Topo
pesquisar

Patrimônio e a Lei da Oferta e da Procura

Administração

Há relação entre o fenômeno contábil e o econômico.

A ciência estuda as relações. Há relação entre o fenômeno contábil e o econômico. A ocorrência de um fenômeno econômico pode tanger o patrimônio da empresa e criar um fenômeno patrimonial. A oscilação do dólar é um fenômeno econômico, mas quando tange o capital da célula social cria movimento patrimonial. Entende-se em contabilidade movimento a transformação do capital e na Física movimento é a deslocação de um objeto em relação a um referencial.

A lei econômica da oferta e da procura pode influenciar o patrimônio da organização. Quando há maior oferta a tendência é diminuir o preço do meio patrimonial quando há procura a tendência é aumentar o preço do meio patrimonial. Isto é o que se observa no mercado.  São vários os fatores agentes que causam o fenômeno econômico e do capital. Uma boa safra de maçã pode aumentar a oferta e, assim, diminuir o preço no comércio. Uma má safra diminui a oferta e com isto pode aumentar o preço no mercado.

Um fenômeno da natureza é um fator agente que pode dinamizar ou não o patrimônio da célula social. Ele pode criar movimento do capital. Há neste período aumento de procura de meio patrimonial e, assim há aumento de fenômeno contábil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses fenômenos econômicos e contábeis sempre existiram, mas o neopatrimonialismo contábil é que deu atenção a esta matéria e começou a pensar o que faz acontecer qual o fator agente do fenômeno patrimonial na empresa.

Sempre que se aproxima o Natal há maior procura de mercadoria na empresa e com isso gera inúmeros fenômenos contábeis. O Natal, entre outros, é um fator agente de dinamização do patrimônio da célula social. Há inúmeros fatores agentes que movimentam o capital. Em meu livro Patrimônio e as influências ambientais, Reas, Três de Maio, 2003 tratei sobre a força externa que causa o fenômeno contábil.

O Neopatrimonialismo Contábil fundado pelo nosso saudoso e emérito Prof. Antônio Lopes de Sá está contribuindo para o avanço da ciência contábil e consolidação da contabilidade tradicional.

  • Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis
  • Membro da Associação Científica Internacional do Neopatrimonialismo
  • Membro da Corrente Científica Brasileira do Neopatrimonialismo

Publicado por: Werno Herckert

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola