Whatsapp

A importância da implementação do acesso remoto nas empresas

Atualidades

Conceito de acesso remoto e a tecnologia em si, problemas enfrentados pelas empresas na implantação desse novo método de trabalho e tornar público os benefícios dessa tecnologia.

Resumo:

Esse artigo estuda a implementação do acesso remoto nas empresas. A estratégia usada foi avaliar o modo de uso, a adaptação das empresas e os benefícios dessa tecnologia. Em geral, observou-se que o acesso remoto tende a ser mais utilizado por corporações.

Palavras-Chave: Acesso remoto. Implementação. Adaptação. Importância.

Introdução

O acesso remoto tem crescido muito nesses últimos anos e tem se tornado importante, pois, tem facilitado para muitas empresas que necessitam de suporte à distância, por exemplo. Tem seus usos aplicados no ramo empresarial para facilitar, principalmente, em casos de suporte técnico ou acesso à sistemas e/ou banco de dados ou até mesmo ao seu próprio computador a partir de outro local desde que possua internet.

Para tanto o presente tema será a Importância da Implementação do Acesso Remoto nas Empresas.

Têm-se como problema de pesquisa a falta de informação sobre o acesso remoto que ocasiona na falta da acessibilidade das empresas ao acesso remoto.

O objetivo deste trabalho é apresentar ao usuário métodos já existentes que estabelecem uma conexão segura e eficiente entre os usuários e os seus respectivos sistemas utilizando os serviços de acesso remoto e mostrar detalhes sobre o acesso remoto em geral, ou seja:

  • Esclarecer ao usuário sobre o conceito de acesso remoto e explicar sobre a tecnologia em si;
  • Mostrar os problemas enfrentados pelas empresas na implantação desse novo método de trabalho;
  • Tornar público os benefícios dessa tecnologia.

Este trabalho fará um estudo em acesso remoto. Para apresentar possibilidades a pequenas e médias empresas, para que possam contratar serviços de menores custos, aumento de produtividade, otimização de processos internos, economia de tempo, entre outros.

Apresentar o acesso remoto como uma ferramenta útil e acessível para quem não conhece a mesma e esclarecer para as pessoas a facilidade que o acesso remoto pode trazer para o dia a dia das empresas.

Para tanto, o seguinte trabalho será estruturado da seguinte forma. No capítulo 1 será abordado a definição de acesso remoto, seus conceitos e a tecnologia de acesso remoto em geral. No capítulo 2 será abordado a questão do trabalho remoto nas empresas, a implementação da cultura de trabalho remoto nas empresas e a adaptação das empresas para esta nova realidade. No capítulo 3, serão abordados os benefícios do acesso remoto.

Acesso Remoto

Basicamente, acesso remoto pode ser entendido como conexão à distância. Acesso remoto é uma tecnologia que possibilita o acesso a um servidor privado (geralmente de empresas), por meio de um computador ou smartphone que esteja conectado fisicamente à rede daquele servidor.  Essa tecnologia, geralmente utilizada por meio da conexão na internet, possibilita o usuário a acessar arquivos corporativos, acessar banco de dados, compartilhar a tela do computador ou tablet, manutenção de servidores, dentre muitas outras possibilidades, podendo facilitar a vida de quem utiliza o mesmo.

É mais utilizado para suporte técnico de softwares, já que o técnico pode ver e até manipular a máquina (computadores com qualquer sistema operacional, em qualquer rede) do usuário a partir de um desktop, notebook, tablet ou smartphone, sem ser necessário estar diante da mesma.

Modo de uso

A maneira mais utilizada é por meio de VPN que irá estabelecer uma ligação direta por meio de um “túnel protegido”, dando acesso à algum servidor ou eletrônico, podendo assim acessar tranquilamente documentos, sistemas, softwares e mais sem a preocupação de ser interceptado por administradores de outras redes. Essa VPN que pode ser criada por meio do protocolo SSL (SSL é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados) ou Softwares. Por SSL a conexão pode ser feita utilizando apenas um navegador e um serviço de nuvem, no entanto, não se compara a segurança e a velocidade dos programas desktop que por sua vez, necessita de um software que utiliza o protocolo IPseg para fazer uma ligação direta entre os dois computadores ou o computador e o servidor, dentre outros.

Trabalho remoto nas empresas

O acesso remoto causou um grande salto nas empresas por conta da sua principal característica que é permitir que os usuários de um sistema possam interagir com ele à distância. A tecnologia desempenha hoje um papel fundamental dentro das empresas. Ela não é responsável apenas por otimizar processos, mas também gera valor para os negócios. Por isso, causa grandes transformações na estrutura corporativa, fazendo com que a dinâmica da companhia se adapte constantemente às novas demandas do mercado. Foi nesse contexto que surgiu o gerenciamento remoto, e a implementação desse conceito vem ganhando cada vez mais espaço, mostrando seu potencial para quem busca desempenho e eficiência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante destacar a necessidade de estabelecer uma conexão segura para evitar que o acesso remoto crie uma fragilidade na rede. Por isso, é indicado o uso de VPN para criptografar os dados transmitidos entre as duas pontas. Além disso, é preciso adotar uma ferramenta própria para o acesso remoto. Alguns sistemas operacionais (como o Windows, o Mac OS e o Linux) oferecem ferramentas nativas para isso. Se o objetivo for rodá-lo em um navegador, isso pode ser feito com programas específicos. Entretanto, o mais comum é utilizar ferramentas com VPN para garantir um nível de segurança adequado.

Adaptação das empresas para essa nova realidade

O grande desafio das corporações que decidem adquirir esse método de trabalho, é reduzir os pontos negativos, mas, para que esse modo de se trabalhar funcione, o ponto primordial é o bom senso tanto por parte da empresa como por parte do funcionário. A empresa por sua parte deve ter em mente que não pode punir o funcionário por ele não estar disponível para “horas extras” fora do seu horário de trabalho, em finais de semana ou durante feriados ou férias, e igualmente, o funcionário deve sempre ter a consciência de que horário de trabalho é “sagrado” para ele, pois, ele estando fora do ambiente de trabalho não significa que o compromisso dele com a empresa não é o mesmo de como se ele estivesse no ambiente físico da empresa. Outra dificuldade na implantação do acesso remoto é a dificuldade no engajamento dos funcionários, que é um cenário que não aparece somente na implantação do acesso remoto, então, ainda há um trabalho árduo pela frente para que as empresas possam quebrar a barreira de se adaptar à novas realidades.

Benefícios

O acesso remoto, veio para facilitar a vida das empresas e de alguns funcionários que necessitam do mesmo para trabalhar, esse método de trabalho possui vantagens para o funcionário e para as empresas. Quanto ao funcionário existe a possibilidade de reduzir ou mesmo eliminar o tempo gasto na deslocação casa-trabalho, economia no gasto de combustíveis, flexibilização do horário de trabalho, permitindo conciliar vida profissional e familiar, flexibilização do local de trabalho, autonomia relativa, com a diminuição dos constrangimentos hierárquicos, clima de trabalho mais confortável, etc. E para as empresas existe uma gigantesca redução de custos pelo altíssimo custo-benefício, aumento da produtividade, maior facilidade de recrutamento de pessoal (independentemente do seu local de residência, redução dos investimentos em infraestruturas de transportes, integração, no mercado de trabalho - combatendo a exclusão social - de pessoas que não podem sair de casa (idosos, portadores de deficiência, donas de casa, etc.).

Conclusão

O objetivo deste trabalho foi fornecer elementos para se compreender basicamente o que é acesso remoto e a sua importância na adaptação das empresas por meio dessa ferramenta digital. Nesta tarefa, narrou-se a sequência dos eventos sobre Uso, Adaptação e Benefícios. Desse modo, podem ser extraídas algumas ideias gerais, conforme a seguir descrito.

Esse recurso está ganhando rapidamente mais espaço no mercado, por proporcionar diversas vantagens para o empreendimento. Ele permite o contato entre profissionais, clientes e gestores, sem impedimentos com a distância.

É um recurso que tem muito a oferecer para o seu empreendimento, permitindo que seu negócio tenha mais agilidade e produtividade. Você pode deixar os processos mais práticos, economizar recursos e desenvolver um atendimento mais eficaz.

Referências

ALVERNAZ Amanda, RYDER Leah e MOON Lauren. O Teletrabalho - conceito e implicações. Disponível em: < https://info.trello.com/hubfs/ebook_RW_Brazil/Guia_Trello_como_aderir_ao_trabalho-remoto.pdf?hsCtaTracking=e8a3d501-3a0f-4888-a89a-f28d6556ae03%7C1a81a2f0-8774-4bcc-b2ee-574c3f23acd0/>. Acesso em: 9 nov. 2018

ALVES, Paulo. O que é acesso remoto? Entenda tudo sobre conexão à distância Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2018

SERRA, Paulo. O Teletrabalho - conceito e implicações. Disponível em: . Acesso em: 9 nov. 2018

SITE MundoRH. Os desafios e benefícios do home office para as organizações. Disponível em: . Acesso em: 9 nov. 2018

SITE Panorama Positivo. Tudo o que você precisa saber sobre gerenciamento remoto. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018

SITE PT Computador. Seis Características de um acesso remoto eficaz. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2018

 

Felipe Rogério da Silva; Ana Carolina Pereira de Souza

Faculdade Paraíso do Ceará

R. da Conceição, 1228 - São Miguel, Juazeiro do Norte - CE, 63010-220


Publicado por: Felipe Rogério da Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.