Se quiser ser veloz, vá devagar
A importância de acelerar e frear no momento certo, o que deve ser feito para se tornar um indivíduo "equilibrado",...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Passamos muito tempo de molho no culto à velocidade, afirma Carl Honoré, autor e um dos promotores do slow movement - movimento mundial que visa atender ao pedido, tantas vezes citado, de Napoleão Bonaparte – “Veste-me devagar, que tenho pressa” – ou à ordem do imperador romano Augusto – “Apressa-te devagar”, máximas representadas historicamente por imagens como a do “lento” caranguejo segurando a “veloz” borboleta.
No livro Performance at the Limit: Business Lessons from Formula 1 Motor Racing, de Mark Jenkins, Ken Pastenak e Richard West assegura que eles escolheram a formula 1 porque serve de exemplo e inspiração para aqueles que procuram conseguir resultados excelentes trabalhando no limite de suas possibilidades.
Os autores garantem que a velocidade, não é o segredo que distingue essa “indústria de corredores” e suas equipes. O segredo está em certos princípios que permitem acelerar e frear no momento certo: manter uma comunicação aberta e constante; isolar o problema e não a pessoa – já que a cultura da culpa não ajuda a resolvê-lo.
Organizar-se ao redor de processos, redes e relações informais; alinhar os objetivos de indivíduos, equipes e sócios; manter o foco; tomar decisões rápidas e aprender com os resultados; ser consciente de que as verdadeiras vantagens estão nos limites; ser realista; não supor que se pode ganhar sempre; dispor de uma “carteira de líderes” em todos os níveis de organização, também faz parte destes princípios.
A mensagem do livro não fala de velocidade extrema ou de “corredores” impetuosos e obcecados. Fala de equipes e indivíduos “equilibrados”, como diziam Napoleão Bonaparte e o Imperador Augusto.
Amazildo de Medeiros – Analista Oganizacional
Matérias Técnicas - Análise Resumo.
(Fonte: HSM Management Tendências janeiro/fevereiro -2006)
Publicado por: Amazildo de Medeiros
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.