XlV Bienal Internacional de Escultura de Carrara
Bienal Internacional de Escultura de Carrara é um evento cultural organizado pela primeira vez em 1957, em Carrara.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A Bienal Internacional de Escultura de Carrara é um evento cultural organizado pela primeira vez em 1957,em Carrara,na Itália,e ideado pelo parlamentar e carrarese Antonio Bernieri.
O intuito,bem sucedido, do italiano era o de exaltar e confirmar o papel de Carrara como capital mundial do mármore.Carrara é uma cidade italiana da região da Toscana, com cerca de 65.560 habitantes.
Quando criada,o cenário internacional já havia a Bienal de Veneza(1895),a Carnegie International de Pitsburgo(1836),a Bienal de Whitney Museum (1932),a Bienal de São Paulo (1951),mas a Bienal de Carrara,diferenciado-se das demais, deu uma própria singularidade e especificidade de ligação à escultura. Desde então foi definida sob forma de concurso internacional,modelando o seu regulamento com base no da Bienal de Veneza e da Quadrienal de Roma.
Para se ter noção da importância do evento,na primeira edição esteve presente o renomadíssimo pintor, escultor e desenhista espanhol Pablo Picasso.
Desde 1957 o evento nem sempre manteve a periodicidade prevista para uma bienal(dois anos).De 1973 a 1996,por exemplo,o evento não aconteceu por motivos económicos.Dai então,graças a Maurizio Calvesi,o evento voltou a ter a periodicidade de dois anos.Essa VIII edição contou com personalidades importantes como Louise Bourgeois, Mario Ceroli, Cèsar, Enzo Cucchi, Igor Mitoraj, Robert Morris, Arnaldo e Giò Pomodoro.
Para esse ano está confirmada a XIV edição e como sempre,são esperados grandes nomes das artes,como o irreverente e sempre muito polêmico italiano Maurizio Cattelan e o chinês Cai Guo-Qiang,muito conhecido por suas obras contemporâneas e show com fogos de artifício.
O show pirotécnico de abertura dos jogos Olímpicos de Pequim foi obra sua.
O Brasil também marca presença esse ano com o paulistano Marcelo Cidade.
Esse ano a Bienal está sendo organizada por Fabio Cavallucci e o tema é "Post Monument".O evento acontece entre os dias 26 de Junho e 31 de Outubro,e como não poderia deixar de ser,em Carrara,na Itália .
Publicado por: Murillo Fiore
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.