A tecnologia impulsionando as vendas
Deixar a tecnologia faer parte da sua vida.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Estamos na era da Internet. São e-mails, comunidades, arquivos, downloads que fazem da nossa vida uma loucura pela busca da informação. A tecnologia veio para facilitar nossa vida, transformando bits e chips em resultados. E você vendedor? Como tem aproveitado as maravilhas tecnológicas que estão à sua inteira disposição? Vai me dizer que você ainda está vivendo o saudosismo das anotações em papel e aquele monte de fichas de clientes que com o tempo só fazem em ganhar volume e poeira. Nunca ouviu falar em banco de dados? E em CRM? Ih não sabe que bicho é esse? Como você acha que estou aumentando consideravelmente a minha carteira de clientes? Bom, assim como a informação, os segredos de vendedor também precisam ser compartilhados e aí vão algumas dicas muito importantes para você otimizar seu tempo e aumentar suas comissões com a utilização da tecnologia.
E-mail: Faça da comunicação via e-mail uma ferramenta com poder de propagar sua mensagem aos quatro cantos do mundo.Use e abuse, mas com muito bom senso. Aprenda as técnicas para envio de e-mails para vários destinatários com campo oculto, assim você exercita um principio básico da venda: O cliente quer ser especial e por isso ele se sentiria desprestigiado se você enviasse a mesma proposta para centenas de outros clientes. E fique por dentro das regrinhas de etiqueta na Internet.
Telefonia: O Telefone é uma ferramenta importantíssima para o vendedor que tem bons argumentos e atitude para ligar para o potencial cliente. Fique por dentro das novas tecnologias e pacotes que as operadoras oferecem. Assim seu bolso agradece. Se você quiser economizar mais ainda, busque informações sobre o VoIP, uma tecnologia que permite voz sobre IP. Pasmem mas ao economia chega a 80% e você ainda fala bem baratinho pra outras cidades e para o exterior.
MSN/Skype: Grandes negócios são feitos através da comunicação instantânea em softwares com o MSN e Skype. Imagine a facilidade em enviar orçamentos e responder as objeções de um cliente de outro estado? Talvez ele te solicite uma apresentação do seu produto e você pode enviar aquele lindo slide acompanhado do vídeo da sua empresa. Com certeza fica mais fácil vender, não acha? Ah e para quem deseja economizar ainda dá pra iniciar uma conversa com vídeo e áudio. A tecnologia é mesmo uma “mão na roda”
Office: Fique por dentro do pacote de aplicativos para escritório da Microsoft.Seu cliente com certeza irá se impressionar com o orçamento profissional que você fez no Word, ou quem sabe ele fique se perguntando como você conseguiu produzir gráficos que mostram como ele economizará adquirindo seu produto ou serviço. Talvez ele queira alguma apresentação das características do seu produto e você pode enviar algo realmente profissional desenvolvido no Power Point.
Comunidades: Você já deve ter ouvido falar em Orkut, Gazzag, Facebook e outras comunidades onde podemos encontrar amigos e fazer contatos. Mas você vendedor é um privilegiado porque agora pode contar com a comunidade venda mais (www.comunidadevendamais.com.br). Um site onde os profissionais de vendas se cadastram e fazem contatos com outros profissionais. E tudo isso é de graça para você. Aproveite para fazer contatos e aumentar sua rede de clientes e parceiros!
Website: Se você quer realmente entrar para o seleto grupo dos vendedores que marcam presença na Internet, experimente ter um web site com seus produtos, serviços, formulário para contatos. Aí fica mais fácil, porque os clientes poderão entrar em contato de qualquer lugar. Se você quiser facilitar ainda mais pode criar uma loja virtual para oferecer seus produtos e/ou serviços :-)
CRM: O sistema de relacionamento é mais uma ferramenta que você pode utilizar para fidelizar clientes e atender as suas expectativas. Imagine um software onde você tem acesso a todas as solicitações feitas pelo seu cliente ao longo de anos. Talvez você seja daqueles que não lembra nem o que comeu ontem :-) Além disso, você fica sabendo suas preferências e tem como filtrar essas informações para extrair grandes oportunidades de negócio. Deixe a tecnologia fazer parte da sua vida! Desse jeito você ganha tempo, dinheiro e ainda sobra um tempinho para você se divertir um pouco no computador!
Publicado por: André Vinícius da Silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.