A Vaidade Moderna
Adequação aos padrões estéticos de uma sociedade moderna.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Numa sociedade moderna como a presente, repleta de inovações, tecnologia, cores e formatos desenvolvidos com o intuito de chamar a atenção, não é estranho pensar que as pessoas também sintam esse desejo, as vezes inconsciente, de ser visto e admirado. A isso deram o nome de vaidade, e diferente de outrora, não deve ser encarada como uma obsessão, mas sim como uma adequação aos padrões estéticos de uma sociedade moderna.
Não só as mulheres e pessoas com melhores condições financeiras, mas também os homens e pessoas mais pobres estão investindo cada vez mais na aparência. E esse fenômeno tem uma explicação plausível: pode parecer cruel, mas é fato que pessoas bonitas ocupam melhores cargos e ganham melhores salários, pois uma boa aparência passa a sensação de profissionalismo e perfeccionismo.
Outra motivação para essa mudança de comportamento é a pressão psicológica que a mídia causa nas pessoas. Estar rodeado de exemplos de padrões de beleza na música, televisão, cinema e em revistas faz um indivíduo comum se sentir "fora do eixo", com a sensação de que algo está errado com ele, então quanto antes se adequar aos padrões de beleza do momento, melhor.
Mas é claro que, mesmo com a grande quantidade de informações depositadas em propagandas cultuando a beleza e juventude, não se deve exagerar. A vaidade é bem vinda quando for para a melhora e conservação da autoestima de um indivíduo, mas nunca quando essa vaidade se transforma em obsessão. Já é de conhecimento geral que a busca incansável pela beleza a qualquer custo pode levar à doenças graves como a anorexia, bulimia ou ainda depressão.
Sabendo disso, a pessoa deve ter a sensatez de "reciclar" todo o conteúdo que recebe diariamente dos diversos meios de comunicação e utilizar somente o que for realmente bom.
Concluindo, ressalta-se que a vaidade hoje deve ser encarada como uma adequação aos novos padrões estéticos e não como uma obsessão sem fim. Deve ser cultivada desde que seja para gerar uma melhor qualidade de vida, e não para a autodegradação de uma pessoa.
Publicado por: tabata larissa
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.