Topo
pesquisar

Andiroba existe e merece respeito

Atualidades

Conheça Andiroba, o distrito pertencente a Esmeraldas - MG.

Muito embora esteja localizada a menos de 50 km de Belo Horizonte, a maioria de vocês nunca ouviu falar do Distrito de Andiroba.

Trata-se de uma comunidade (distrito) pertencente ao Município de Esmeraldas/MG, cujo acesso principal é feito pela rodovia-BR 040, sentido Sete Lagoas/MG (Brasília) e um pequeno trecho de estrada sem pavimentação (de terra) de aproximadamente 05 km. 

Andiroba fica há apenas 18 km da cidade de Esmeraldas. Entretanto a estrada não é pavimentada e, na maior parte do ano, é muito mal cuidada (exceto em ano de eleições municipais). Se não quiser passar por esta estrada, o morador de Andiroba deve fazer o contorno pela BR 040, sentido Belo Horizonte e na altura do Bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, pegar a MG 432. Não sei ao certo qual a distância por este caminho, mas acho que deve ser aproximadamente 35 km.

Os acessos a Sete Lagoas (aprox. 20 km) e a Belo Horizonte são pela rodovia BR-040 (duplicada), de pelos 05 km de estrada de terra.

O distrito é servido por três 03 linhas de ônibus com destinos para Esmeraldas, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Para Esmeraldas há apenas um horário, ida e volta, uma vez por semana. Para Sete Lagoas o ônibus da linha Contagem/Sete Lagoas, entra em Andiroba diariamente, tanto na ida como na volta. Por fim, para Belo Horizonte, há cinco horários diários, ida e volta.

Vê-se, portanto, que Sete Lagoas e Belo Horizonte são as cidades em que a população de Andiroba tem melhores condições de acesso, enquanto que a cidade sede, Esmeraldas, onde são resolvidos problemas ligados a registro de escrituras de imóveis , pagamentos de impostos municipais, emplacamento e licenciamento de veículos e questões relacionadas a processos na justiça comum, o contribuinte se obrigado a pagar um táxi se não puder esperar o ônibus semanal.

É um distrito centenário e os habitantes que ali nasceram ainda são os predominantes, embora haja atualmente, grande número de pessoas de fora e sitiantes que ali escolheram para descansar em finais de semana. O comércio local tem uma boa estrutura e conta com padaria, bares, lanchonete, açougues, depósito de material de construção, supermercados e um restaurante. Já os serviços públicos restringem-se a uma escola estadual de ensino fundamental, uma escola municipal de ensino pré-escolar , um posto de saúde que conta com uma servidora diariamente e médico uma vez por semana e um cartório de notas. O policiamento preventivo, na falta de um posto policial, é realizado pela polícia militar de Esmeraldas e de Ribeirão das Neves. No campo da religiosidade, há uma Igreja católica, de construção centenária, e quatro evangélicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por sua natureza bela e exuberante, Andiroba é bastante procurada por interessados em adquirir um sítio de lazer, sendo, também, passagem de motoqueiros e jipeiros em busca das trilhas peculiares da região.

Por fim, a população é acolhedora e pacífica, formando uma grande família. Aliás, o termo grande família não é apenas uma figura de linguagem, visto que realmente há uma ligação de parentesco entre a maioria das pessoas que ali nasceram.

Por fim, talvez por ser habitada por um povo bom, ordeiro e pacífico, é que as autoridades do município de Esmeraldas, sejam as que estão atualmente no poder, como todas as que ali estiveram nas últimas duas décadas, não se preocupam com as estradas, com mais horários de ônibus, com a assistência médica e odontológica, com o ensino regular de segundo grau, etc.

Entretanto, ao que tudo indica, esse sossego inerte da Municipalidade está com os dias contados. É que a nova diretoria da AMA (Associação dos moradores de Andiroba), eleita para o biênio 2010/2011, já está trabalhando antes mesmo da posse, como pude observar no domingo passado (dia 06/11/2009), quando, indignados com o estado precário da estrada que liga o distrito à BR-040, estava de prancheta e filmadora nas mãos, colhendo assinaturas em abaixo-assinado e filmando os carros serem arrastados por trator, de propriedade privada, para atravessarem o lamaçal causado pelas chuvas e pela falta de manutenção da estrada.

No Blog http://andirobaexiste.blogspot.com/ tem fotos algumas fotos de Andiroba/MG e foi postado o primeiro “causo” (conto) relatando um fato acontecido na vida de um peão boiadeiro, o Baiano. Vale a pena conferir.


Publicado por: Éder Ângelo Braga

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola