Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

O processo de transporte de cargas nas organizações

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Quem São os Principais Atores Envolvidos no Processo de Transporte? Quais os Modais de Transportes Utilizados no Brasil? O Que é Transporte Multimodal de Cargas?

Transporte é a ligação física que conecta as empresas aos fornecedores e clientes. Nas organizações essa função agrega um importante valor aos negócios porque disponibiliza produtos no momento e no local solicitado pelos clientes. Os principais objetivos do transporte são:

  • Deslocar espacialmente pessoas ou mercadorias;

  • Integridade da carga, impedindo que ela seja avariada, roubada ou extraviada;

  • Entrega do produto em perfeitas condições no ponto de destino, com estrito respeito aos prazos e aumentando a confiabilidade do serviço.

Os principais envolvidos no processo de transporte são:

  • Empresas: Produtoras e Receptoras de Produtos.

  • Embarcadores: Próprias Empresas; Operador Logístico.

  • Transportadores: Empresas de Transporte; Autônomos.

  • Governo: Políticas e infraestrutura do setor; Regulamentação, controle e fiscalização; Taxas e impostos.

  • Agenciadores de Carga

  • Consumidores.

Modais de Transportes

Um sistema de transporte é formado pelas vias de transporte (modais), pela forma como esses vários modais se relacionam entre si, pelo meio usado (elemento transportador) e pelas instalações complementares (terminais de carga). Ele pode ser dividido em:

a) Aquaviário

  • Marítimo: grande capacidade e longas distâncias / cargas em fardos, caixotes, granéis e contêineres / transporte internacional.

  • Fluvial: grande capacidade (superior a 1.100 t) / cargas, principalmente granéis / transporte nacional.

  • Ferroviário: O sistema ferroviário brasileiro transporta em torno de 35% do total de cargas, principalmente grãos e minérios. O custo do frete é menor que o rodoviário.

  • Dutoviário: O transporte dutoviário pode ser dividido em:

- Oleodutos, cujos produtos transportados são em sua grande maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene, nafta, entre outros.

- Minerodutos, cujos produtos transportados são: sal-gema, minério de ferro e concentrado fosfático.

- Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural. O gasoduto Brasil-Bolívia (3.150 km de extensão) é um dos maiores do mundo.

  • Rodoviário: O sistema rodoviário brasileiro transporta 60,5% do total de tonelada x quilômetro das cargas nacionais. É o único modal que faz o transporte de mercadorias de uma porta à outra. O transporte rodoviário é aquele realizado sobre rodas nas vias de rodagem pavimentadas ou não para transporte de mercadorias e pessoas, sendo, na maioria das vezes, realizado por veículos automotores. Esse tipo de transporte deveria ser utilizado preferencialmente para o transporte de mercadorias de alto valor ou perecíveis e produtos acabados ou semiacabados para curta e média distância. Contudo, no Brasil, continua sendo usado no transporte de longo percurso de commodities agrícolas.

  • Aéreo: Considerado o mais rápido de todos, e também o mais caro. Apesar de ter uma grande capacidade de resposta nas entregas, o seu uso é restrito a cidades e regiões que possuem aeroportos. No modo aéreo existem os serviços regulares, contratuais e próprios. O serviço aéreo é oferecido em alguns dos sete tipos: (1) linhas-tronco domésticas regulares, (2) linhas exclusivamente cargueiras, (3) linhas locais, (4) linhas suplementares, (5) táxi aéreo, (6) linhas de alimentação regional e (7) linhas internacionais ([1]).

Transporte Multimodal de Cargas

É aquele que utiliza um único contrato e duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um operador de transporte multimodal – OTM. (Transporte regulado pela lei nº 9.611 de 1998). O conhecimento de transporte multimodal de cargas é aquele que utiliza o contrato de transporte multimodal e rege toda a operação de transporte, desde o recebimento da carga até a sua entrega no destino, podendo ser negociável ou não, a critério do expedidor.

O operador de transporte multimodal é a pessoa jurídica contratada para a realização do transporte multimodal de cargas, da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros. O transporte multimodal implica o uso de transporte terrestre, por isso a lei nº 10.233/01 dispõe que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será responsável pela habilitação dos OTMs, em articulação com as demais agências e entidades de transporte.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, José Meixa Crespo de. Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pearson Education, 2009.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Elsevier, 2007.

([1]BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006.


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.