Topo
pesquisar

Olhos de Águia

Administração

Olhos de Águia, o sucesso da empresa, avaliar o cenário externo, como o panorama externo evolui, os tomadores de decisão, capacidade de um líder, o sucesso depende do rigor e da disciplina aplicada.

O desenvolvimento das ações empresariais vem em decorrência de uma série de iniciativas que podem levar a empresa ao sucesso ou à sua derrocada no mundo dos negócios. O momento para considerar as dimensões políticas das mudanças do clima organizacional, chega quando já não se pode descartar a possibilidade de modificar o que até então foi visto e não foi consertado.

A execução de uma estratégia consiste, neste caso, em avaliar com perspicácia o cenário externo, relacionar isso com uma idéia clara sobre como ganhar capacidade de superar a crise e executar uma estratégia eficaz. No engenho dos negócios a faculdade inventiva, a habilidade e a argúcia do líder empresarial devem ser definidas como aquele que tem talento e saber.

A capacidade de posicionar sua empresa melhor que as concorrentes e conseguir, dessa maneira, retorno acima do custo do capital ajustado ao risco, é muito importante. Se o empresário não avalia bem o cenário externo – a forma como se combinam os padrões e tendências convergentes e divergentes – é provável que seu posicionamento estratégico não esteja correto. Os tomadores de decisão costumam desenvolver capacidades erradas, contratam as pessoas inadequadas ou entram nos mercados em que não deveriam entrar.

Não basta, no entanto, avaliar o panorama externo. Também é necessário observar como ele evolui, o que demanda alto grau de lógica qualitativa e capacidade de analisar muitas hipóteses ao mesmo tempo. Como o ambiente não pára de mudar, a tarefa se torna mais difícil e exige revisões constantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A mudança organizacional, por sua vez, pode ser linear e contínua ou exponencial e abrupta. Necessário se faz que os executivos saibam sobreviver a isso. A tendência pode ser forte quando a velocidade e a profundidade das mudanças sofrem aceleração abrupta. Esse efeito pode ser observado, normalmente, quando há desequilíbrio na balança de pagamentos das empresas.

Como resolver estas questões de forma a combinar, força e capacidade de transformar problemas em sucesso empresarial? O sucesso depende basicamente da capacidade de um líder de reconhecer previamente esses momentos de desequilíbrio e de ter valentia e o engenho necessário para traçar um novo rumo. Mudanças como essa, fazem com que muitos líderes empresariais revejam sua estratégia. Um processo típico, nesse caso, poderia começar com a análise da estrutura de custos.

Para que qualquer objetivo se materialize, há passos que devem ser cumpridos. Se a empresa deseja que as coisas aconteçam, seus líderes terão de identificar as etapas que têm de ser percorridas e trabalhar para superá-las.

Perceber as tendências logo não garantirá o sucesso automaticamente a um líder empresarial. Na verdade, o sucesso dependerá do rigor e da disciplina aplicados a todo o processo que vai da visualização rápida das mudanças à implementação de um Plano de Ação adequado.


Amazildo de Medeiros – Analista de Organização
Matérias Técnicas - Análise Resumo.
(Fonte: HSM Management nov/dez-2006)


Publicado por: Amazildo de Medeiros

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola