O poder da gentileza no dia a dia das empresas
Clique e confira como transformar uma organização a ponto dela conquistar o nível de excelência em serviços.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Esses dias me fizeram uma pergunta muito interessante sobre o trabalho que realizo em implantar o conceito de Magia e Excelência na cultura das empresas, me perguntaram assim: “Surama, qual é o seu maior desafio para transformar uma organização a ponto dela conquistar o nível de excelência em serviços?”
Vale ressaltar que, cada empresa tem os seus processos, missão, valores e princípios. E para cada uma existem estratégias diferentes a serem aplicadas. Mas, de uma forma geral, o meu maior desafio na implantação do conceito de Excelência em Serviços, está na falta de gentileza das pessoas. Saber servir é a chave para a construção dessa Magia.
Freqüentemente vemos líderes treinando equipes, com técnicas de comunicação e comportamento, com o objetivo de capacitar profissionais na arte de servir, no entanto, antes de tudo isso existe uma lição de casa que os líderes devem saber: As pessoas só conseguem dar às outras aquilo que elas têm dentro delas. Os profissionais não sabem servir porque, muitas vezes, nunca tiveram essa experiência, não tem o costume de serem servidos. É importante considerar o histórico desses colaboradores e entender também qual é a realidade deles.
O objetivo nas empresas deve ir além de simplesmente treinar e sim educar. E quando falamos em educar equipes a solução está na própria liderança. Os líderes devem ser os primeiros a dar o exemplo, para então, inspirar as equipes. Se estamos trabalhando com pessoas que não sabem o que é servir ou se comportar com gentileza, sejamos nós a referência que elas procuram. Nos deparamos com gerentes e diretores de grandes organizações querendo implantar o conceito de Magia, sendo que eles mesmos não tem esse hábito com a equipe. Profissionais se inspiram em exemplos verdadeiros.
Algumas pessoas pensam que conquistar a excelência em serviços, é um processo distante da realidade, mas a grande Magia no dia a dia das empresas, pode começar com um simples sorriso ou um “bom dia” diferente!
Publicado por: Surama Jurdi
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