Você fechou o ano zerado?
Perguntas que devemos fazer a nós mesmos quanto ao nosso desempenho do ano que passou,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
No final de cada ano, nos motivamos virar o ano como se nada pudéssemos dever. É como nos conceder a oportunidade de começar uma nova vida, com novas chances nas relações e no trabalho. Este clima de zerar as contas nos traz a possibilidade de fazer um balanço de nossa vida e de nossa carreira.
É importante que façamos algumas perguntas a nós mesmos quanto ao nosso desempenho no ano que passou, como por exemplo: Você bateu suas metas profissionais para o ano de 2008? Sua empresa cresceu tanto quanto o esperado? Seu departamento atendeu conforme o planejado? A crise econômica não alterou as previsões? Se a resposta a todas essas questões é sim, você tem todo o direito de sentir que fechou o ano zerado.
E sua carreira quanto evoluiu no ano que passou? Evolução não significa promoção, mas aprendizado, crescimento pessoal, novos desafios enfrentados, competências adquiridas ou desenvolvidas e pontos fracos administrados ou solucionados.
Isto não significa, no entanto, que as dificuldades do ano que passou serão esquecidas. Algumas reflexões são obrigatórias, embora pareçam demasiado íntimas para o universo corporativo. Será que melhoramos a nossa capacidade de nos relacionarmos durante o ano. O que isto tem a ver com os negócios empreendidos? Tudo claro. Negócios, como se sabe, são feitos com base em relacionamento.
Se, a partir desta reflexão, você constata que suas relações não evoluíram ou que sua visibilidade no mercado diminuiu, ou que não incorporou aprendizados ao longo deste ciclo, é hora de rever o seu direcionamento de carreira.
Se, durante este contato interno, o sentimento for de inquietação, é necessário aprofundar a reflexão para entender o que está em conflito com a sua integridade. Já se a sensação é de felicidade diante dos resultados alcançados no ano, certo de que está confortável e seguro para revalidar as direções, parabéns.
O recomendável também é você investir na sua auto-análise mais tempo que direciona a revisão de planos e metas para a sua organização. Certamente ela lhe paga para que você pense no futuro dela, mas, não esqueça de dispensar um tempo à construção do seu futuro. Já dizia um amigo de respeito, afinal, onde está o seu tesouro, lá estará o seu coração.
Amazildo de Medeiros – Analista Organizacional
Matéria Técnica – Resumo/resenha
Publicado por: Amazildo de Medeiros
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.