Qualidade de vida no trabalho: Uma preocupação urgente
Breve resumo sobre Qualidade de vida no trabalho.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A qualidade de vida no trabalho é conjunto de aspecto que promove o bem-estar, a saúde física e mental determinando o índice de satisfação, inclusive o índice de comportamento e produtividade dos colaboradores. As organizações que investe em qualidade de vida no trabalho consegue fazer com que os funcionários se sintam bem e traga bons resultados para a empresa.
A pandemia abalou bastante a qualidade de vida dos trabalhadores, as mudanças como as pessoas trabalhavam tinha mudado, o equilíbrio de suas vidas pessoais e profissionais foram abaladas. Nota-se de forma abrangente que os principais motivos para a quebra do equilíbrio, é a falta de contato próximo com a equipe e gestores, e espaço físico inadequado para o trabalho. Outro fato importante pós pandêmicos foi o aumento de casos de ansiedade e depressão, algo que as empresas poderiam auxiliar com programas de saúde mental e terapias para ajuda-los.
Muitos fatores colocam em risco a saúde mental no ambiente corporativos por exemplo; jornadas de trabalho exaustivas, desentendimento e demais fatores que levam a angustiam emocionais.
CONCEITOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.
Segundo França (1999), as ações pertencentes as organizações promovem inovações, melhorias gerenciais e tecnológicas, tanto dentro como fora do ambiente organizacional, com o intuito de proporcionar melhoras no desenvolvimento humano para exercer melhor o trabalho. De acordo com Chiavenato (2004), a qualidade de vida no trabalho assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e qualidade.
Alguns conceitos são indiscutíveis para a qualidade de vida no trabalho tais como, ambiente de trabalho saudável, reconhecimento, um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, gestão adequada de estresse, benefícios e políticas de saúde. Esses pontos são essenciais para o bem-estar dos contribuintes.
BENEFICIOS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Para as empresas investir na qualidade de vida no trabalho é bom não apenas para os funcionários, como também aumenta a eficácia dos resultados. Um ambiente de trabalho saudável pode gerar mais criatividade e inovações como também pode trazer avanços na comunicação entre os funcionários. Os benefícios dentro de uma organização são necessários, pois gera mais satisfação aos clientes e principalmente aos funcionários tornando mais feliz e motivados.
Nesse artigo vimos o quanto é importante as organizações terem cuidados não apenas com a produtividade e resultados, mais também com um ambiente de trabalho seguro, e com a saúde física e mental dos seus colaboradores, pois o intuito de proporcionar melhoras no desenvolvimento humano faz com que as organizações mantenham engajamento, produtividade e bons resultados.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel de recursos humanos nas organizações. Rio de janeiro: Elsevier, 2004
FRANÇA, A. C. L. Qualidade de vida no trabalho: Conceitos e Fundamentos da qualidade de vida no trabalho. Rio de janeiro, v.1, n. 2, p. 79- 83, abr./ jun. 1997.
Por Tamires Parente dos Anjos
Maria Lys Soares
Publicado por: TAMIRES PARENTE DOS ANJOS
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