Topo
pesquisar

Rumo a uma empresa criativa

Administração

Rumo a uma empresa criativa, o desenvolvimento da criatividade, a formação organizacional correta, como estimular a criatividade, as inovações corporativas, liderar profissionais criativos.

Embora algumas pessoas contem com uma aptidão natural para o pensamento criativo, essa habilidade também pode ser desenvolvida por meio de estruturas, ambientes e processos e, acima de tudo, contando com uma gestão eficiente. Esse é o segredo do sucesso de empresas, nas quais os gestores contam com a liberdade e os instrumentos necessários para o pensamento criativo.

A formação organizacional correta é capaz de estimular a expressão criativa dos integrantes mais tímidos e permitir a manifestação dos melhores talentos e do pensamento criativo dos colaboradores. É preciso ter cuidado para que as organizações não reprimam a criatividade ao conter idéias dentro de padrões rígidos, implementando uma cultura capaz de represar a inovação. Um gestor criativo pode ajudar as pessoas a seguir em frente, diz Jim Wilson, pesquisador de genética da University da Pennsylvania.

Para estimular a criatividade, os executivos precisam compreender os movimentos, a massa crítica e os pontos de desequilíbrio do processo de desenvolvimento de soluções criativas. Ao reconhecer essas fazes, conseguem proporcionar os estímulos corretos no momento adequado. A orientação “fazer o melhor possível” também ajuda a liberar as pessoas do medo das críticas, situação que engessa a criatividade, revela Denize Scott Brown da Rice University.

Algumas vezes, as rotinas podem ser importantes para a criatividade. Apesar do mito de que pessoas criativas têm idéias apenas quando a inspiração se manifesta; muitos criadores adotam uma programação rígida para seu trabalho – alguns desligam os telefones e se encerram em um ambiente durante determinado período do dia, estando ou não dispostos a criar. A medida não significa que um expediente fixo seja uma solução mágica. Na verdade, é preciso criar o equilíbrio correto entre estrutura e liberdade. É preciso que as pessoas ousem, sem agir de modo irresponsável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As empresas enfrentam diversos obstáculos, como os processos referente a orçamento e planejamento, capazes de afetar a criatividade. Como algumas forças presentes nas organizações podem se comportar como “glóbulos brancos” (que se mobilizam para combater “novidades” no organismo), às vezes é preciso proteger os colaboradores mais criativos e suas idéias novas das “defesas corporativas”, que podem inibir a inovação antes que as possibilidades tenham chance de se consolidar. O conhecimento é criado por indivíduos criativos e com apoio da organização.

As inovações corporativas nem sempre partem de recém-chegados ou de profissionais limitados pelo conhecimento convencional do setor em que atuam. São muito importantes os pontos de vistas de outras áreas, pois a criação é um processo coletivo. Os executivos devem ter em mente habilidades mais amplas em vez de valorizar especializações técnicas limitadas. Entre os colaboradores, a capacidade de “pensar grande” muitas vezes vale mais do que uma base ampla em uma disciplina específica.

Liderar profissionais criativos consiste basicamente em dar-lhes inspiração. Se eles não tiverem envolvimento com a tarefa que estão desenvolvendo, farão um trabalho profissional, mas sem destaque. Com freqüência, isso significa que os executivos devem contratar profissionais mais “ligados ou antenados” do que eles próprios. Quem lidera uma equipe multidisciplinar funciona como um homem de sete instrumentos que não é mestre em nenhum, diz Raph Koster, responsável pela criação da Sony Online Entertainment.

Amazildo de Medeiros – Analista de Organização
Matérias Técnicas - Análise Resumo.
(Fonte: HSM Management Tendências março-abril -2007)


Publicado por: Amazildo de Medeiros

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola