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Proposta de Práticas de Tecnologia da Informação Verde em Instituição de Ensino Médio: O descarte do lixo eletrônico e uso de papel

Análise de como é feito o descarte do lixo eletrônico nas Escolas do Estado do Ceará e como a Tecnologia da Informação (TI) pode contribuir para esse descarte de forma sustentável.

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Resumo

O objetivo deste artigo é verificar como é feito o descarte do lixo eletrônico nas Escolas do Estado do Ceará e como a Tecnologia da Informação (TI) pode contribuir para esse descarte de forma sustentável. Assim, é possível encontrar soluções de reaproveitamento dentro da própria instituição, com o uso consciente dos eletrônicos e como isso pode melhorar o ambiente. Visto que o acúmulo de materiais eletrônicos ocupa espaço e poderia ser realizado como material para a concepção de diversas áreas do conhecimento estudadas em escolas de ensino médio do estado. A TI Verde é uma solução para que o lixo eletrônico seja descartado ou reaproveitado de forma a causar menos impacto ao meio ambiente. A adoção do uso consciente de eletroeletrônicos por meio do cultivo organizacional, por gestores, funcionários e alunos, reduz ou acumula desperdícios, organiza espaços e consequentemente reduz gastos.

Palavras-chave: TI verde, lixo eletrônico, sustentabilidade, cultura organizacional, educação.

Abstract

The purpose of this article is to verify how disposable electronic waste is made in Ceará State Schools and how Information Technology (IT) can contribute to this disposal in a sustainable manner. Thus, it is possible to find solutions for reuse within the institution itself, with the conscious use of electronics and how this can improve the environment. Since the accumulation of electronic materials takes up space and could be performed as material for the design of various areas of knowledge studied in high schools in the state. Green IT is a solution for electronic waste to be disposed of or reused in a way that has less impact on the environment. The adoption of conscious use of electronics through organizational cultivation, by managers, staff and students, reduce or accumulate waste, organize space and consequently reduce expenses.

Keywords: Green IT, electronic waste, sustainability, organizational culture, education.

1. Introdução

A tecnologia de informação verde, hoje, é uma necessidade em qualquer ambiente. Pensar como a tecnologia pode ser utilizada de uma forma consciente com o meio ambiente, investir em políticas ecológicas, para que uma Instituição, seja pública ou privada contribua de uma maneira sustentável, através do seu trabalho, para o planeta. Diante essa realidade é que empresas estão se readequando em sua forma de consumo e descarte de materiais eletrônicos.

Além da TI verde contribuir para ao meio ambiente, também reduz em gastos financeiros para a empresa, com as práticas sustentáveis, há uma redução nos gastos financeiros. Pois além de se adequar apenas no descarte de lixo, também se põe em pratica a política de redução da produção de lixo eletrônico. Essas práticas podem ser adotadas, na redução do uso de papel, consumo de energia, consumismo, reutilização, virtualização.

O trabalho tem como proposta, uma maneira educativa para o descarte do lixo eletrônico seja feita adequadamente na Escola de Ensino Médio Padre Amorim do estado do Ceará. Dessa forma foi feita uma pesquisa em algumas instituições e assim serem pontuados as problemáticas e soluções possíveis para a redução, reutilização, reciclagem. Também uma pesquisa de campo para propor soluções de adaptá-la a cultura organizacional vigente em várias empresas públicas do estado, como os usos tecnológicos sugeridos pela secretária do estado do Ceará.

2 – A TI Verde e a Educação

A escola é uma Instituição, uma empresa, e como qualquer empresa requer uma administração. Como relatado na introdução, a TI verde é um crescente no setor coorporativo, por isso a proposta de uma implementação cultural em uma escola estadual regular do Ceará

A discussão de TI verde no ambiente organizacional, requer análise da estrutura do prédio para adquirir dados sobre os materiais usados, números de salas, consumo de energia, horário de funcionamento. A escola não é somente a burocracia, ela também constitui um meio social e advindo disso uma cultura própria. Essa singularidade, requer uma proposta de intervenção arquitetada, que responda os problemas e soluções, ou seja o que já pode incrementar, mudar e o que já funciona na Instituição que se relacione com a Cultural Organizacional. É o que diz Ricardo Mansur no livro Governança de TI Verde.

A necessidade de adequação no uso remete ao fator crítico de sucesso para obter ganhos relevantes de produtividade com investimento em novas tecnologias de informação. O investimento em tecnologias físicas é importante, mas representa apenas a condição necessária para o crescimento. A tecnologia social, em particular a educação, tem o papel de ser a condição suficiente e, por isso, é o principal fator crítico para o sucesso da produtividade superior.

( MANSUR Ricardo, 2011)

A educação do é a forma mais eficaz para a melhoria do planeta, a demanda por mudança de comportamento da população em relação a forma de como trata o meio ambiente é de fundamental importância passar pelas escolas. Com esse papel da educação de obter uma mudança paradigmática na aquisição de valores. Essa transformação de pensamento resultaria em um planeta mais saudável para a própria geração, desenvolvendo de maneira sustentável também para as gerações futuras que usariam como modelo seus a educação hoje vigente.

3- Análise dos principais problemas

3.1- Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico é todo material descartável resultante do descarte de equipamentos eletrônicos como também o conteúdo gerado pelos máquinas como computadores, impressoras, câmeras fotográficas. O acúmulo desse o é um agravante na escola, pois quando apresenta um defeito é descartado e começam a usar um espaço, uma sala que poderia ser usada de outra forma.

3.2 - Uso de equipamentos eletrônicos

O uso dos equipamentos eletrônicos, como computador e celulares, muitas vezes é feito de maneira incorreta. Partindo do princípio que o aluno do ensino médio tem em média de 15 a 18 anos, analisa-se a necessidade do uso consciente de aparelhos tecnológicos, como celulares, tablets computadores, principalmente sobre os conteúdos pesquisados na internet. Há leis no regimento escolar que proíbe o uso do celular em sala de aula, assim seria algo mais burocrático, passaria por uma mudança administrativa e cultural dentro da própria instituição.

3.3 - Sustentabilidade

Sustentabilidade é um tema bastante discutido, que é basicamente a forma como usamos os recursos naturais no tempo presente, de uma maneira que supra as necessidades sem afetarmos as gerações futuras. Sustentabilidade é um assunto educacional importante que engloba não somente lixo orgânico, mas como as práticas simples podem diminuir o uso de materiais de origem vegetal ou animal, assim reduzindo os danos causados a natureza. Relacionando com o ambiente escolar e a tecnologia de informação, práticas poderiam ser adotadas para a diminuição do uso de papel. A escola funciona também como um modelo para comunidade que reside, com isso o espaço sustentável influencia diretamente a população.

Consolidar na comunidade escolar um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, com intercâmbio entre as escolas e comunidades. Tendo em vista a sua relevância no processo de construção reflexão de conhecimento local, e a sua missão de (re) aproximação escola-comunidade, tendo como fio condutor a questão socioambiental, projeto visa a criação, consolidação e ampliação destas Comissões nas escolas, numa perspectiva de rede, ou seja, Com-vidas estabelecendo intercâmbios entre si (BRASIL, 2007, p.9).

Relacionar a instituição e a comunidade é fundamental para que a mudança não aconteça somente dentro da escola, mas que se abranja para os pais, família e a comunidade no geral, com o passar do tempo haveria uma sincronia sociocultural entre os diversos ambientes comunitários.

4 – Práticas Sustentáveis

4-1 Metodologia

Essa pedagogia parte tendo como princípio as práticas sustentáveis que já são adotadas, como arborização, utilização da agua, descarte do lixo, redução do lixo orgânico, reciclagem. E assim adequa essa educação a o uso sustentável da tecnologia. Isso atrases de projetos que a própria instituição poderia desenvolver nas diversas matérias lecionadas.

Como qualquer projeto escolar tem que passar primeiramente pelos gestores, implicaria em reuniões com os professores para eu cada um veja de que forma a disciplina que leciona pode ajudar nessas práticas.

A redução do lixo, descarte adequado, reutilização na robótica, projetos para feira de ciência, conscientização de uso, curso de informática através da monitoria dos próprios alunos ou professores mais qualificados para lecionar sobre informática. São alguns exemplos que já são ou foram adotados na escola, mas que atualmente não acontece. Também a adoção de novas técnicas para usar no ensino como as salas de aula online, que já utilizada externamente nas atividades extra sala com o professor e aluno online.

4-2 Gestão Escolar

A gestão escolar é a organização da escola que tem como papel administrar sócio e educacionalmente a Instituição, então qualquer mudança implica, primeiro passar pela gestão. A inserção de uma nova cultura é um processo lento e que demanda interesse sobretudo da administração escolar, que deve articular o desenvolvimento e a pedagogia.

O Envolvimento dos gestores escolares na articulação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, na liderança do processo de inserção das TIC (tecnologia da informação e comunicação) na escola em seus âmbitos administrativo e pedagógico e, ainda, na criação de condições para a formação continuada e em serviço dos seus profissionais, pode contribuir e significativamente para os processos de transformação da escola em um espaço articulador e produtor de conhecimentos compartilhados (ALMEIDA, 2004, p. 2)

Conclusão:

Esse trabalho cujo tema principal é TI Verde, tem como objetivo uma proposta de implementação ou reorganização em uma Escola do Ensino Médio do estado do Ceará para que a metodologia de ensino e sua gestão se adequem a cultura organizacional. Foi necessário o registro do cotidiano de uma semana da Escola Padre Amorim localizada no distrito de Jamacaru município de Missão Velha, uma análise de sua estrutura, questionário feito com o diretor administrativo e relatos de alunos sobre a tecnologia presente na escola e como eles se relacionam com a mesma.

Devido o perfil da escola ser o ensino regular, presente somente matérias teóricas já pré-selecionadas, haveria necessidade de implantação nas que já são lecionadas, mas que abriria amplas possiblidades para serem trabalhadas. Essa escola é reconhecida pela qualidade do ensino e por adotar práticas educacionais que são modelo para a comunidade e adjacências. Já obteve prêmios a nível nacional e internacional por projetos de uso de tecnologia.

Com a tomada de decisão de mudança no setor escolar, caberia também o investimento do estado por novas tecnologias nas escolas, mas como o objetivo do artigo é utilizar o que já se apresenta isso também impossibilita algumas ações.

Com os dados obtidos, foi possível verificar a que poderia ser reduzido o uso de papeis, realização de projetos utilizados na escola durante os eventos que já se realiza, orientar os alunos no uso correta dos eletrônicos e consolidar a instituição a comunidade, para obter uma mudança cultural mais concreta. Com a limitação de pesquisa pode se analisar apenas uma unidade de ensino, sendo aconselhável também uma busca mais aprofundada e a longo prazo para serem tomadas medidas possíveis e eficazes.

Referências

MANSUR, Ricardo. Governança de TI verde, 2011

BRAGA, B. Introdução à Engenharia Ambiental o Desafio Sustentável

ALMEIDA,M.E.B. de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. 2009.

KALINKE, M. A.Para não ser um Professor do Século Passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001

BRASIL. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Com-vida. Série Documentos Técnicos, nº 10. Brasília, 2007


Publicado por: ROBERTA REBEL DA SILVA SANTANA

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