O comércio religioso na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará: romarias na terra do Padre Cícero
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resumo
Esse artigo tem como principal objetivo observar como acontece a movimentação da economia no comércio religioso com a construção cada vez mais de igrejas, templos, vendas de artigos religiosos e shows. Trata também como iniciou as romarias na cidade de Juazeiro do Norte no estado do Ceará, uma vez que recebe milhares de fiéis e pesquisadores para aclamar os milagres realizados pelo Padre Cícero Romão Batista, tornando-o uma das figuras mais religiosas e políticas nacionalmente. E por fim, contribuir com informações relevantes sobre a temática.
Palavras-chave: Comércio religioso. Romarias. Juazeiro do Norte. Padre Cícero.
INTRODUÇÃO
O Brasil é considerado um dos países mais religiosos do mundo. Segundo Oliveira (2015), o catolicismo mobiliza 57% da população – aproximadamente 116 milhões de pessoas –, enquanto as igrejas evangélicas arregimentam perto de 42 milhões de fiéis (25%), de acordo com pesquisas feitas pelo Datafolha em 2013. Os espíritas, com 3%, estão em terceiro lugar, seguidos por testemunhas de Jeová, umbandistas, budistas, adeptos do candomblé, judeus e muçulmanos.
Assim, o que se pode notar é que o Brasil é um país com um potencial gigantesco de fiéis e com isso, tudo que está em torno das igrejas, santos, templos, e da fé propriamente dita, cresce/expande.
O comércio de artigos religiosos, registra um considerável aumento nas vendas quando há festas religiosas em cidades dos interiores e grandes centros. Há uma movimentação enorme nas vendas de broches, camisetas, estatuetas, livros, bolsas, reservas de hotéis/ranchos/pousadas, restaurantes, balneários dentre outros itens que nem chegam a ser religiosos, mas que os visitantes compram como forma de “souvenir” para levarem a seus locais de origem.
O comércio das cidades que possuem as crenças religiosas e santos de devoção, se preparam constantemente para receberam essas pessoas as quais são chamadas popularmente de romeiros.
Romarias na terra do Padre Cícero
Padre Cicero Romão Batista, nascido no Crato Ceará, é considerado um dos maiores líderes religiosos e políticos nacionalmente, pela sua trajetória em vida na cidade de Juazeiro do Norte, lugar o qual fundou. Por ter presenciado um milagre eucarístico junto à Beata Maria de Araújo que teve a hóstia sagrada tornado em sangue vivo em sua boca em várias celebrações, o Padre Cícero ganhou notoriedade em todo o Nordeste.
Por ter sido um homem generoso, sábio e conselheiro e ainda com os acontecimentos do milagre eucarístico, a cidade de Juazeiro do Norte passou a atrair milhares de visitantes, conhecidos como devotos do Padre Cícero e romeiros.
Para Neves,
“A devoção em Juazeiro fortaleceu a peregrinação de pessoas para o Cariri e permitiu o surgimento de quatro irmandades no local. O crescimento das irmandades, sobretudo da Legião da Cruz, fez com que a mensagem do padre Cícero se fortalecesse, garantindo mais fiéis e financiamento para a igreja liderada por ele em Juazeiro”.
A cada ano que vai passando as romarias de Juazeiro do Norte vão se intensificando e ganhando notoriedade no país e no mundo. São milhares de fieis vindos de todos os estados brasileiros, principalmente do próprio Nordeste. Esses devotos vêm em busca de milagres ou como pagamento de suas promessas. A fé que os move, faz com que muitos passem vários dias de suas vidas juntando suas economias para gastarem na terra do Padre Cícero.
As principais datas de romarias, são 12 ao total, sendo as quatro maiores a Romaria Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro; Romaria Padre Cícero, em julho; Romaria Nossa Senhora das Dores, em setembro; e Romaria de Finados, em novembro. Ressalta-se que durante todo ano a cidade recebe inúmeros romeiros.
Oliveira (2015) destaca que os destinos mais procurados pelos católicos são o Santuário Nacional de Aparecida (São Paulo), Círio de Nazaré (Belém), Juazeiro do Norte (Ceará) e Nova Trento (Santa Catarina). Os evangélicos têm movimentado o Templo de Salomão (São Paulo). A Marcha para Jesus, promovida pela igreja Renascer, em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais também está na agenda de milhares de cristãos e integra o calendário oficial do País desde 2009.
Figueiredo complementa que,
“Padre Cícero é uma das personalidades mais biografadas do mundo. Sobre ele já foram editados mais de trezentos livros, além das constantes publicações realizadas pela imprensa. Sua vida ainda vem sendo estudada por cientistas sociais do Brasil e do Exterior. Ainda não foi canonizado pela Igreja Católica, no entanto, é considerado como santo por milhares de fiéis do Brasil”.
Nessa perspectiva, o que se pode notar é que com a crença e devoção realizada em cima da figura do Padre Cicero, a cidade Juazeiro e as demais circunvizinhas, possuem enormes crescimentos econômicos, justamente por conta do turismo religioso.
Comércio Religioso na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará
Juazeiro do Norte é uma cidade do Ceará potencialmente bem desenvolvida. Por conta do grande avanço do turismo religioso, diversas pessoas das cidades dos estados, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande no Norte vêm consumir do comércio da cidade.
Conforme Costa (2016), o turismo religioso, grande impulsionador da economia local por anos, hoje divide as atenções com a chegada de multinacionais, expansão de fábricas e indústrias, crescimento imobiliário e a consolidação do polo universitário que, juntos, alicerçam a terceira maior cidade do Estado, com um produto Interno Bruto (PIB) que cresce acima da média estadual.
Com mais de 265 mil habitantes, Juazeiro do Norte no âmbito do turismo religioso de acordo com a Secretaria de Turismo e Romaria, mais de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade em época de romarias, consequentemente impacta positivamente no comércio da cidade e das outras cidades vizinham que formam a região do Cariri.
Ainda para Costa (2016),
“o Município possui diversificados atrativos, que vão desde uma localização geográfica favorável, que torna a cidade um local estrategicamente centralizado dentro de uma região do País, até a vocação universitária, que está sendo criada na cidade, trazendo desenvolvimento humano para região, enriquecendo em termos qualitativos os empregos e, por conseguinte, levado ao crescimento da renda”.
Para Dino (2019), o mercado de artigos e livros religiosos é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Este aumento ficou muito evidente ao serem realizadas pesquisas, nas quais mostraram que a maioria dos brasileiros são cristãos, sendo esta, a melhor explicação para o crescimento acelerado do mercado religioso, que envolve a venda e a procura de diversos artigos religiosos, como objetos, CDs, DVDs, livros e etc. Entre os artigos religiosos mais vendidos, estão os livros.
Oliveira (2015) complementa discorrendo que a Câmara Brasileira do Livro informou que o faturamento com as vendas de obras religiosas supera R$ 500 milhões ao ano.
Assim, em Juazeiro do Norte apesar de ser uma cidade conhecida como grande polo calçadista, a terra do Padre Cícero tem também um grande destaque na fabricação e venda de artigos religiosos. O mercado central da cidade, as ruas paralelas ao centro, o entorno das Igrejas e principais vias do município se abastecem do comércio religioso.
Segundo Santos (2019), a construção da estátua de Padre Cícero, em 1969, intensificou o fluxo de turistas, tornando caótica a mobilidade no bairro, pois as ruas estreitas não comportam adequadamente o intenso fluxo de veículos. Porém esta grande movimentação tem seu lado positivo para os moradores da subida do horto, pelo capital deixado por esses turistas que buscam o artesanato produzido nestas casas.
Com isso, o comércio da cidade e cidades circunvizinhas efervesce, pois aparecem também inúmeros comerciantes autônomos de outras localidades para aproveitarem as vendas nas principais romarias.
Percebe-se, portanto, que a economia da cidade de Juazeiro do Norte, gira em torno principalmente por conta dos romeiros, das pessoas que vem estudar ou trabalhar de outras cidades, de pesquisadores, dentre outros.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme exposto, Juazeiro do Norte é considerada uma cidade potencialmente bem desenvolvida. Por conta dos milagres realizados pelo Padre Cícero e o crescente aumento da fé das pessoas em sua santidade, por isso a cidade atrai inúmeros investidores. Atualmente possui dois shoppings centers, amplos mercados populares, rede hoteleira bem expandida, bares, restaurantes, hospitais e clínicas renomados, aeroporto, igrejas, museus, indústrias, lazer, grandes investimentos em escolas, universidades/faculdades, e o comércio como um todo.
A economia juazeirense propicia à cidade inúmeros avanços e um crescimento exponencial também das cidades que forma a região do Cariri. Os artigos religiosos ganharam há muitos anos, um espaço considerável na economia da região, atraindo principalmente grandes fábricas e melhorias para os artesãos. A valorização da cultura carirense auxilia tanto na economia quanto na visibilidade da história do “santo” dos romeiros.
REFERÊNCIAS
COSTA, André. Economia forte e turismo religioso. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/economia-forte-e-turismo-religioso-1.1587254. Acesso em 20 jun. 2023.
DINO. O mercado de artigos e livros religiosos é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/o-mercado-de-artigos-e-livros-religiosos-e-um-dos-segmentos-que-mais-crescem-no-brasil,81112b6fe52b53979edfb1f88d0014876ojso6u3.html. Acesso em: Acesso em 22 jun. 2023.
FIGUEIREDO, Karoline. Romaria de Padre Cícero. Disponível em: https://www.infoescola.com/religiao/romaria-de-padre-cicero/. Acesso em 22 jun. 2023.
OLIVEIRA, Bárbara. Mercado religioso cresce e se mostra bilionário. Disponível em: https://www.fecomercio.com.br/noticia/mercado-religioso-cresce-e-se-mostra-bilionario. Acesso em 20 jun. 2023.
SANTOS, Igor Vieira. A influência do Padre Cícero na forma e imagem de Juazeiro do Norte. João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15805/1/IVS22052019.pdf. Acesso em 20 jun. 2023.
SILVA, Daniel Neves. Padre Cícero. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/padre-cicero.htm. Acesso em 23 jun. 2023.
Publicado por: Felipe Egidio Marques Cavalcante
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.