Topo
pesquisar

Os Detalhes que só os vencedores percebem

Administração

Ajudando o colaborador, dando-lhe apoio para ajudá-lo a conseguir o que soinho seria impossível.

Você já parou para pensar o quanto a nossa vida pode ser impactada por pequenos detalhes? Muitas vezes não damos a menor importância às pequenas coisas, mas são elas que nos impulsionam para os grandes acontecimentos da vida.

"Esteja sempre disponível para aprender. O seu maior bem é a sua mente e as coisas que você coloca nela."

Brian Tracy

Na segunda-feira, você vai almoçar no restaurante do shopping e depois resolve caminhar pelo mall. Você, provavelmente, caminha lentamente por um piso extremamente limpo e polido — a ponto de lhe causar a falsa sensação de que caminhar rápido pode não ser seguro —, daí você aprecia as vitrines das lojas com tranqüilidade e com mais probabilidade de comprar algo por impulso.

Na terça-feira (seu dia de folga), no meio da tarde, você resolve ir ao supermercado. não há muitos clientes comprando, e provavelmente estará tocando uma música bem suave de fundo, para que você se acalme e caminhe sem atropelos. Com isso você terá mais tempo para admirar as mercadorias expostas e quem sabe, comprar algo a mais.

No sábado, você se dá conta de ter esquecido algo que usará para o jantar e volta ao mesmo supermercado — que desta vez está muito mais movimentado. Daí, uma música do tipo rock’n rooll tocará em alto e bom som para motivá-lo a movimentar-se mais rapidamente pelos corredores e assim evitar o congestionamento no interior do estabelecimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Detalhes? Não deixam de ser, mas também são estratégias poderosas que, de alguma forma, influenciam o nosso comportamento de consumidor. Você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com a performance de vendas da minha equipe? Tudo! Pois se somos influenciados enquanto consumidores, podemos, também, influenciar enquanto vendedores. Logo sugiro que você observe os detalhes de sua equipe e dos consumidores, a fim de servi-los melhor.

A Bíblia nos ensina: “suportai-vos uns aos outros”

Daí eu lhe pergunto: você costuma dar suporte aos seus colaboradores para ajudá-los a atingir as metas ou é do tipo que só cobra resultados? Que tipo de suporte você costuma oferecer a eles: companheiro no sucesso ou nos momentos críticos também? Você tem acompanhado as visitas de vendas? Você costuma apoiá-los nas fases de atendimento e negociação com o cliente ou só quer tomar conhecimento das vendas?

Lembre-se da passagem bíblica que diz: “suportai-vos uns aos outros”. Suportar significa mais que tolerar, é também sustentar, ou seja, aparelhar o seu ombro com o do seu colaborador, dando-lhe apoio para ajudá-lo a conseguir o que sozinho seria impossível.

Se você tem um texto, comentário, sugestões ou críticas sobre esta coluna mande seu e-mail para evaldocosta@evaldocosta.com.br que ele será carinhosamente apreciado.


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola