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PROJETO INTEGRADO RH E MKT

Identificação da empresa, Objetivos e estratégia empresarial, Responsabilidade Social, Análise Organizacional e Modelo de gestão aplicado na empresa.

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1 SUMÁRIO EXECUTIVO

A academia de ginástica Queiroz Fitness surgiu no ano de 2004, na cidade de Salvador, estado da Bahia. Um dos seus fundadores, Ricardo Queiroz, visava trabalhar na área de Educação Física, só que de forma diferenciada das demais academias do bairro periférico de São Cristóvão.

Em abril de 2004, Ricardo Queiroz e a sua sócia, Ana Paula Borges, investiram na abertura da Academia Corpo em Evidência, a qual possuía características similares as demais. A academia trabalhava com ginástica, musculação e swing baiano.

Em janeiro de 2005, no auge do verão, os sócios perceberam que os serviços prestados pela academia eram muito básicos, agregando ao leque de serviços a aeróbica, jump e pilates.

Com o crescimento do empreendimento, a sociedade ganhou mais dois sócios: Ivan Almeida e Marisa Ferreira. Contudo, em novembro de 2005, verificou-se que o alvo não seria somente o público jovem, mas o público de adultos e da Melhor Idade. O empreendimento ganhou investimentos agressivos, os quais modificaram até o nome da empresa, a qual passou a chamar-se Queiroz Fitness.

Para que abrangesse o público de todas as idades, a academia passou a oferecer mais opções como: natação para crianças, adultos e idosos, jazz, karatê, jiu-jitsu, judô, ballet para crianças e adultos, boxe, aeroboxe, dança de salão, dança do ventre, poly dance, ginástica para Melhor Idade, hidroginástica, tango, capoeira, voleibol, basquetebol e futebol de salão. A academia Queiroz Fitness tornou-se a academia modelo da cidade de salvador.

2 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

2.1 RAZÃO SOCIAL: Reis & Queiroz Serviços Esportivos Ltda.

2.2 NOME FANTASIA: Academia Queiroz Fitness

2.3 RAMO DE ATIVIDADE

A Queiroz Fitness é do ramo de serviços esportivos. Oferece diversas opções de atividades esportivas como: ginástica para adultos e idosos, musculação, aeróbica, jump, pilates, swing baiano, jazz, dança de salão, tango, dança do ventre, ballet para crianças e adultos, poly dance, hidroginástica, natação para crianças e adultos, boxe, aeroboxe, karatê, jiu-jitsu, judô, capoeira, voleibol, basquetebol e futebol de salão.

2.4 MISSÃO

A empresa tem como missão proporcionar qualidade de vida para todos os públicos através de atividades físicas e esportivas, incentivando assim a interação das diferentes faixas etárias, de forma harmônica, dentro do mesmo ambiente social.

2.5 VISÃO

A Queiroz Fitness tem por objetivo transformar-se em modelo para todo o Brasil, passando de mera academia esportiva para um centro de esportes unificado, através do qual as pessoas alcancem e aperfeiçoem a saúde física e mental, como também, o desenvolvimento do senso social de participantes ativos da sociedade na qual estão inseridos.

2.6 VALORES

Qualidade: Oferecer ao público qualidade de vida, profissionais altamente qualificados, ambiente seguro e confortável.

Seriedade: Respeitar as diferentes faixas etárias, visando proporcionar atividades que atendam a perspectiva dos nossos clientes.

Excelência: Superar as perspectivas dos nossos clientes, aperfeiçoando as técnicas esportivas e tecnológicas para melhor atendê-los.

2.7 OBJETIVOS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

A Queiroz Fitness tem por objetivo à médio prazo, a expansão do seu modelo diferenciado para todos os estados do Brasil. A criação de outras filiais na cidade de Salvador é uma das metas à serem alcançadas em curto prazo pela empresa.

As ofertas de academias no bairro de São Cristóvão, na cidade de Salvador, apesar de serem amplas, não possuíam a qualidade necessária para atender a população e aos bairros vizinhos. Fazendo assim, com que os moradores migrassem para academias do centro da cidade para fazer outros tipos de atividades físicas. Os primeiros empreendedores realizaram, inicialmente, pesquisas no bairro para captar os desejos da população das mais diferentes faixas etárias, o que contribuiu para a expansão das atividades ofertadas pela academia, a um custo atrativo.

Trabalhando com os alunos que já haviam adquirido, a Queiroz Fitness proporcionou valores promocionais para os familiares destes, expandindo as atividades para crianças e idosos.

O bairro é composto por muitas escolas públicas, nas quais foram executadas palestras sobre a importância das atividades físicas para uma melhor qualidade de vida. Todos os alunos receberam cupons, os quais ofereciam descontos especiais para os estudantes que se inscrevessem em um tempo determinado.

Próximo ao aeroporto da cidade, foram feitos trabalhos de divulgação com banner e outdoors para a atração dos turistas à academia, sendo utilizada também, parcerias com agências de viagens e turismo, para pacotes flashs, nos quais os serviços prestados pela academia aos clientes das agências, já estariam inclusos no seu pacote de viagem promocional.

Visando longos alcances, a Queiroz Fitness tem investido agressivamente em esportes. O ideal é expandir-se por todo o país através dos alunos da academia e suas participações em campeonatos. Principalmente os que possam chegar às olimpíadas e à Copa do Mundo.

2.8 TECNOLOGIA E PROCESSOS OPERACIONAIS BÁSICOS

Para a Queiroz Fitness segurança e conforto para os seus clientes são fatores fundamentais. A academia é equipada com um sistema de segurança inovador, através do qual os alunos adentram na instituição através de leitura digital nas catracas. Antes do acesso ao corredor principal do estabelecimento, todo aluno passa por um detector de metais, visando coibir a entrada de armas ou materiais perigosos. Toda a academia é monitorada por câmeras, através da sala de segurança e em tempo real. Cada aluno possui o seu armário individual, o qual é trancado e aberto através de cartões magnéticos, os quais retornam à recepção na saída do aluno da instituição, alarmando na passagem da recepção, caso sua devolução seja esquecida.

Todos os visitantes ingressam na academia por uma catraca diferenciada, porém tendo que passar pelo detector de metais, sendo conduzidos por recepcionistas especializados, os quais o apresentarão todos os compartimentos nos quais as atividades ofertadas são realizadas.

A academia é protegida por segurança eletrônica e segurança armada em pontos estratégicos.

Quanto às atividades esportivas realizadas na academia, todas são efetuadas com aparelhagem de última geração. Todos os aparelhos de ginástica e musculação são computadorizados, as salas são climatizadas, as piscinas possuem aquecedores e cada exercício e esportes são realizados em locais específicos, preservando a particularidade de cada trabalho desenvolvido, proporcionando o melhor entrosamento de cada turma.

A academia dispõe de rodízios quinzenais, nos quais os alunos de todas as turmas migram, por um dia, para atividades diferenciadas, em categoria experimental. Objetivando assim, estimular a contratação de novas atividades, as quais poderão ser agregadas aos pacotes contratados pelos alunos.

2.9 RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por estar inserida em um bairro periférico e com alto grau de periculosidade, a Queiroz Fitness criou os projetos Queiroz Fitness Adopter, nos quais crianças e adolescentes carentes participam de aulas gratuitas de futebol de salão, voleibol, basquetebol, judô, jiu-jitsu, natação, capoeira e balé, duas vezes por semana, nos horários inversos aos da escola e o projeto Happy Day Melhor Idade, no qual pessoas carentes a partir de 50 anos, participam de ginástica e hidroginástica três vezes por semana, no período da tarde. Ambos os projetos visam manter os jovens na escola e longe do tráfico de drogas, trabalhando com a saúde física, psíquica e social destes, sendo que a condição de permanência no projeto é a freqüência escolar. Para os adultos carentes a partir de 50 anos, foi elaborado um projeto que auxilie na melhoria da saúde como um todo, envolvendo-os com os demais projetos, sendo que muitos deles são genitores de traficantes e meliantes da região.

3 ANÁLISE ORGANIZACIONAL

3.1 CENÁRIO MACROECONÔMICO/ ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

Quanto ao aspecto demográfico, temos como oportunidades a concentração de diversas faixas etárias, o que facilita o desenvolvimento no todo, pois a criação da empresa não possui só uma faixa etária como público alvo e está situada no percurso entre o aeroporto da cidade e o centro, o que possibilita a visualização de todos que transitam no local. Como ameaça temos o fator segurança, pois a localidade é de altíssima periculosidade, o que pode dificultar o acesso de pessoas de níveis econômicos mais elevados.

Quanto aos aspectos econômicos, pode ser citado o alto investimento financeiro no empreendimento, o qual terá um retorno paulatino, dificultando o ingresso de investidores, principalmente por se tratar de uma localidade de famílias de baixa renda e ter uma considerável concentração de academias de ginástica básica, mal estruturadas, porém com mensalidades muito abaixo que a Queiroz Fitness. Contudo, a facilidade de acesso e a variedade de opções concentradas em um só local e estando a empresa localizada nas proximidades da região metropolitana, atrai clientes de níveis econômicos variados, como também, atrai as pessoas do próprio bairro, as quais necessitam sair deste para praticar alguns tipos de danças e outros esportes.

Quanto aos aspectos legais e políticos, a empresa contribui com o crescimento das ofertas de empregos, na sua maioria, contratando pessoas do próprio bairro, economizando gastos como os de transportes. A empresa também está amparada com a Criação do Imposto Único (Simples) para as micro e pequenas empresas. Entretanto, como ameaças está a vagarosidade de resoluções da Prefeitura de Salvador, a qual não agiliza a liberação de alvarás de funcionamento, além de dificultar algumas ações de caráter burocrático; a influência de órgãos como a Vigilância Sanitária a qual fiscalizará piscinas e outros locais da academia, atuando também na prevenção do uso de asteróides anabolizantes; a atuação do juizado de menores na fiscalização de atividades e vivência das crianças e adolescentes dentro do estabelecimento.

Quanto aos aspectos tecnológicos, o alto grau de segurança e conforto é proporcionado pelos avanços tecnológicos em diversos níveis. Como ameaça percebe-se que o investimento é alto na segurança interna, mas na segurança externa, a qual depende do poder público, a potencialidade é insignificante, o que possibilita a ação de marginais e/ou o despertar do interesse de furtos de materiais e aparelhagem do estabelecimento.

Quanto aos aspectos sociais, pode-se citar que o bairro é carente de projetos sociais que tirem os jovens das drogas e os atraia para o mundo dos esportes. Faltam projetos que focalizem o bem-estar físico e psíquico do público maior de 50 anos, o que possibilita um terreno promissor para a divulgação dos trabalhos da empresa. Contudo, a demanda pode ser muito maior que a oferta, o que pode trazer descrédito perante a população.

3.2 CENÁRIO MICROECONÔMICO/ ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

Pontos Fortes

  • A empresa possui um quadro de funcionários diretos e terceirizados em um número que possibilita um ótimo desenvolvimento das atividades da organização.
  • Os professores de todos os cursos são especializados nas atividades as quais desenvolvem.
  • A empresa investe em cursos de reciclagem e aprimoramento de seus funcionários de todos os departamentos.
  • Toda aparelhagem contida na empresa tem tecnologia de ponta, visando o desenvolvimento das suas atividades com alto grau de qualidade, segurança e conforto para funcionários e clientes.
  • A empresa preocupa-se com a fiscalização de todas as atividades realizadas na mesma, fortalecendo o vínculo com os clientes através de pesquisas sazonais de satisfação e sugestões.

Pontos Fracos

  • A empresa está localizada está localizada num bairro de periferia, o qual dificulta o ingresso de clientes potencialmente econômicos, o que exige um trabalho de marketing mais agressivo e alto investimento em segurança para atraí-los ao estabelecimento.
  • Para manter um funcionamento de qualidade, a empresa investe em um número alto de funcionários, como também, em cursos de aperfeiçoamento, o que gera um custo excessivamente elevado para as condições financeiras desta.
  • O lucro chega de forma muito lenta, devido ao baixo valor das mensalidades, as quais estão sendo proporcionais à localidade de funcionamento da empresa.
  • Para a potência do empreendimento, o número de investidores e parcerias é relativamente baixo. O que dificulta um retorno rentável para os sócios.

3.3 MODELO DE GESTÃO APLICADO NA EMPRESA

A Queiroz Fitness tem como objetivo a satisfação plena dos clientes, concomitantemente com a satisfação de seus funcionários. Portanto, escolheu como modelo de gestão a abordagem estruturalista.

A empresa preocupa-se com um crescimento mútuo. A opinião e valorização do seu profissional são fatores primordiais para o bom desempenho da instituição.

A política da empresa é que todos devem trabalhar em equipe, visando o alcance de objetivos comuns, independente das funções desenvolvidas na empresa. Contudo, a empresa possui uma estrutura formada, a qual organiza todo o trabalho a ser desenvolvido por cada setor e suas respectivas responsabilidades. Entretanto, todos os funcionários não estão isentos de colaborar com um setor diferenciado do seu, pois a existência de flexibilidade na organização é que viabiliza o alcance de metas e a plenitude do sucesso de todos, empresa e funcionários.

4 CONCLUSÃO

A Queiroz Fitness foi idealizada como uma empresa que tivesse uma estrutura totalmente diferenciada das demais academias. A ousadia foi um fator importantíssimo neste empreendimento, principalmente por estar localizado em um bairro de periferia da cidade. Entretanto, as mediações são muito favoráveis, pois está próxima da cidade metropolitana de Lauro de Freitas, a qual possui parte da população de classe média alta, próxima ao aeroporto de Salvador, com grande fluxo de turistas, por ter como circunvizinhos os bairros de Itapuã, Mussurunga e Cajazeiras, os quais são extremamente populosos.

A criação de uma academia a qual não tivesse somente o trivial, foi um empreendimento inovador e muito promissor, desde quando os tipos de danças e lutas oferecidas pela Queiroz Fitness são encontradas, em sua maioria, no centro da cidade, em valores elevados e fragmentados em diversas instituições. O cliente que se exercitasse em uma academia do bairro de São Cristóvão e que desejasse um outro esporte, dança ou lutas e fosse ao centro da cidade, gastaria em torno de 50 a 60 minutos no deslocamento, não acrescendo nessa estatística o tempo perdido com engarrafamentos e outras eventualidades. Outro ponto positivo para a expansão e sucesso da academia são os investimentos sociais. Quando uma empresa consegue atrair a população, colaborando com a melhoria do seu bem-estar físico, psíquico e social, ela ganha apoio e aliados. Os olhares voltam-se para a empresa e a divulgação boca à boca torna-se o melhor marketing.

A possibilidade da empresa trabalhar com públicos de diversas faixas etárias, permite com que a mesma possua uma quantidade significativa de clientes, os quais poderão ser multiplicadores de novos clientes.

A questão de trabalhar com projetos sociais num bairro como o de São Cristóvão, auxilia na redução da marginalidade, quando atrai crianças e adolescentes para o mundo dos esportes, como também reduz os índices de assaltos, furtos e arrombamentos. Pois, as pessoas carentes que estão na faixa acima dos 50 anos, em sua predominância, são mães, pais ou parentes de meliantes, o que faz com que a empresa ganhe o respeito desses marginais.

Para fortalecer o trabalho desenvolvido por esta academia estão eventos mundiais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, os quais servem de incentivo para o crescimento da demanda na área esportiva. Podendo possibilitar à academia, ser o berço de futuros atletas.

Esse trabalho teve uma importância ímpar para mim. No início do meu curso, eu via as disciplinas Gestão de Pessoas, Processos de Gestão e Administração e Marketing de forma totalmente dicotomizada. Era como se as três disciplinas atuassem de forma independente uma das outras. Hoje observo que em uma empresa, as três estão totalmente interligadas, atuantes e possui a mesma importância.

Outro aspecto é que eu já havia idealizado um modelo de empresa, antes da definição que seria uma organização relacionada ao evento da Copa do Mundo. Confesso que não gostei no início. Mas são os desafios que aprimoram a nossa capacidade. Nunca pensei em montar uma academia. Muito menos no bairro de São Cristóvão, no qual resido. Mas aliei o meu aprendizado a possíveis projetos sociais e deu certo.

Quanto à criação desse modelo de super academia, nasceu através do aprimoramento de minha observação referente às academias existentes neste bairro. Recordei-me que queria fazer algumas danças, mas não tinham locais em São Cristóvão que as oferecessem.

Em suma, este projeto nos permite desenvolver habilidades, aprimorar competências, além de fortalecer a criatividade, a qual, por algumas vezes, está adormecida em cada um de nós.

Sei que ao longo do curso os termos técnicos serão aprimorados e os futuros trabalhos serão melhor desenvolvidos e estruturados. Eu, no entanto, só tenho à agradecer!

5 REFERÊNCIAS

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura editores Associados, 1999.

FERNANDES, Luciano. Tecnologia, estratégia e tomada de decisões. São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/ tecnologia-estrategia-e-tomada-de-decisoes/1915/. Acesso em: 15 set. 2010.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Tradução: MAGALHÃES, Maria da Conceição Fornos de. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

MONTENEGRO, Paulo César F. Planejamento Estratégico e Estratégia empresarial. São Paulo, 2010. Disponível em:


Publicado por: Ana Paula Borges

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