Topo
pesquisar

“O caminho da reforma política no Brasil”(opção 1)

Atualidades

O surgimento da reforma política.

Em teoria a reforma política surgiu para proporcionar mudanças nas leis e na estrutura política do Brasil. É mais uma tentativa de finalmente se ter uma democracia efetiva.

Tais reformas estão sendo prometidas a mais de duas décadas, onde projetos foram idealizados e até hoje não saíram do papel, nada foi de fato realizado.

Não basta enviarem projetos reformistas ao congresso e deixar que sejam esquecidos. É como ter ótimas idéias, soluções e nunca contá-las, deixá-las guardadas em um caderno de anotaçoes.

A sociedade ainda não se deu conta da grande capacidade que possui para poder corrigir e reformar qualquer “falta de apetite” dos políticos.

Porém, aos poucos, as mudanças estão acontecendo. Exemplo disso foi a proposta fichas-limpas, garantida por mais de 1,5 milhões de cidadãos que após uma longa espera, recentemente foi aprovada pela câmara.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É impossível esperar progressos expressivos no que diz respeito á política do país, cujo progresso penosamente lento, depende do conjunto da sociedade.

Por isso, vale lembrar que as eleições estão chegando! Em menos de três meses, 134 milhões de eleitores brasileiros vão as urnas eleger 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais e principalmente um novo presidente da República.

Não podemos perder esta oportunidade. A escolha é nossa: fazer cada um sua parte de eleitor e cidadão, votando com consciência por um Brasil que queremos ou se sujeitar a mais quatro anos de corrupção, escândalos como os diários secretos, caixas dois e mais desvios do dinheiro público de inúmeras maneiras possíveis e improváveis, resultantes do descaso que os representantes da sociedade fazem do poder executivo e legislativo.


Publicado por: Lika Hahne

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola