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Por Que Escrever um Plano de Negócios?

Breve análise sobre plano de negócios.

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O Que é Um Plano de Negócios e Para o Que Serve? Por Que Escrever um Business Plan? Como é a Estrutura de um Plano de Negócios? Quais São os Possíveis Públicos Para um Plano de Negócios?

Escrever um Plano de Negócios (Business Plan) não é uma tarefa muito fácil e, se você nunca escreveu um e não tem a menor ideia de como começar, a primeira informação que você deve conhecer é a de que ele diminui a possibilidade de morte precoce de uma empresa – ou de um novo produto – porque muitos riscos são previstos na sua elaboração.

Um Plano de Negócios é um documento que deve refletir as perspectivas e a estratégia de uma nova empresa – ou de um novo produto – respondendo basicamente às seguintes perguntas:

  • Quem Sou Eu?
  • O Que eu Faço?
  • Como Faço?
  • Por Que Faço?
  • O Que Eu Quero de Você?
  • Para Onde Eu Vou?

Mas, independentemente do ramo de atuação da nova empresa ou do novo produto, qualquer organização precisa se planejar e, tendo isso em mente, nada melhor do que realizar um Business Plan (BP). O propósito de se escrever um Plano de Negócios fica claro ao verificarmos a quantidade de benefícios que ele pode trazer para uma empresa.

Utilizando essa ferramenta de gestão, você conseguirá planejar e decidir a respeito do futuro de sua empresa – ou de seu novo produto – baseado no seu passado, na situação atual em relação ao mercado, nos clientes e em relação à concorrência ([1]). Com o BP é possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los. Além disso, o BP também pode:

  • Identificar seus pontos fortes e fracos em relação concorrência e o ambiente de negócio em que você atua;
  • Conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços;
  • Analisar o desempenho financeiro de seu negócio;
  • Avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido;

Como se pode notar, o Plano de Negócios (BP) não é uma ferramenta estática e, pelo contrário, trata-se de uma ferramenta extremamente dinâmica que deve ser atualizada periodicamente. O BP também serve como um cartão de visitas da empresa e como um instrumento de apresentação de um negócio, o qual engloba todas as suas principais características. O professor Philipe do Prado Santos (do Centro de Ensino Mundi) indica alguns dos possíveis públicos para um Plano de Negócios:

  • Incubadoras de Empresas: com o objetivo de se tornar uma empresa incubada.
  • Sócios Potenciais: para estabelecer acordos e direção.
  • Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas
  • Bancos: para outorgar financiamentos
  • Intermediários: pessoas que ajudam a vender o seu negócio.
  • Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas e outros interessados.
  • Gerentes de Marketing: para desenvolver planos de marketing
  • Executivos de Alto Nível: para aprovar e alocar recursos
  • Fornecedores: para outorgar crédito para compra de mercadorias matéria-prima
  • Gente Talentosa: que você deseja contratar para fazer parte da sua empresa.
  • A Própria Empresa: para comunicação interna com os empregados
  • Os Clientes Potenciais: para vender o produto/serviço

As seções que compõem um Plano de Negócios (BP) geralmente são padronizadas para facilitar seu entendimento e cada uma delas tem propósito especifico. Um Plano de Negócios para uma pequena empresa pode ser menor do que o de uma grande empresa – não ultrapassando talvez 10 páginas.

Muitas seções podem ser mais curtas que as outras e até ser menor que uma única página de papel. Mas, para se chegar ao formato final geralmente são feitas muitas versões e revisões do Plano, até que esteja adequado ao público-alvo do mesmo.

Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um Plano de Negócios, porém, qualquer um deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionam um entendimento completo do negócio. Essas seções são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor entender como sua empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira.

Estrutura de um Plano de Negócios

O Plano de Negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio de forma escrita e em poucas páginas. Mas, de forma geral, ele pode ter a seguinte estrutura ([2]):

1. Capa: Apesar de não parecer, a capa é uma das partes mais importantes do BP, pois ela é a primeira coisa que é visualizada por quem lê o seu Plano de Negócios, devendo, portanto, ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes.

2. Sumário: Deve conter o título de cada seção do Plano de Negócios e a página respectiva onde se encontra.

3. Sumário Executivo: Trata-se da principal seção do seu Plano e, através dele, o leitor decidirá se continua ou não a lê-lo. Portanto, deve ser escrito com muita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam em seu Plano de Negócios.

Deve ainda ser dirigido ao público alvo do seu Plano e explicitar qual o objetivo do BP em relação ao leitor (exemplo.: requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes etc.). O Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do Plano para ser feita.

4. Planejamento Estratégico do Negócio: É a parte onde você define os rumos de sua empresa, sua situação atual, suas metas e objetivos de negócio, bem como a descrição da visão e missão de sua empresa. É a base para o desenvolvimento e implantação das demais ações de sua empresa.

5. Descrição da Empresa: Nesta seção você deve descrever sua empresa, seu histórico, crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional, localização, parcerias, serviços terceirizados etc.

6. Produtos e Serviços: Nesta seção você deverá descrever quais são seus produtos e serviços, como são produzidos, ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, se detém marca e/ ou patente de algum produto etc.

7. Análise de Mercado: Nessa seção você deverá mostrar que conhece muito bem o mercado consumidor do seu produto/serviço (através de pesquisas de mercado): como está segmentado, as características do consumidor, análise da concorrência, a sua participação de mercado e a dos principais concorrentes, os riscos de negócio etc.

8. Plano de Marketing: O Plano de Marketing apresenta como você pretende vender seu produto/serviço e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos aumentar a demanda. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do produto/serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade.

9. Plano Financeiro: Essa seção deve apresentar em números todas as ações planejadas de sua empresa e as comprovações, através de projeções futuras (quanto precisa de capital, quando e com que produto), de sucesso do negócio. Deve conter itens como fluxo de caixa com horizonte de 3 anos, balanço, ponto de equilíbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre investimentos etc.

10. Anexos: Essa seção deve conter todas as informações que você julgar relevantes para o melhor entendimento de seu Plano de Negócios. Por isso, não tem um limite de páginas ou exigências a serem seguidas. A única informação que você não pode esquecer de incluir é a relação dos curriculum vitae dos sócios da empresa.

Você poderá anexar ainda informações como fotos de produtos, plantas de localização, roteiro e resultados completos das pesquisas de mercado que você realizou, material de divulgação de seu negócio, folders, catálogos, estatutos, contrato social da empresa, planilhas financeiras detalhadas etc.

Referências

([1]PAVANI, C. Elaboração de um Plano de Negócios. Softex, 1997.

([2]BNDES. Guia de Elaboração de Plano de Negócios. 1997.


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

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