pensar no resultado de maneira completa ao invés de pensar nas peças individuais.

“Se você juntar muitas coisas semelhantes, a tendência é que as pessoas enxerguem isso como um só bloco e não a decoração como um todo. Então, o ideal é colocar um pouco de cada coisa formando um conjunto harmonioso”, explica Gustavo.

Existem muitas formas de misturar estilos diversos sem deixar a decoração poluída. “A idéia é buscar sempre o equilíbrio visual”, afirma Roberto Migotto.

Para Naza César, o mix de características clássicas e modernas é essencial, afinal, “A mistura fica legal porque só o antigo fica muito pesado e só o moderno fica muito frio”.

Objetos de decoração de tamanhos variados e móveis antigos contam a história da família e , quando usados ao lado de elementos mais contemporâneos, dão o tom de atualidade e contam a história de quem mora na casa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa mistura de passado e presente também pode ser aplicada as construções antigas que exalam charme e beleza em suas estruturas. Edificações das décadas de 1940 e 1950, por exemplo, marcaram época e são referência na arquitetura moderna. Esses clássicos podem ficar ainda mais interessantes quando ganham nova roupagem, combinando técnicas e objetos de decoração modernos.

Para renovar conjugando o antigo com o novo de forma harmônica é importante saber quais são as características marcantes do estilo da época presentes no imóvel.”Tacos, ladrilhos antigos, forros, gradis, entre outros, são detalhes antigos que podem conferir muito charme e personalidade a um ambiente, integrando a arquitetura de interiores”, observa a arquiteta Marina Dubal.

Em todo caso, para obter bons resultados nesta viagem ao túnel do tempo, é necessário o acompanhamento de um profissional qualificado, pois o mesmo terá o bom senso de dosar corretamente cada elemento que compõe a decoração deixando-a aconchegante e agradável aos olhos.

Junte tacos, gradis, cubas e persianas, mãos a obra e BOA VIAGEM!!!

Autores: Edillayne Cristina & Rafael Pina

FONTES: Casa & Jardim (globo.com) (G1) / Jornal NH / Jornal Estado de Minas


Publicado por: Edillayne

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola