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A língua inglesa na educação infantil deveria ser obrigatória a partir dos três anos de idade

Análise sobre uso da língua inglesa a partir dos três anos de idade.

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O ensino da língua inglesa vem sendo introduzido cada vez mais cedo nas escolas e no cotidiano das crianças brasileiras. Mas é realmente necessário ser bilíngue tão jovem? Ensino bilíngue é o ensino de um currículo acadêmico em dois idiomas diferentes. As línguas coexistem em um ambiente bilíngue e, a partir desse contexto; trabalham juntos da mesma forma e com o mesmo peso no currículo escolar. Estudar inglês na educação infantil parece ser vantajoso; muitos acreditam que o impacto é positivo na vida futura dos alunos.

Uma das razões pelas quais as crianças devem estudar inglês a partir dos três anos é que, atualmente, a língua universal é o inglês. De acordo com uma pesquisa de 2021 da Ethnologue, o inglês é a língua mais falada no mundo, com 1348 milhões de falantes. Uma língua mundial não se caracteriza apenas pelo número de falantes, mas também por sua distribuição geográfica e seu uso em organizações internacionais e relações diplomáticas. Ou seja, é o idioma padrão no comércio e no mercado de trabalho. Sabendo falar inglês é possível ter acesso a muito mais informações, por exemplo, mais livros, mais artigos, mais revistas e outros.

Estudar uma língua estrangeira desde cedo também abre portas para o futuro. Quanto mais cedo uma pessoa começa a estudar um segundo idioma, melhor ela se comunica. Os falantes de inglês podem se comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo. Possibilita trabalhar em empresas multinacionais, viajar de férias para qualquer lugar do mundo ou simplesmente assistir a um filme sem a necessidade de dublagem. No ambiente empresarial, o inglês tem sido o idioma padrão; e saber inglês é um requisito indispensável. Um profissional que fala um segundo idioma pode ter várias portas abertas, pois muitas empresas importam e exportam. Ou seja, dominar idiomas é desenvolver oportunidades de crescimento.

Apesar das vantagens que listamos, pode-se dizer que aprender um segundo idioma na educação infantil prejudica a alfabetização na língua materna, pois os alunos ainda estão aprendendo novos vocabulários, pronúncia, ortografia e gramática. No entanto, o cérebro infantil tem flexibilidade e, portanto, está pronto para absorver novas informações e receber novos estímulos. Assim, o pequeno tem habilidade suficiente para aprender os dois idiomas ao mesmo tempo.

Um estudo sobre o ensino de língua inglesa para pré-escolares de Porto Alegre com o tema (Aquisição/aprendizagem da língua francesa: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos) para professores, para elucidar suas crenças sobre porque é importante começar estudando LI desde pequenos, utilizam diversas metáforas, listadas a seguir (FORTE, 2010, p.97).

A professora da Escola A compara aprender inglês com a atividade de andar de bicicleta: “É como andar de bicicleta, depois que você fica velho não dá mais” A professora da Escola C diz que os alunos mais novos parecem aprender por osmose o que eles é passado para eles; a professora da escola E diz que os alunos pequenos são como esponjas, absorvendo tudo o que lhes é apresentado. A coordenadora da escola G, por sua vez, afirma que o processo de aquisição de uma língua adicional pelas crianças é algo mágico.

Os professores e responsáveis pelos alunos enfatizam que, por começarem a aprender cedo (crianças de 4 a 5 anos), os alunos desenvolvem uma pronúncia melhor do que os outros, que começam mais tarde (FORTE, 2010, p.87).

Outra vantagem de aprender inglês desde criança é a facilidade de aprendizado. A capacidade de aprender idiomas é bem desenvolvida nessa idade. Portanto, ao colocar a criança em um ambiente bilíngue desde cedo, de preferência ao mesmo tempo em que desenvolve seu vocabulário na língua materna, ela aprenderá com mais facilidade e passará a pensar na língua com naturalidade. Além disso, esse período de aprendizagem é mais autônomo, ou seja, há menos cobranças para os pequenos, facilitando a relação desenvolvida com a língua-alvo.

Por último, mas não menos importante, o aprendizado da língua inglesa na educação infantil pode resultar no desenvolvimento de novas habilidades. Uma das habilidades é ser melhor nos estudos em geral, a língua inglesa melhora sua memória e mantém seu cérebro ativo. Há evidências que sugerem que ser bilíngue e até mesmo estudar outro idioma pode proteger seu cérebro à medida que envelhece. Outra habilidade é aumentar sua inteligência não-verbal, quando você estuda um idioma você está criando conexões entre palavras, frases e ideias, e tentando lembrar 'sequências visuais' ao olhar para novas palavras, seu cérebro está procurando ativamente por relacionamentos entre as diferentes sons, palavras e ideias.

Diante dos fatos citados acima, podemos concluir que estudar inglês na educação infantil é bastante vantajoso, pois além de fazer a criança aprender o novo idioma, também estimula as funções cognitivas. A língua inglesa tem mais de 400 milhões de falantes nativos e é uma das línguas oficiais ou principais de mais de 50 países. A língua inglesa dá acesso a algumas das melhores universidades do mundo. O inglês é a língua de alguns dos maiores clássicos da literatura mundial. O fato é que quanto mais cedo você aprender a língua inglesa, mais cedo terá acesso aos benefícios citados acima.

REFERENCIAS

BRIGGS, H; Cientistas descobrem por que crianças têm facilidade de aprender mais de uma língua, 2022. Disponível em

FORTE, J. S. O; Ensino de língua inglesa para alunos da educação infantil em porto alegre: Um panorama crítico. Livros grátis, 2010. Disponível em . Acesso em 08, junho de 2022.

LEWIS, B; Que habilidades você ganhará ao aprender uma língua? 2022. Disponível em https://polyglotclub.com/help/language-learning-tips/language-skills/translate-portugueseacesso em 02 de julho de 2022.

QUADROS, A. R; 10 línguas mais faladas do mundo. Universidade do intercambio, 2021. Disponível em < HTTPS://www.universidadedointercambio.com/linguas-mais-faladas-do-mundo/ > Acesso em 10, fevereiro de 2022.

 

Uilkianne da Silva Vieira, 2022.


Publicado por: uilkianne da silva vieira

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