Topo
pesquisar

Quando a situação é confortável

Administração

Quando a situação é confortável, a estagnação é eminente.

Como vai a economia brasileira? Vivendo momentos confortáveis, não é verdade? Não importa muito a razão, o fato é que as vendas de TVs de LCD, notebooks, lava-louças, entre outros artigos contabiliza crescimento de até 250%. O setor automotivo, também registra performance acumulada de vendas é invejável.

A produção de veículos em julho foi de 320 mil unidades, tendo a indústria registrado o melhor resultado mensal de sua história. O acumulado do período (mais de dois milhões de unidades produzidas) é também recorde, significando crescimento de 21,8% sobre mesmo período de 2007. No varejo, a venda de veículos, até julho, revela o recorde de mais de 1,7 milhões (emplacamentos) significando expansão da ordem de 30% sobre mesmo período do anterior.

Com o setor de motocicletas não é diferente. O mercado de duas rodas vem mudando de patamar a cada ano. As previsões dão conta de mais de dois milhões de motos para esse ano e, a continuar assim, não vai demorar muito para a frota de duas rodas superar a de automóveis. O grande beneficiado é o consumidor que tem muito mais opções na hora da compra. Porém, nos revela o velho ditado: “quando a situação é confortável, a estagnação é eminente”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seria esse um bom momento para as empresas rever conceitos esquecidos? Estamos preparados para “navegar em mares revoltos”? Temos boas estratégias para combater os novos players que certamente surgirão tentando abocanhar parte deste crescimento? Estamos prontos para encantar clientes a cada dia mais exigentes? Essas são apenas algumas questões num cenário em que prosperarão os que conseguirem perceber novas oportunidades e agir com inteligência e de forma direcionada.

O que não faltam são previsões diante do mercado crescente, mas a única certeza é que teremos que estar atentos e fazer diferente e melhor se quisermos prosperar. Neste contento, nos ensina o ilustre compositor Geraldo Vandré: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

E quanto a você? Acha mesmo que está pronto para evoluir o seu market share independente do comportamento do mercado?

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola