Topo
pesquisar

O meio ambiente e a contabilidade

Administração

Confira aqui uma pesquisa sobre o meio ambiente e a contabilidade!

RESUMO      

Nos últimos anos o Brasil vem sofrendo vários transtornos ambientais que estão forçando as empresas a buscarem uma postura mais responsável com o meio ambiente. Tal postura requer um grande investimento financeiro e uma necessidade maior ainda em controlá-los. A contabilidade e o melhor e mais eficiente meio de controlar esse processo.

Palavras Chave: sofrendo, ambientais, responsável, contabilidade, controlar.

ABSTRACT

In recent years Brazil has been suffering from various environmental disturbances that are forcing companies to seek a more responsible attitude to the environment. This posture requires a large financial investment and a greater need for further control them. The accounting and the best and most efficient way to control this process.

Key words: suffering, environmental, accounting, bookkeeping, control.

INTRODUÇÃO

O planeta está pedindo socorro pelas catástrofes que está cada vez maior em nosso mundo, onde a sociedade se alto destrói cada dia mais.

As empresas estão cada vez mais distantes, pois não buscam melhorar o meio ambiente onde só querem retirar seu lucro, mas não tem a noção de que estão prejudicando a si mesmo. Ou seja, desmatando, poluindo, destruindo e transformando tudo que é lindo no meio artificial, porque de tantas revoltas para com nosso meio ambiente um meio onde todos precisam viver depende de cada célula para respirar de cada grão para ser colhido onde vamos parar com tudo isso, será que não estamos pensando e vendo em que as nossas inconsequentes ambições pelo poder e dinheiro estão nos levando.

Um caminho que o dia não vai ter mais volta, pois a hora que tudo estiver acabado, destruído é a hora de abrirmos os olhos, olhar para trás e ver o que o homem foi capaz de fazer com sua arrogância por transformar tudo em bens matérias para tirar lucros pro seu próprio bolso.

Acorda população porque se não aonde vamos parar com tantas poluições, tantos meios de transportes que só serve para poluir mais a nossa saúde.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Muito se discute sobre a melhor forma de se atingir um desenvolvimento sustentável, mas poucos entram em um acordo para melhorar o nosso planeta. Pois a falta de ética do ser humano é inaceitável onde cada um só olha pro seu umbigo e esquece que o mundo precisa da nossa ajuda da nossa força para lutar em busca de um meio ambiente melhor.

Porque tudo esta acabando o que é pior de se ver que somos nós mesmos os destruidores, ao derrubar as arvores em excesso, matar os animais para usar e fazer o que bem quer, desmatar grandes reservas para construir usinas, empresas, que acaba com o natural e trás só as doenças que respiramos todos os dias.

Os rios, os peixes, os animais estão morrendo por causa de tantas poluições, os aterramentos onde destrói inúmeros familiares onde acabam com tantas coisas, enchentes que derrubam casas e matam muitas pessoas,as que não morrem ficam sem moradia sem teto sem nada.

Por isso por que não pensar antes desmatar a natureza poluir os rios porque fazendo isso o resultado é acolhedor, porque estamos plantando e os grandes frutos não são saborosos e sim amargos.

Então mudar seus pensamentos, seus modos de agir, viver, buscar e principalmente tenha consciência do que estar fazendo a nós mesmo. Aonde vamos parar com tudo isso, com toda essa evolução industrial, tecnologia que estar se tornando cada vez mais moderna na nossa vida.

Mas por trás de toda essa modernidade existe um mal que nos surpreende cada dia que surge algo novo. O homem.

É ele que modifica, transforma cada tecnologia lançada, olhamos e apaixonamos muitos compram outros olham desejam mas não conseguem nem se quer tocá-los. Sabem por que, não são todos que tem condições para ter mas mesmo assim continuam.

Esquecem que por trás de toda essa beleza tecnológica estão as catástrofes, queimadas devastadoras, poluição, doenças e empresas que só buscam fazer retiradas no meio ambiente para suprir as necessidades e lucros que almejam.

Pense um pouco como estamos vivendo, como estamos lidando com tantas normalidades criada em um meio que é sobrenatural de se ver, onde cada um destrói o que for preciso para construir algo melhor, ate mesmo o seu habitat.

As empresas que deveriam ser as principais interessadas em recuperar o meio ambiente, pois é de lá que extraem a matéria prima, estão começando a investir em procedimentos que diminuam o seu impacto no meio ambiente. Mas para isso precisam de auxilio para saber qual a melhor forma de fazer isto, surge aí a expressão gestão ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gestão ambiental é o sistema que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a politica ambiental. É o que a empresa faz para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades (TINOCO, KRAEMER, p. 109, 2004).

A contabilidade é a ciência que consideramos como o mais eficiente e eficaz método para ajudar no processo de gestão ambiental, só ela nos mostra quando, como e quanto iremos gastar para atingir o nosso objetivo.

Segundo PAIVA (2003, p. 17), contabilidade ambiental é “A atividade de identificação de dados e registros de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões”.

Contudo a contabilidade esta sempre disposta a nos ajudar com relação ao controle do patrimônio ambiental, fornecendo informações que qualificam e quantificam nossos ativos ambientais,que são todos os bens e direitos destinados ou oriundos das atividades ambientais mostrando suas formas de capital circulante e capital ambiental.

No processo de gestão de uma empresa voltado ao meio ambiente muitas vezes se depara com questões de difícil aceitação pelos proprietários, como por exemplo, os custos de uma política voltada para o meio ambiente quase sempre são maiores do que as políticas convencionais, provocando gastos muitas vezes não programados, alterando o custo final dos produtos e gerando prejuízos, levando os empresários assim, a não prosseguirem com a política ambiental.

“Um produto cujo preço não seja competitivo corre o risco de levar uma empresa à falência, e isso geraria desemprego e todas as consequências sociais inerentes a essa situação” (FERREIRA, 2009, p. 33).

O papel da contabilidade ambiental é justamente procurar meios dentro das formalidades legais para quea empresa possa conseguir umaefetividade maior de suas politicas ambientais, entendendo os danos ambientais, medindo os riscos de sua atividade e estabelecendo metas a serem seguidas sem que haja prejuízo e não perca espaço no mercado.

Os gastos com a politica ambiental estão diretamente ligados a imagem de uma empresa na sociedade, contribuindo positiva ou negativamente. Descuidos ou descasos para com o meio ambiente podem afetar drasticamente a imagem e sobrevivência de uma empresa no mercado, ninguém quer ter sua imagem associada a uma empresa que destrói o meio em que vivemos.

Ao contrario todos queremos comprar, associar e até mesmo trabalhar em uma empresa politicamente correta, que valoriza o meio ambiente, e respeita a vida. Isso torna essa empresa sustentável e lucrativa.

CONCLUSÃO

Portanto concluímos que o mundo está passando por um momento critico na relação empresa e meio ambiente. Pois a matéria prima utilizada pelas empresas é extraída do meio ambiente e poucas estão respeitando a sua fonte de sustento como merece.

Aonde iremos com tantas devastações, queimadas e poluições, certamente não será um lugar lindo e próspero. Já estamos apresentando escassez em vários setores no meio ambiente e temos que dar um jeito de frear esse crescimento negativo, preocupar não apenas com o desenvolvimento tecnológico, mas sim em como usar essa tecnologia a fim de como recuperar o que já destruímos.

Uma dessas tecnologias existentes que pode nos oferecer um bom método para recuperar o meio ambiente é a contabilidade em um âmbito ambiental, que nos fornece meios mais eficientes e seguros de como fazer isso, respeitando as leis e sem que haja prejuízo e nem perca de potencial no mercado, garantindo assim uma vida prospera para empresas e em contrapartida para toda a população que se beneficiará com um mundo mais consciente e menos poluído.

Lute por um mundo melhor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PAIVA, Paulo Roberto de. Contabilidade ambiental: evidenciação dos gatos ambientais com transparência e focada na prevenção. São Paulo: Atlas, 2003.

FERREIRA, Aracéli Cristina de Sousa. Contabilidade Ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2004.

SANTOS,Rodrigo Toledo da Silva

SILVA, Marina Mayara Costa

BARCO, Juliana Alexandra


Publicado por: RODRIGO TOLEDO DA SILVA SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola