Topo
pesquisar

A Escola e o Mercado de Trabalho

Atualidades

Clique e confira uma reflexão acerca da escola e o mercado de trabalho.

A conquista e a evolução sempre se fizeram presentes na vida do homem, desde os primórdios da civilização humana, porém a busca cada vez maior por benefícios e melhorias de uma forma geral, dentro da sociedade a que o mesmo faz parte, torna-se necessária, já que a evolução principalmente no campo profissional pode trazer inúmeros benefícios financeiros, o que na sociedade moderna que fazemos parte hoje, é algo que pode trazer conforto e status, e consequentemente uma vida mais digna, tanto para o indivíduo como para seus familiares.

Toda conquista tem um preço, e a evolução de uma pessoa dentro da sociedade a que ela faz parte, não podia ser diferente, a busca constante por um bom emprego, ou até mesmo uma aprovação em um concurso público, exige de qualquer um, interesse, empenho, e principalmente objetividade. A vitória conquistada de forma honesta hoje em dia, é motivo de grande concorrência, prova disso são os diversos concursos públicos realizados pelas instituições federais, estaduais e municipais.

As escolas tanto particulares como as públicas, procuram dentro de suas regras e didáticas mostrar aos alunos, o quanto a ascensão profissional torna-se competitiva com o passar do tempo, e a necessidade de focar o nosso objetivo em uma profissão, matéria, ou conteúdo a que temos uma maior afinidade. Visando com tudo isso, mostrar ao aluno quais opções a nossa sociedade oferece, e qual delas se encaixa melhor no seu perfil dentro do mercado de trabalho. Procuramos incansavelmente mostrar com clareza, que não basta apenas o emprego ou a profissão, mas a satisfação naquilo que cada um vai escolher para fazer por toda sua vida. Junto com a combinação dessas possibilidades com certeza estará a vitória e a Ascenção profissional.

Infelizmente dentro da escola pública hoje, os Professores encontram grandes dificuldades para mostrar aos alunos, o quanto é importante à objetividade e o interesse nos conteúdos trabalhados em sala de aula, já que a importância dos mesmos é óbvia quando queremos de forma honesta conquistar a Ascenção profissional dentro de nossa sociedade. Como fator principal dessa dificuldade, podemos destacar vários, mas a falta de participação dos pais ou responsáveis, junto aos profissionais da educação no sentido de melhorar a compreensão dos alunos, apesar das grandes modificações já conquistadas, é a maior delas, muita coisa ainda há de se conquistar dentro da escola, principalmente quando nos referimos à escola pública.

Portanto podemos concluir que para uma pessoa que sonha em ser independente financeiramente, e almeja uma boa colocação dentro de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o interesse e a compreensão do que se deseja fazer é o que deve ser objetivado e colocado em prática, para mais tarde ser posto a prova na disputa por um concurso público, ou uma vaga em alguma loja ou empresa. Somente dessa forma, é que será observado o quanto são importantes os conteúdos trabalhados em sala de aula para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola