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Qualidade de vida no trabalho: Uma preocupação urgente

Breve resumo sobre Qualidade de vida no trabalho.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

A qualidade de vida no trabalho é conjunto de aspecto que promove o bem-estar, a saúde física e mental determinando o índice de satisfação, inclusive o índice de comportamento e produtividade dos colaboradores. As organizações que investe em qualidade de vida no trabalho consegue fazer com que os funcionários se sintam bem e traga bons resultados para a empresa.

A pandemia abalou bastante a qualidade de vida dos trabalhadores, as mudanças como as pessoas trabalhavam tinha mudado, o equilíbrio de suas vidas pessoais e profissionais foram abaladas. Nota-se de forma abrangente que os principais motivos para a quebra do equilíbrio, é a falta de contato próximo com a equipe e gestores, e espaço físico inadequado para o trabalho. Outro fato importante pós pandêmicos foi o aumento de casos de ansiedade e depressão, algo que as empresas poderiam auxiliar com programas de saúde mental e terapias para ajuda-los.

Muitos fatores colocam em risco a saúde mental no ambiente corporativos por exemplo; jornadas de trabalho exaustivas, desentendimento e demais fatores que levam a angustiam emocionais.

CONCEITOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

Segundo França (1999), as ações pertencentes as organizações promovem inovações, melhorias gerenciais e tecnológicas, tanto dentro como fora do ambiente organizacional, com o intuito de proporcionar melhoras no desenvolvimento humano para exercer melhor o trabalho. De acordo com Chiavenato (2004), a qualidade de vida no trabalho assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e qualidade.

Alguns conceitos são indiscutíveis para a qualidade de vida no trabalho tais como, ambiente de trabalho saudável, reconhecimento, um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, gestão adequada de estresse, benefícios e políticas de saúde. Esses pontos são essenciais para o bem-estar dos contribuintes.

BENEFICIOS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Para as empresas investir na qualidade de vida no trabalho é bom não apenas para os funcionários, como também aumenta a eficácia dos resultados. Um ambiente de trabalho saudável pode gerar mais criatividade e inovações como também pode trazer avanços na comunicação entre os funcionários. Os benefícios dentro de uma organização são necessários, pois gera mais satisfação aos clientes e principalmente aos funcionários tornando mais feliz e motivados.

Nesse artigo vimos o quanto é importante as organizações terem cuidados não apenas com a produtividade e resultados, mais também com um ambiente de trabalho seguro, e com a saúde física e mental dos seus colaboradores, pois o intuito de proporcionar melhoras no desenvolvimento humano faz com que as organizações mantenham engajamento, produtividade e bons resultados.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel de recursos humanos nas organizações. Rio de janeiro: Elsevier, 2004

FRANÇA, A. C. L. Qualidade de vida no trabalho: Conceitos e Fundamentos da qualidade de vida no trabalho. Rio de janeiro, v.1, n. 2, p. 79- 83, abr./ jun. 1997.

 

Por Tamires Parente dos Anjos

Maria Lys Soares


Publicado por: TAMIRES PARENTE DOS ANJOS

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