A Escola Pública de ontem e a Realidade de Hoje
Clique e confira uma reflexão e comparação da escola pública de hoje com a de anos atrás.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Para as pessoas que vivenciaram a escola de alguns anos atrás, e presenciam os atuais acontecimentos da escola pública no Brasil hoje, nota uma mudança catastrófica com relação ao comportamento dos alunos, falta de interesse pelo conteúdo e desrespeito pelos professores são apenas alguns dos problemas enfrentados em sala de aula, além desses uma série de problemas chegam a se somar tomando o efeito de uma bola de neve, onde o bullying e a violência torna-se o ponto mais crítico desse somatório de dificuldades.
Mas onde estará o ponto chave dessa mudança de atitudes? Será que a escola é a única responsável por toda essa mudança? A essas indagações podemos colocar inúmeras outras. Os estudiosos das didáticas escolares propõem suas teorias até certo ponto magníficas nas suas apresentações teóricas, mas quando nós profissionais da educação tentamos colocá-las em prática no nosso dia a dia, ficamos com a perturbadora sensação que não funcionou como deveria, ou pelo menos como os especialistas achavam que funcionaria.
Nós sabemos que apesar dessa famigerada crise econômica que passa a nossa nação, o governo federal ainda continua a enviar recursos suficientes para a educação de todo País, mas que infelizmente nunca chegam à sua totalidade no objetivo a que foram direcionados. Mesmo assim os recursos são suficientes para ser feito um excelente trabalho dentro da escola pública, apesar dos descasos com a coisa pública pela grande maioria dos governantes.
Se nós compararmos a escola pública de hoje com a de anos atrás, fica óbvia a estratosférica diferença de qualidade, onde a quantidade de recursos era bem inferior, e mesmo assim a qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos no tocante ao interesse era muito superior aos dos dias atuais. A educação é o ponto básico para estruturar toda uma sociedade, e isso não é novidade pra ninguém, porém a forma indiscriminada de tratamento dispensada aos professores, que tentam produzir e elevar a qualidade da educação em nosso País tem mostrado o outro lado obscuro da nossa realidade educacional. Uma infeliz realidade que privilegia a quantidade e faz por desmerecer a qualidade, deixando de forma clara o reflexo de tudo isso, que pode ser constatado na qualidade limitada dos bons profissionais que existe hoje no mercado de trabalho.
Só existe uma atitude real que pode mudar esse jogo, e essa atitude é a retomada do interesse familiar pelos alunos da escola pública, procurando incentiva-los e mostra-los a verdadeira função da escola como meio de integração social, informando-os sobre a importância do respeito e da obediência dentro das unidades escolares, e que as lições de hoje, podem fazer uma grande diferença no futuro profissional e social de cada um deles amanhã. Somente dessa forma e com essa parceria entre escolas, educadores e familiares a mudança positiva poderá num futuro próximo brotar bons frutos.
Outro ponto extremamente negativo é esse terrível impasse salarial, e essa diferença salarial dos professores Brasil afora. O governo federal impõe suas formas de avaliar a educação pública a nível nacional, criticando e na maioria das vezes reduzindo recursos federais daquelas instituições que não atingiram tais metas, tudo isso de forma linear e de forma igualitária, no entanto, o governo federal e os nossos “representantes Parlamentares”, continuam contrários à federalização salarial dos professores, o que não deixa de ser uma controvérsia quando falamos em um mesmo objetivo a ser alcançado.
Publicado por: JORGE LUCENA
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