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Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento

Breve resumo sobre aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Aprendizagem organizacional é o processo de adquirir e compartilhar conhecimento e habilidades para alcançar objetivos corporativos. É uma abordagem centrada no desenvolvimento do indivíduo e da organização como um todo.

A gestão do conhecimento é uma parte importante da aprendizagem organizacional, pois envolve a identificação, a aquisição, a distribuição e a aplicação do conhecimento e informação na organização. A gestão do conhecimento permite que as organizações aproveitem a experiência e o conhecimento de seus funcionários, melhorando a eficiência e a eficácia da tomada de decisões.

A aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento são importantes para as organizações por vários motivos. Primeiro, ajudam a manter a competitividade, já que permitem às organizações aprender e se adaptar rapidamente à mudanças no mercado. Além disso, aumentam a eficiência interna, pois permitem que a informação e o conhecimento sejam compartilhados de forma eficiente e eficaz.

Para implementar eficazmente a aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento, as organizações devem estabelecer uma cultura de aprendizagem, encorajar a colaboração e o compartilhamento de informações, investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas e tecnologias de gestão do conhecimento. Além disso, é importante que as organizações estabeleçam processos eficazes de gestão do conhecimento, incluindo a identificação, aquisição, distribuição e aplicação do conhecimento.

Em resumo, a aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento são elementos-chave para o sucesso de uma organização. Enquanto a aprendizagem organizacional é o processo de adquirir e compartilhar conhecimento e habilidades, a gestão do conhecimento envolve a identificação, a aquisição, a distribuição e a aplicação do conhecimento na organização. Para implementar eficazmente essas estratégias, as organizações devem estabelecer uma cultura de aprendizagem, investir em treinamento e tecnologias, e estabelecer processos eficazes de gestão do conhecimento.

Referências

ZANINI, Georgia Barreto; PINTO, Marli Dias Souza; FILIPPIM, Eliane Salete. Análise bibliométrica aplicada à gestão do conhecimento. Conhecimento Interativo, v. 6, n. 2, p. 124- 140, 2013.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da ciência da informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica. 2008.

TERRA, José C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 2. ed. São Paulo: Negócio, 2001.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2006.

KLEIN, David. A gestão estratégica do capital intelectual: Recursos para a economia baseada em conhecimento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.


Publicado por: Adriel Silva Gomes

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.