Whatsapp

Barroco

Arte

Barroco, O que é Barroco, Quando surgiu o manifesto Barroco, Artes plásticas, Música, Teatro, O que compõem o Barroco, Como caracteriza o Barroco.

Tendência que se manifestou nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro, no começo do século XVII. Teve início na Itália e se espalhou por Espanha, Holanda, Bélgica e França. Na Europa, permaneceu até meados do século XVIII. Atingiu América Latina do início do XVII até o fim do século XVIII.

Em um período em que a Igreja Católica tentava recuperar o espaço perdido com a Reforma Protestante e os reis se davam poderes divinos, a arte barroca buscou conciliar a espiritualidade e a emoção da Idade Média com o antropocentrismo (homem como centro de tudo) e a racionalidade do Renascimento. A característica mais marcante do Barroco é o contraste e a contradição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fase final do barroco foi o rococó, originário da França no século XVIII durante o reinado de Luís XV. Caracterizava-se pela abundância de curvas e de elementos decorativos, como conchas, laços, flores e folhagens. Os temas era inspirados nos hábitos da corte e na mitologia greco-romana.

Artes plásticas – As pinturas revelavam contrastes de cores e jogo de luz e sombra.

Literatura – Caracterizava-se pelo retorno às questões espirituais em oposição ao racionalismo renascentista.

Música - Predominava uma música voca-instrumental voltada para o texto a ser cantado.

Teatro – Refletia o espiritismo da época: atormentado, tenso e pessimista. A linguagem era rebuscada.


Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.