O que é um Gerente de Projetos?
Você já ouviu falar do Gerente de Projetos? Clique e conheça sobre um novo departamento chamado Gestão de Projetos.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Estamos assistindo ao boom de uma nova profissão na área de gestão. Nasceu um novo mecanismo estratégico de execução de projetos dentro das organizações modernas. Dessa nova forma de conduzir os projetos de uma organização, fez-se necessário a criação de um novo departamento chamado Gestão de Projetos. E com a criação desse novo departamento, também foram criadas novas funções. Entre elas, a do Gerente de Projetos. Mas o que é um Gerente de Projetos?
Desde a década de 50 os projetos, ainda que de forma empírica, começaram a exercer papel cada vez mais estratégicos nas organizações. A medida que essa tendência se fortificava, novos mecanismos e novas necessidades na forma de conduzir os mais variados projetos foram surgindo. Na década de 80 a Gestão de Projetos já era uma realidade estruturada e cada vez mais estudada e padronizada. Normas e regras começaram a ser estabelecidas, criadas e incorporadas. Nasce o PMI (Process Management Institute) e com ele o PMBOK, um guia com a intenção de nortear os caminhos a serem tomados pelos responsáveis na condução dos projetos de forma mais eficaz. Este é mais um capítulo na história da ciência da Administração que vem sendo escrito desde mais de meio século. O Gerenciamento de Projetos vem assumindo cada vez mais importância no âmbito organizacional, culminando no aumento da necessidade de profissionais capacitados para ocupar sua condução.
Assim como todas as demais ciências existentes, a Administração também está em constante evolução. Quanto mais a ciência da Administração evolui, mais ela direciona-se ao atendimento das necessidades das organizações de desenvolver novos mecanismos de gestão capazes de mantê-las ativas e competitivas. Contudo, hoje em dia, não basta apenas ter mecanismos adequados para manter uma empresa ativa e competitiva. É necessário ter o capital humano atuando e atuante. Se em 1914 o fordismo era sinônimo de um revolucionário sistema de produção, não levando em consideração a capacidade intelectual de seus funcionários, cem anos depois, pensar em padronização sem analisar todo o contexto em que a empresa está inserida e o potencial de seu capital humano, é quase um suicídio eminente. Foi assim com o sistema de produção de Ford, e será assim toda vez que uma empresa não se adequar às mudanças do meio onde está inserida. Não basta desenvolver um novo mecanismo de gestão se não há profissionais adequados para administra-lo.
Cada profissional envolvido na atmosfera de uma organização, tem sim, um papel a ser desempenhado isoladamente, em equipe, e de forma padronizada para conseguir alcançar seu objetivo. Porém, atualmente, nenhum novo projeto, seja ele de inovação, de criação, de serviço ou de manutenção, dentro de uma grande corporação, vai adiante sem a coordenação de um Gerente de Projetos. E o que é um Gerente de Projetos afinal? O Gerente de Projetos é aquela pessoa, de dentro ou de fora da organização, que precisa conhecer de tudo um pouco. Ter habilidades diversas e ser capaz de utiliza-las em conjunto ou separadamente.
No Guia PMBOK, 5ª edição, o Gerente de Projetos é descrito como alguém que precisa reconhecer quais pessoas na organização são influentes formadoras de opinião e tomadora de decisões para trabalhar com elas aumentando as chances de sucesso do projeto que gerencia. E ainda segundo o PMBOK, o Gerente de Projetos precisa:
- Ter liderança;
- Ter habilidade para construir de equipes;
- Ter motivação própria e saber motivar sua equipe;
- Ter habilidade de comunicação;
- Ser influente;
- Saber tomar decisões;
- Ter consciência política e cultural;
- Habilidade de negociação;
- Saber ganhar confiança;
- Saber gerenciar conflitos;
- Ser um bom coaching
“O Gerente de Projetos é o elo entre a estratégia organizacional e sua equipe. Ele precisa ter habilidades técnicas para gerenciar o projeto alinhando-o à estratégica organizacional. Os gerentes de projetos eficazes devem possuir uma combinação equilibrada de habilidades éticas, interpessoais e conceituais para ajudá-los a analisar situações e interagir de maneira apropriada.” (Guia PMBOK 5ª EDIÇÃO)
A dinâmica do mundo corporativo fez nascer uma nova forma de potencializar seus Planos Estratégicos, e essa novidade trouxe outras novidades anexas: novas ferramentas de trabalho, novos mecanismos de execução, monitoração, avaliação, novas etapas no processo organizacional e novos postos de trabalho que precisavam ser preenchidos. Entre esses novos postos está o de Gerente de Projetos. Este profissional vem ganhando espaço no mercado de trabalho e sendo cada vez mais requisitado. É ele quem vai conduzir um projeto que a organização considerou estrategicamente válido e importante. A importância desse profissional tem se mostrado tão essencial que já foi motivo de matérias em jornais de grande circulação e em revistas de credibilidade internacional. Segundo estimativas do Project Management Institute (PMI), até 2020 devem ser criados 13 milhões de novos postos para Gerentes de Projetos no mundo inteiro. Além disso, a estimativa salarial de um Gestor de projetos tem sido satisfatória para aqueles que já trabalham na área.
Um Gerente de projetos tem de ser o agente de mudanças que a empresa precisa para conciliar o potencial tecnológico com o potencial do capital humano disponível, no intuito de alcançar um dos principais objetivos da organização que é ter sucesso na realização de seus projetos. Um gerente de projetos é, portanto, um agente facilitador e incentivador das mudanças, criações, aquisições, serviços ou qualquer tipo de projeto que tenha como resultado o alcance de um objetivo estratégico da organização para qual presta seus serviços.
Publicado por: Eliana Sfalsin
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.