Topo
pesquisar

O Salário ideal

Administração

O que você faz receber o salário ideal.

Você possui o salário ideal? O que tem feito para aumentá-lo? Suas atividades no trabalho correspondem ao que recebe?

Qual é a sua atividade? coaching, mentoring, aconselhamento, terapia, treinamento, consultoria, ensino, saúde, gerenciamento? Em minhas palestras sempre pergunto aos participantes para que eles são pagos. Recentemente, fiz essa pergunta em um treinamento gerencial e um gerente de vendas revelou ser pago para obter vendas e lucros crescentes e caso não o fizesse seria demitido sumariamente como qualquer um de seus vendedores que não alcançasse a meta por três meses consecutivos.

Mediante a sua veemente afirmação, perguntei se mais alguém gostaria de revelar para que era pago. Um gerente administrativo evidenciou que ele precisava manter as rotinas operacionais em ordem, teria que garantir os gastos de seu setor nos limites previstos e entregar os relatórios gerenciais nas datas programadas para justificava do seu salário. Em seguida, um gerente de contabilidade enfatizou que ganhava para manter a escrita contábil correta e atualizada. Revelou que a sua empresa não recebia multas há mais de dez anos e, segundo ele, essa era a principal razão para justificar a sua remuneração.

Fiz uma pausa e questionei outra vez:

- Então ganhamos por mérito?

- Sim, respondeu um gerente geral. Na verdade - disse ele - “recebo salário para manter a produtividade da empresa em alta. Devo agir com paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito e honestidade. Além disso, preciso garantir a boa comunicação e relacionamento na empresa. E para ser sincero, meu salário é pago em função do lucro que ajudo a gerar. Se eu não conseguir contabilizar resultados positivos serei demitido como qualquer outro funcionário improdutivo, afinal de contas essa é a regra do capitalismo” concluiu.

Então, provoquei:

- Ganhamos pelo que conseguimos realizar ou pelo que sabemos? O silêncio só foi interrompido quando um gerente de recursos humanos disse acreditar ser pelo que realizamos, pois na verdade não adiantava ter todo o conhecimento do universo se não formos capazes de colocá-lo em prática de forma eficiente. A turma parece ter apoiado a sua posição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Daí, disse que todos tinham razão e pedi permissão ao gerente de vendas para voltar ao seu exemplo.

- O nosso colega de vendas nos disse que se não alcançar as metas de vendas e lucros acabará demitido, e disso não duvidamos. Mas afinal de contas quem é que faz as vendas de seu departamento?

- “A sua equipe de vendedores naturalmente”, afirmou o gerente de marketing;

- Exato, mas quem os recruta ou demite?

- Eu, exclamou o gerente de vendas.

Ótimo, então podemos concluir que não somos remunerados somente pelas tarefas diretas, por mais importante que elas sejam, ou mesmo pelo conhecimento ou habilidade que detemos. Somos remunerados sim pela nossa capacidade de recrutar e manter gente produtiva. Quem lidera terá que saber que a sua capacidade de acumular montes e montes de receitas para a empresa e fluxo contínuo de dinheiro em sua conta bancária está diretamente relacionada a sua capacidade de corretamente recrutar, treinar, motivar e manter pessoas produtivas e dispostas a fazer, de boa vontade, o que você quer e precisa que seja feito, usando somente a sua influência pessoal. Porém, a rotina diária revela que nem sempre lembramos ou agimos com base nessa premissa.

Daí volta a indagar: você tem admitido pessoas produtivas e treinadas para garantir o seu salário?

Pense nisso e boa semana,

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola